Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para inserção da metodologia blended learning na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alexandre José de Carvalho
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martins, Ronei Ximenes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36838
Resumo: This paper presents the development of a virtual learning community called Landell and based on the ADDIE model of analysis, design, development, implementation, and evaluation whose objective is to foster the use of virtual learning environments in basic education. A set of guidelines in the form of MOOC (Massive Open Online Course) was designed so basic education teachers can take advantage of the different educational uses of tools and resources available, ways to set up virtual learning spaces, and examples of teaching sequences to offer subsidies for incorporating the Blended Learning methodology into school activities. Various audiovisual aids were produced, and various learning objects and educational use programs were organized and displayed to enrich and broaden the possibilities of educational activities using the community developed.
id UFLA_6ec443c5017458da9f8c2aa0f1291f52
oai_identifier_str oai:localhost:1/36838
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para inserção da metodologia blended learning na educação básicaTecnologia educacionalEducação bimodalFormação de professoresComunidade virtual de aprendizagemEducational technologyHybrid learningTeacher trainingVirtual learning communityThis paper presents the development of a virtual learning community called Landell and based on the ADDIE model of analysis, design, development, implementation, and evaluation whose objective is to foster the use of virtual learning environments in basic education. A set of guidelines in the form of MOOC (Massive Open Online Course) was designed so basic education teachers can take advantage of the different educational uses of tools and resources available, ways to set up virtual learning spaces, and examples of teaching sequences to offer subsidies for incorporating the Blended Learning methodology into school activities. Various audiovisual aids were produced, and various learning objects and educational use programs were organized and displayed to enrich and broaden the possibilities of educational activities using the community developed.Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem, denominada Landell, com base no modelo ADDIE de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação, cujo objetivo é fomentar o uso de ambiente virtual de aprendizagem na educação básica. Foi elaborado um conjunto de orientações na forma de MOOC (Massive Open Online Course) para que professores da educação básica possam acessar os diferentes usos pedagógicos das ferramentas, os recursos disponíveis, as formas de configuração de espaços virtuais para aprendizagem e os exemplos de sequências didáticas, visando oferecer subsídios para a incorporação da metodologia Blended Learning em atividades escolares. Foram produzidos diversos recursos audiovisuais e organizados e indicados vários objetos de aprendizagem e programas de uso educacional visando enriquecer e ampliar as possibilidades de ações educacionais utilizando a comunidade desenvolvida.Associação Brasileira de Educação a Distância2019-09-17T19:22:07Z2019-09-17T19:22:07Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, A. J. de C.; MARTINS, R. X. Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para inserção da metodologia blended learning na educação básica. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distancia, [S.l.], v. 16, 2017.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36838Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distanciareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Alexandre José de CarvalhoMartins, Ronei Ximenespor2023-05-08T13:08:05Zoai:localhost:1/36838Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:08:05Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para inserção da metodologia blended learning na educação básica
title Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para inserção da metodologia blended learning na educação básica
spellingShingle Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para inserção da metodologia blended learning na educação básica
Silva, Alexandre José de Carvalho
Tecnologia educacional
Educação bimodal
Formação de professores
Comunidade virtual de aprendizagem
Educational technology
Hybrid learning
Teacher training
Virtual learning community
title_short Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para inserção da metodologia blended learning na educação básica
title_full Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para inserção da metodologia blended learning na educação básica
title_fullStr Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para inserção da metodologia blended learning na educação básica
title_full_unstemmed Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para inserção da metodologia blended learning na educação básica
title_sort Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para inserção da metodologia blended learning na educação básica
author Silva, Alexandre José de Carvalho
author_facet Silva, Alexandre José de Carvalho
Martins, Ronei Ximenes
author_role author
author2 Martins, Ronei Ximenes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alexandre José de Carvalho
Martins, Ronei Ximenes
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Educação bimodal
Formação de professores
Comunidade virtual de aprendizagem
Educational technology
Hybrid learning
Teacher training
Virtual learning community
topic Tecnologia educacional
Educação bimodal
Formação de professores
Comunidade virtual de aprendizagem
Educational technology
Hybrid learning
Teacher training
Virtual learning community
description This paper presents the development of a virtual learning community called Landell and based on the ADDIE model of analysis, design, development, implementation, and evaluation whose objective is to foster the use of virtual learning environments in basic education. A set of guidelines in the form of MOOC (Massive Open Online Course) was designed so basic education teachers can take advantage of the different educational uses of tools and resources available, ways to set up virtual learning spaces, and examples of teaching sequences to offer subsidies for incorporating the Blended Learning methodology into school activities. Various audiovisual aids were produced, and various learning objects and educational use programs were organized and displayed to enrich and broaden the possibilities of educational activities using the community developed.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-09-17T19:22:07Z
2019-09-17T19:22:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, A. J. de C.; MARTINS, R. X. Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para inserção da metodologia blended learning na educação básica. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distancia, [S.l.], v. 16, 2017.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36838
identifier_str_mv SILVA, A. J. de C.; MARTINS, R. X. Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para inserção da metodologia blended learning na educação básica. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distancia, [S.l.], v. 16, 2017.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distancia
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439341351075840