EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44791 http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201510160 |
Resumo: | A atividade lúdica possibilita o desenvolvimento sadio e é uma reação automática da criança. Portanto brincando a criança aumenta a sua independência, assim melhorando a sua capacidade de tomar decisão, valoriza a cultura popular, estimula a sensibilidade visual e auditiva, exercita a imaginação e criatividade, aperfeiçoando sua inteligência emocional, promove interação e adaptação social. Então o resgate dos jogos e brincadeiras tradicionais como proposta pedagógica possui valor significativo para o aprendizado das crianças nos anos iniciais do fundamental. O caráter desta pesquisa é qualitativo e aconteceu em uma escola da rede Pública de Educação de Lavras Minas- Gerais, por meio de dois encontros semanais em duas turmas distintas (segunda-feira, 5º ano terça-feira, 4º ano) com crianças dos anos iniciais com idades entre 9 a 11 anos no período diurno. Os encontros tiveram duração de 50 minutos, onde as atividades didáticas desenvolvidas foram questionários, perguntas orais aos alunos, vivência dos jogosbrincadeiras e algumas variações e construção de um livrete de jogos e brincadeiras. Quando perguntado a preferência entre jogos tradicionais e eletrônicos, houve um aumento significativo para a preferência dos jogos tradicionais depois de terem vivencia desta prática nas aulas de Educação Física Escolar. Conclui-se que a utilização de livros e brincadeiras aplicados na escola foi positivo visto que a maior aderência aos jogos tradicionais após a intervenção. |
id |
UFLA_7a7fd305ee80359bd24acbefbab8922a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/44791 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICAEDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICANAO_INFORMADOA atividade lúdica possibilita o desenvolvimento sadio e é uma reação automática da criança. Portanto brincando a criança aumenta a sua independência, assim melhorando a sua capacidade de tomar decisão, valoriza a cultura popular, estimula a sensibilidade visual e auditiva, exercita a imaginação e criatividade, aperfeiçoando sua inteligência emocional, promove interação e adaptação social. Então o resgate dos jogos e brincadeiras tradicionais como proposta pedagógica possui valor significativo para o aprendizado das crianças nos anos iniciais do fundamental. O caráter desta pesquisa é qualitativo e aconteceu em uma escola da rede Pública de Educação de Lavras Minas- Gerais, por meio de dois encontros semanais em duas turmas distintas (segunda-feira, 5º ano terça-feira, 4º ano) com crianças dos anos iniciais com idades entre 9 a 11 anos no período diurno. Os encontros tiveram duração de 50 minutos, onde as atividades didáticas desenvolvidas foram questionários, perguntas orais aos alunos, vivência dos jogosbrincadeiras e algumas variações e construção de um livrete de jogos e brincadeiras. Quando perguntado a preferência entre jogos tradicionais e eletrônicos, houve um aumento significativo para a preferência dos jogos tradicionais depois de terem vivencia desta prática nas aulas de Educação Física Escolar. Conclui-se que a utilização de livros e brincadeiras aplicados na escola foi positivo visto que a maior aderência aos jogos tradicionais após a intervenção.NAO_INFORMADOUniversidade Federal de LavrasUFLABrasilRaoni Perrucci Toledo MachadoNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADORaoni Perrucci Toledo MachadoNAO_INFORMADOLudmila Dias dos Santos LealNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOPaula Helena Nogueira Silva2020-11-03T18:58:24Z2020-11-03T18:58:24Z2019-12-112019-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSilva, P. H. N. EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA. 2019. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44791http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201510160PortuguêsporAcesso aos termos da licença em repositorio.ufla.brrepositorio.ufla.brPaula Helena Nogueira Silva e Universidade Federal de LavrasLicença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-11-03T18:58:24Zoai:localhost:1/44791Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-11-03T18:58:24Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NAO_INFORMADO |
title |
EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA Paula Helena Nogueira Silva |
title_short |
EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA |
title_full |
EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA |
title_sort |
EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA |
author |
Paula Helena Nogueira Silva |
author_facet |
Paula Helena Nogueira Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Raoni Perrucci Toledo Machado NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO Raoni Perrucci Toledo Machado NAO_INFORMADO Ludmila Dias dos Santos Leal NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula Helena Nogueira Silva |
description |
A atividade lúdica possibilita o desenvolvimento sadio e é uma reação automática da criança. Portanto brincando a criança aumenta a sua independência, assim melhorando a sua capacidade de tomar decisão, valoriza a cultura popular, estimula a sensibilidade visual e auditiva, exercita a imaginação e criatividade, aperfeiçoando sua inteligência emocional, promove interação e adaptação social. Então o resgate dos jogos e brincadeiras tradicionais como proposta pedagógica possui valor significativo para o aprendizado das crianças nos anos iniciais do fundamental. O caráter desta pesquisa é qualitativo e aconteceu em uma escola da rede Pública de Educação de Lavras Minas- Gerais, por meio de dois encontros semanais em duas turmas distintas (segunda-feira, 5º ano terça-feira, 4º ano) com crianças dos anos iniciais com idades entre 9 a 11 anos no período diurno. Os encontros tiveram duração de 50 minutos, onde as atividades didáticas desenvolvidas foram questionários, perguntas orais aos alunos, vivência dos jogosbrincadeiras e algumas variações e construção de um livrete de jogos e brincadeiras. Quando perguntado a preferência entre jogos tradicionais e eletrônicos, houve um aumento significativo para a preferência dos jogos tradicionais depois de terem vivencia desta prática nas aulas de Educação Física Escolar. Conclui-se que a utilização de livros e brincadeiras aplicados na escola foi positivo visto que a maior aderência aos jogos tradicionais após a intervenção. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-11 2019-12-04 2020-11-03T18:58:24Z 2020-11-03T18:58:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Silva, P. H. N. EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA. 2019. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44791 http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201510160 |
identifier_str_mv |
Silva, P. H. N. EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA. 2019. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44791 http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201510160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
Português por |
language_invalid_str_mv |
Português |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br repositorio.ufla.br Paula Helena Nogueira Silva e Universidade Federal de Lavras Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br repositorio.ufla.br Paula Helena Nogueira Silva e Universidade Federal de Lavras Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras UFLA Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras UFLA Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439107691642880 |