Estudo sobre a adoção de blended learning na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36815 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre a aplicação de metodologia e tecnologias próprias da educação a distância no âmbito da educação básica presencial. Tratase de uma das etapas de projeto de pesquisa sobre a aplicação da educação bimodal na educação básica realizado no mestrado profissional em educação da Universidade Federal de Lavras. Os mecanismos de busca adotados foram o portal de periódicos da Capes e o Google Acadêmico, abrangendo o período 2009-2014 para os termos Educação Bimodal, Educação Semipresencial em associação a Educação Básica. Observou-se que, no âmbito internacional, existe uma tendência clara de pesquisas nessa área, verificada pela quantidade de artigos sobre esse tema. Entretanto o foco atual está na educação superior (77%) e na educação corporativa (13%). No contexto de educação básica (K-12) as pesquisas representam somente 8% do total. Quanto a realidade brasileira, evidenciou-se não existir uniformidade no uso de termo para indicar a convergência entre a educação presencial e a distância, fato que dificulta a padronização de descritores para busca. Observou-se também equívocos conceituais com utilização, por exemplo, do termo Educação Bimodal para tratar de cursos de educação a distância com encontros presenciais mais frequentes. Quanto às publicações no Brasil, a situação se mostra precária, pois o número é baixo e a maioria trata de formação de professores em cursos semipresenciais e não da educação bimodal. Portanto, considera-se que existe a necessidade de se avançar com as pesquisas nesta área. |
id |
UFLA_7a425695621cacc6a6a471310124a05c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/36815 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo sobre a adoção de blended learning na educação básicaAmbiente Virtual de Aprendizagem (AVA)Educação híbridaRevisão bibliográficaTecnologia educacionalEste artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre a aplicação de metodologia e tecnologias próprias da educação a distância no âmbito da educação básica presencial. Tratase de uma das etapas de projeto de pesquisa sobre a aplicação da educação bimodal na educação básica realizado no mestrado profissional em educação da Universidade Federal de Lavras. Os mecanismos de busca adotados foram o portal de periódicos da Capes e o Google Acadêmico, abrangendo o período 2009-2014 para os termos Educação Bimodal, Educação Semipresencial em associação a Educação Básica. Observou-se que, no âmbito internacional, existe uma tendência clara de pesquisas nessa área, verificada pela quantidade de artigos sobre esse tema. Entretanto o foco atual está na educação superior (77%) e na educação corporativa (13%). No contexto de educação básica (K-12) as pesquisas representam somente 8% do total. Quanto a realidade brasileira, evidenciou-se não existir uniformidade no uso de termo para indicar a convergência entre a educação presencial e a distância, fato que dificulta a padronização de descritores para busca. Observou-se também equívocos conceituais com utilização, por exemplo, do termo Educação Bimodal para tratar de cursos de educação a distância com encontros presenciais mais frequentes. Quanto às publicações no Brasil, a situação se mostra precária, pois o número é baixo e a maioria trata de formação de professores em cursos semipresenciais e não da educação bimodal. Portanto, considera-se que existe a necessidade de se avançar com as pesquisas nesta área.Unisc2019-09-13T18:54:06Z2019-09-13T18:54:06Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, A. J. de C.; MARTINS, R. X. Estudo sobre a adoção de blended learning na educação básica. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 2, p. 6-23, maio/ago. 2016.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36815Revista Reflexão e Açãoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Alexandre José de CarvalhoMartins, Ronei Ximenespor2023-05-08T13:08:06Zoai:localhost:1/36815Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:08:06Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo sobre a adoção de blended learning na educação básica |
title |
Estudo sobre a adoção de blended learning na educação básica |
spellingShingle |
Estudo sobre a adoção de blended learning na educação básica Silva, Alexandre José de Carvalho Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Educação híbrida Revisão bibliográfica Tecnologia educacional |
title_short |
Estudo sobre a adoção de blended learning na educação básica |
title_full |
Estudo sobre a adoção de blended learning na educação básica |
title_fullStr |
Estudo sobre a adoção de blended learning na educação básica |
title_full_unstemmed |
Estudo sobre a adoção de blended learning na educação básica |
title_sort |
Estudo sobre a adoção de blended learning na educação básica |
author |
Silva, Alexandre José de Carvalho |
author_facet |
Silva, Alexandre José de Carvalho Martins, Ronei Ximenes |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Ronei Ximenes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alexandre José de Carvalho Martins, Ronei Ximenes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Educação híbrida Revisão bibliográfica Tecnologia educacional |
topic |
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Educação híbrida Revisão bibliográfica Tecnologia educacional |
description |
Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre a aplicação de metodologia e tecnologias próprias da educação a distância no âmbito da educação básica presencial. Tratase de uma das etapas de projeto de pesquisa sobre a aplicação da educação bimodal na educação básica realizado no mestrado profissional em educação da Universidade Federal de Lavras. Os mecanismos de busca adotados foram o portal de periódicos da Capes e o Google Acadêmico, abrangendo o período 2009-2014 para os termos Educação Bimodal, Educação Semipresencial em associação a Educação Básica. Observou-se que, no âmbito internacional, existe uma tendência clara de pesquisas nessa área, verificada pela quantidade de artigos sobre esse tema. Entretanto o foco atual está na educação superior (77%) e na educação corporativa (13%). No contexto de educação básica (K-12) as pesquisas representam somente 8% do total. Quanto a realidade brasileira, evidenciou-se não existir uniformidade no uso de termo para indicar a convergência entre a educação presencial e a distância, fato que dificulta a padronização de descritores para busca. Observou-se também equívocos conceituais com utilização, por exemplo, do termo Educação Bimodal para tratar de cursos de educação a distância com encontros presenciais mais frequentes. Quanto às publicações no Brasil, a situação se mostra precária, pois o número é baixo e a maioria trata de formação de professores em cursos semipresenciais e não da educação bimodal. Portanto, considera-se que existe a necessidade de se avançar com as pesquisas nesta área. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-09-13T18:54:06Z 2019-09-13T18:54:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, A. J. de C.; MARTINS, R. X. Estudo sobre a adoção de blended learning na educação básica. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 2, p. 6-23, maio/ago. 2016. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36815 |
identifier_str_mv |
SILVA, A. J. de C.; MARTINS, R. X. Estudo sobre a adoção de blended learning na educação básica. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 2, p. 6-23, maio/ago. 2016. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36815 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Reflexão e Ação reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1823242102997254144 |