Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para inserção da metodologia blended learning na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36838 |
Resumo: | This paper presents the development of a virtual learning community called Landell and based on the ADDIE model of analysis, design, development, implementation, and evaluation whose objective is to foster the use of virtual learning environments in basic education. A set of guidelines in the form of MOOC (Massive Open Online Course) was designed so basic education teachers can take advantage of the different educational uses of tools and resources available, ways to set up virtual learning spaces, and examples of teaching sequences to offer subsidies for incorporating the Blended Learning methodology into school activities. Various audiovisual aids were produced, and various learning objects and educational use programs were organized and displayed to enrich and broaden the possibilities of educational activities using the community developed. |
id |
UFLA_6ec443c5017458da9f8c2aa0f1291f52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/36838 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para inserção da metodologia blended learning na educação básicaTecnologia educacionalEducação bimodalFormação de professoresComunidade virtual de aprendizagemEducational technologyHybrid learningTeacher trainingVirtual learning communityThis paper presents the development of a virtual learning community called Landell and based on the ADDIE model of analysis, design, development, implementation, and evaluation whose objective is to foster the use of virtual learning environments in basic education. A set of guidelines in the form of MOOC (Massive Open Online Course) was designed so basic education teachers can take advantage of the different educational uses of tools and resources available, ways to set up virtual learning spaces, and examples of teaching sequences to offer subsidies for incorporating the Blended Learning methodology into school activities. Various audiovisual aids were produced, and various learning objects and educational use programs were organized and displayed to enrich and broaden the possibilities of educational activities using the community developed.Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem, denominada Landell, com base no modelo ADDIE de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação, cujo objetivo é fomentar o uso de ambiente virtual de aprendizagem na educação básica. Foi elaborado um conjunto de orientações na forma de MOOC (Massive Open Online Course) para que professores da educação básica possam acessar os diferentes usos pedagógicos das ferramentas, os recursos disponíveis, as formas de configuração de espaços virtuais para aprendizagem e os exemplos de sequências didáticas, visando oferecer subsídios para a incorporação da metodologia Blended Learning em atividades escolares. Foram produzidos diversos recursos audiovisuais e organizados e indicados vários objetos de aprendizagem e programas de uso educacional visando enriquecer e ampliar as possibilidades de ações educacionais utilizando a comunidade desenvolvida.Associação Brasileira de Educação a Distância2019-09-17T19:22:07Z2019-09-17T19:22:07Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, A. J. de C.; MARTINS, R. X. Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para inserção da metodologia blended learning na educação básica. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distancia, [S.l.], v. 16, 2017.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36838Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distanciareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Alexandre José de CarvalhoMartins, Ronei Ximenespor2023-05-08T13:08:05Zoai:localhost:1/36838Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:08:05Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para inserção da metodologia blended learning na educação básica |
title |
Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para inserção da metodologia blended learning na educação básica |
spellingShingle |
Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para inserção da metodologia blended learning na educação básica Silva, Alexandre José de Carvalho Tecnologia educacional Educação bimodal Formação de professores Comunidade virtual de aprendizagem Educational technology Hybrid learning Teacher training Virtual learning community |
title_short |
Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para inserção da metodologia blended learning na educação básica |
title_full |
Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para inserção da metodologia blended learning na educação básica |
title_fullStr |
Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para inserção da metodologia blended learning na educação básica |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para inserção da metodologia blended learning na educação básica |
title_sort |
Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para inserção da metodologia blended learning na educação básica |
author |
Silva, Alexandre José de Carvalho |
author_facet |
Silva, Alexandre José de Carvalho Martins, Ronei Ximenes |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Ronei Ximenes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alexandre José de Carvalho Martins, Ronei Ximenes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Educação bimodal Formação de professores Comunidade virtual de aprendizagem Educational technology Hybrid learning Teacher training Virtual learning community |
topic |
Tecnologia educacional Educação bimodal Formação de professores Comunidade virtual de aprendizagem Educational technology Hybrid learning Teacher training Virtual learning community |
description |
This paper presents the development of a virtual learning community called Landell and based on the ADDIE model of analysis, design, development, implementation, and evaluation whose objective is to foster the use of virtual learning environments in basic education. A set of guidelines in the form of MOOC (Massive Open Online Course) was designed so basic education teachers can take advantage of the different educational uses of tools and resources available, ways to set up virtual learning spaces, and examples of teaching sequences to offer subsidies for incorporating the Blended Learning methodology into school activities. Various audiovisual aids were produced, and various learning objects and educational use programs were organized and displayed to enrich and broaden the possibilities of educational activities using the community developed. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2019-09-17T19:22:07Z 2019-09-17T19:22:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, A. J. de C.; MARTINS, R. X. Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para inserção da metodologia blended learning na educação básica. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distancia, [S.l.], v. 16, 2017. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36838 |
identifier_str_mv |
SILVA, A. J. de C.; MARTINS, R. X. Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para inserção da metodologia blended learning na educação básica. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distancia, [S.l.], v. 16, 2017. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distancia reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439341351075840 |