EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula Helena Nogueira Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44791
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201510160
Resumo: A atividade lúdica possibilita o desenvolvimento sadio e é uma reação automática da criança. Portanto brincando a criança aumenta a sua independência, assim melhorando a sua capacidade de tomar decisão, valoriza a cultura popular, estimula a sensibilidade visual e auditiva, exercita a imaginação e criatividade, aperfeiçoando sua inteligência emocional, promove interação e adaptação social. Então o resgate dos jogos e brincadeiras tradicionais como proposta pedagógica possui valor significativo para o aprendizado das crianças nos anos iniciais do fundamental. O caráter desta pesquisa é qualitativo e aconteceu em uma escola da rede Pública de Educação de Lavras Minas- Gerais, por meio de dois encontros semanais em duas turmas distintas (segunda-feira, 5º ano terça-feira, 4º ano) com crianças dos anos iniciais com idades entre 9 a 11 anos no período diurno. Os encontros tiveram duração de 50 minutos, onde as atividades didáticas desenvolvidas foram questionários, perguntas orais aos alunos, vivência dos jogosbrincadeiras e algumas variações e construção de um livrete de jogos e brincadeiras. Quando perguntado a preferência entre jogos tradicionais e eletrônicos, houve um aumento significativo para a preferência dos jogos tradicionais depois de terem vivencia desta prática nas aulas de Educação Física Escolar. Conclui-se que a utilização de livros e brincadeiras aplicados na escola foi positivo visto que a maior aderência aos jogos tradicionais após a intervenção.
id UFLA_7a7fd305ee80359bd24acbefbab8922a
oai_identifier_str oai:localhost:1/44791
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICAEDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICANAO_INFORMADOA atividade lúdica possibilita o desenvolvimento sadio e é uma reação automática da criança. Portanto brincando a criança aumenta a sua independência, assim melhorando a sua capacidade de tomar decisão, valoriza a cultura popular, estimula a sensibilidade visual e auditiva, exercita a imaginação e criatividade, aperfeiçoando sua inteligência emocional, promove interação e adaptação social. Então o resgate dos jogos e brincadeiras tradicionais como proposta pedagógica possui valor significativo para o aprendizado das crianças nos anos iniciais do fundamental. O caráter desta pesquisa é qualitativo e aconteceu em uma escola da rede Pública de Educação de Lavras Minas- Gerais, por meio de dois encontros semanais em duas turmas distintas (segunda-feira, 5º ano terça-feira, 4º ano) com crianças dos anos iniciais com idades entre 9 a 11 anos no período diurno. Os encontros tiveram duração de 50 minutos, onde as atividades didáticas desenvolvidas foram questionários, perguntas orais aos alunos, vivência dos jogosbrincadeiras e algumas variações e construção de um livrete de jogos e brincadeiras. Quando perguntado a preferência entre jogos tradicionais e eletrônicos, houve um aumento significativo para a preferência dos jogos tradicionais depois de terem vivencia desta prática nas aulas de Educação Física Escolar. Conclui-se que a utilização de livros e brincadeiras aplicados na escola foi positivo visto que a maior aderência aos jogos tradicionais após a intervenção.NAO_INFORMADOUniversidade Federal de LavrasUFLABrasilRaoni Perrucci Toledo MachadoNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADORaoni Perrucci Toledo MachadoNAO_INFORMADOLudmila Dias dos Santos LealNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOPaula Helena Nogueira Silva2020-11-03T18:58:24Z2020-11-03T18:58:24Z2019-12-112019-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSilva, P. H. N. EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA. 2019. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44791http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201510160PortuguêsporAcesso aos termos da licença em repositorio.ufla.brrepositorio.ufla.brPaula Helena Nogueira Silva e Universidade Federal de LavrasLicença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-11-03T18:58:24Zoai:localhost:1/44791Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-11-03T18:58:24Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA
EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA
NAO_INFORMADO
title EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA
spellingShingle EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA
Paula Helena Nogueira Silva
title_short EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA
title_full EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA
title_fullStr EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA
title_sort EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA
author Paula Helena Nogueira Silva
author_facet Paula Helena Nogueira Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Raoni Perrucci Toledo Machado
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
Raoni Perrucci Toledo Machado
NAO_INFORMADO
Ludmila Dias dos Santos Leal
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula Helena Nogueira Silva
description A atividade lúdica possibilita o desenvolvimento sadio e é uma reação automática da criança. Portanto brincando a criança aumenta a sua independência, assim melhorando a sua capacidade de tomar decisão, valoriza a cultura popular, estimula a sensibilidade visual e auditiva, exercita a imaginação e criatividade, aperfeiçoando sua inteligência emocional, promove interação e adaptação social. Então o resgate dos jogos e brincadeiras tradicionais como proposta pedagógica possui valor significativo para o aprendizado das crianças nos anos iniciais do fundamental. O caráter desta pesquisa é qualitativo e aconteceu em uma escola da rede Pública de Educação de Lavras Minas- Gerais, por meio de dois encontros semanais em duas turmas distintas (segunda-feira, 5º ano terça-feira, 4º ano) com crianças dos anos iniciais com idades entre 9 a 11 anos no período diurno. Os encontros tiveram duração de 50 minutos, onde as atividades didáticas desenvolvidas foram questionários, perguntas orais aos alunos, vivência dos jogosbrincadeiras e algumas variações e construção de um livrete de jogos e brincadeiras. Quando perguntado a preferência entre jogos tradicionais e eletrônicos, houve um aumento significativo para a preferência dos jogos tradicionais depois de terem vivencia desta prática nas aulas de Educação Física Escolar. Conclui-se que a utilização de livros e brincadeiras aplicados na escola foi positivo visto que a maior aderência aos jogos tradicionais após a intervenção.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11
2019-12-04
2020-11-03T18:58:24Z
2020-11-03T18:58:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, P. H. N. EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA. 2019. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44791
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201510160
identifier_str_mv Silva, P. H. N. EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA. 2019. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44791
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201510160
dc.language.iso.fl_str_mv Português
por
language_invalid_str_mv Português
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
repositorio.ufla.br
Paula Helena Nogueira Silva e Universidade Federal de Lavras
Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
repositorio.ufla.br
Paula Helena Nogueira Silva e Universidade Federal de Lavras
Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835119085420544