Possibilidades da Filosofia, História e Sociologia da Ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Queirós, Wellington Pereira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Nascimento Júnior, Antonio Fernandes, de Souza, Daniele Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1629
Resumo: O objetivo deste ensaio teórico é discutir sobre a seguinte questão: Por que a Filosofia, História e Sociologia da Ciência podem contribuir para a superação de um ensino de Ciências prático-utilitário? Para fundamentarmos uma possível resposta a esta questão, utilizaremos o referencial da pedagogia histórica-crítica, cujas principais categorias desenvolvidas são: humanização, apropriação, objetivação, alienação, gênero humano e indivíduo para-si. Defendemos uma abordagem em que a História, Filosofia e Sociologia da Ciência articulem as perspectivas internalista e externalista no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, ao tratar um episódio científico é necessário propiciar ao indivíduo o entendimento dos aspectos lógicos, metafísicos e, ao mesmo tempo, os interesses ideológicos e as formas de expressão de cultura que formaram os sistemas científicos. Palavras-chave: Ensino de Ciências, História, Filosofia e Sociologia da Ciência, Pedagogia Histórico Crítica.
id UTFPR-7_49a8bcb78097ed959e16173caacfaac7
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1629
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Possibilidades da Filosofia, História e Sociologia da Ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridosO objetivo deste ensaio teórico é discutir sobre a seguinte questão: Por que a Filosofia, História e Sociologia da Ciência podem contribuir para a superação de um ensino de Ciências prático-utilitário? Para fundamentarmos uma possível resposta a esta questão, utilizaremos o referencial da pedagogia histórica-crítica, cujas principais categorias desenvolvidas são: humanização, apropriação, objetivação, alienação, gênero humano e indivíduo para-si. Defendemos uma abordagem em que a História, Filosofia e Sociologia da Ciência articulem as perspectivas internalista e externalista no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, ao tratar um episódio científico é necessário propiciar ao indivíduo o entendimento dos aspectos lógicos, metafísicos e, ao mesmo tempo, os interesses ideológicos e as formas de expressão de cultura que formaram os sistemas científicos. Palavras-chave: Ensino de Ciências, História, Filosofia e Sociologia da Ciência, Pedagogia Histórico Crítica.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)de Queirós, Wellington PereiraNascimento Júnior, Antonio Fernandesde Souza, Daniele Cristina2013-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/162910.3895/S1982-873X2013000200002Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 2 (2013)1982-873X10.3895/S1982-873X20130002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1629/1036Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:43Zoai:periodicos.utfpr:article/1629Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:43Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades da Filosofia, História e Sociologia da Ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos
title Possibilidades da Filosofia, História e Sociologia da Ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos
spellingShingle Possibilidades da Filosofia, História e Sociologia da Ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos
de Queirós, Wellington Pereira
title_short Possibilidades da Filosofia, História e Sociologia da Ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos
title_full Possibilidades da Filosofia, História e Sociologia da Ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos
title_fullStr Possibilidades da Filosofia, História e Sociologia da Ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos
title_full_unstemmed Possibilidades da Filosofia, História e Sociologia da Ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos
title_sort Possibilidades da Filosofia, História e Sociologia da Ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos
author de Queirós, Wellington Pereira
author_facet de Queirós, Wellington Pereira
Nascimento Júnior, Antonio Fernandes
de Souza, Daniele Cristina
author_role author
author2 Nascimento Júnior, Antonio Fernandes
de Souza, Daniele Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Queirós, Wellington Pereira
Nascimento Júnior, Antonio Fernandes
de Souza, Daniele Cristina
description O objetivo deste ensaio teórico é discutir sobre a seguinte questão: Por que a Filosofia, História e Sociologia da Ciência podem contribuir para a superação de um ensino de Ciências prático-utilitário? Para fundamentarmos uma possível resposta a esta questão, utilizaremos o referencial da pedagogia histórica-crítica, cujas principais categorias desenvolvidas são: humanização, apropriação, objetivação, alienação, gênero humano e indivíduo para-si. Defendemos uma abordagem em que a História, Filosofia e Sociologia da Ciência articulem as perspectivas internalista e externalista no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, ao tratar um episódio científico é necessário propiciar ao indivíduo o entendimento dos aspectos lógicos, metafísicos e, ao mesmo tempo, os interesses ideológicos e as formas de expressão de cultura que formaram os sistemas científicos. Palavras-chave: Ensino de Ciências, História, Filosofia e Sociologia da Ciência, Pedagogia Histórico Crítica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1629
10.3895/S1982-873X2013000200002
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1629
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2013000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1629/1036
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 2 (2013)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20130002
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870602698752