Responsabilidade social versus filantropia empresarial: um estudo de casos na cadeia automobilística de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dornelas, Myriam Angélica
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2482
Resumo: Dinâmica e Gestão de Cadeias Produtivas
id UFLA_72443e41886b96c7e44f8208fa8b76a6
oai_identifier_str oai:localhost:1/2482
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Responsabilidade social versus filantropia empresarial: um estudo de casos na cadeia automobilística de Minas GeraisSocial responsibility and managerial philantropy: study of cases in the automobile chain of Minas GeraisResponsabilidade socialFilantropia empresarialCadeia automobilísticaSocial responsibilityManagerial philantropyAutomobile chainCNPQ_NÃO_INFORMADODinâmica e Gestão de Cadeias ProdutivasA empresa é socialmente responsável quando vai além da obrigação de respeitar as leis, pagar impostos e observar as condições adequadas de segurança e saúde para os trabalhadores, e faz isso por acreditar que assim será uma empresa melhor e estará contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa. Neste trabalho, analisamos a conduta das organizações, buscando definir a visão existente por detrás da conduta organizacional, formalizamos as características da atuação das empresas diferenciando o que é filantropia e responsabilidade social, bem como observamos o seu posicionamento sob diferentes dimensões (stakeholders). Metodologicamente, este estudo predominantemente qualitativo, trata de um estudo de casos em duas empresas da cadeia automobilística da região sul do estado de Minas Gerais. Foi realizada uma triangulação de dados, em que foram confrontados documentos, observação não-participante, questionário estruturado e entrevistas em profundidade com o intuito de investigar a conduta social/ambiental das empresas pesquisadas, buscando, dessa forma, responder aos objetivos do trabalho. Utilizou-se um modelo analítico para caracterizar o engajamento em responsabilidade social, no qual buscou-se perceber as ações concretas realizadas pelas empresas ligadas à atividades sociais/ambientais. A partir do momento que se traçou a conduta da empresa, foi possível definir a visão de responsabilidade social praticada por esta, bem como identificar as dimensões (stakeholders) mais beneficiados por tais ações. Conclui-se do estudo que a Distribuidora Ltda. caracteriza-se principalmente por possuir ações isoladas baseadas em decisão individual e sem gerenciamento (estabelecimento em documentos formais) das ações por parte da empresa. As ações implementadas pela Fornecedora S.A. são de base estratégica, demandando dessa forma gerenciamento. São também vinculadas, ou seja, com base em uma ação coletiva, desta forma, com fomento da cidadania.The company is socially responsible when it is going besides the obligation of respecting the laws, to pay imposed and to observe safety's appropriate conditions and health for the workers, and he/she makes that for believing that will be like this a better company and it will be contributing to the construction of a just society. In that work, we analyzed the conduct of the organizations, looking for to define the existent vision from behind of the conduct organizational, we formalized the characteristics of the performance of the companies differentiating what it is philanthropy and social responsibility, as well as we observed its positioning to different dimensions (stakeholders) however its interesting that here a space is reserved for the definition of the term social responsibility. It will be admitted, for ends of this study, that the social responsibility is the capacity of the company to collaborate with the society, considering its values, norms and expectations for the reach of its objectives. However, the simple execution of the legal obligations (here also denominated social obligation), previously determined by the society, as well as philanthropy acts, they won't be considered socially as behavior responsible. The methodology is predominantly qualitative it was a study of cases in two companies of the automobile chain of area of the state of Minas Gerais. An analytic model was used to characterize the engagement in social responsibility. We can end of the study that, the Distribuidora Ltda. is characterized mainly by possessing isolated actions, without management (establishment in formal documents) on the part of the company, of comfortable individual, restricted decision of the leadership of the company. The actions implemented by the Fornecedora S.A. are of strategic base, demanding of this form management, they are also linked, that is to say, with base in a collective action, this way, with fomentation of the citizenship.UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASDAE - Programa de Pós-graduaçãoUFLABRASILSalazar, German TorresRibeiro, Cláudia MariaMachado, Márcia Cristina da SilvaAmâncio, RobsonDornelas, Myriam Angélica2014-08-11T14:09:03Z2014-08-11T14:09:03Z2014-08-112005-01-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDORNELAS, M. A. Responsabilidade social versus filantropia empresarial: um estudo de casos na cadeia automobilística de Minas Gerais. 2005 127 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, 2005.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2482info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2023-05-31T17:35:42Zoai:localhost:1/2482Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-31T17:35:42Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade social versus filantropia empresarial: um estudo de casos na cadeia automobilística de Minas Gerais
Social responsibility and managerial philantropy: study of cases in the automobile chain of Minas Gerais
title Responsabilidade social versus filantropia empresarial: um estudo de casos na cadeia automobilística de Minas Gerais
spellingShingle Responsabilidade social versus filantropia empresarial: um estudo de casos na cadeia automobilística de Minas Gerais
Dornelas, Myriam Angélica
Responsabilidade social
Filantropia empresarial
Cadeia automobilística
Social responsibility
Managerial philantropy
Automobile chain
CNPQ_NÃO_INFORMADO
title_short Responsabilidade social versus filantropia empresarial: um estudo de casos na cadeia automobilística de Minas Gerais
title_full Responsabilidade social versus filantropia empresarial: um estudo de casos na cadeia automobilística de Minas Gerais
title_fullStr Responsabilidade social versus filantropia empresarial: um estudo de casos na cadeia automobilística de Minas Gerais
title_full_unstemmed Responsabilidade social versus filantropia empresarial: um estudo de casos na cadeia automobilística de Minas Gerais
title_sort Responsabilidade social versus filantropia empresarial: um estudo de casos na cadeia automobilística de Minas Gerais
author Dornelas, Myriam Angélica
author_facet Dornelas, Myriam Angélica
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salazar, German Torres
Ribeiro, Cláudia Maria
Machado, Márcia Cristina da Silva
Amâncio, Robson
dc.contributor.author.fl_str_mv Dornelas, Myriam Angélica
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social
Filantropia empresarial
Cadeia automobilística
Social responsibility
Managerial philantropy
Automobile chain
CNPQ_NÃO_INFORMADO
topic Responsabilidade social
Filantropia empresarial
Cadeia automobilística
Social responsibility
Managerial philantropy
Automobile chain
CNPQ_NÃO_INFORMADO
description Dinâmica e Gestão de Cadeias Produtivas
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-07
2014-08-11T14:09:03Z
2014-08-11T14:09:03Z
2014-08-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DORNELAS, M. A. Responsabilidade social versus filantropia empresarial: um estudo de casos na cadeia automobilística de Minas Gerais. 2005 127 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, 2005.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2482
identifier_str_mv DORNELAS, M. A. Responsabilidade social versus filantropia empresarial: um estudo de casos na cadeia automobilística de Minas Gerais. 2005 127 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, 2005.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DAE - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DAE - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439358837129216