Comportamento do consumidor sob a ótica da Teoria Meios-Fim: um estudo sobre os valores pessoais dos discentes do curso de especialização em Gestão Pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38120 |
Resumo: | The goal of this article is to deepen the knowledge about the consumer behavior regarding educational services. To this end, it seeks to identify personal values of students from a public Higher Education Institution, under the view of Means-End Theory. For the data collection, a qualitative approach was used, by the laddering interview technique. The following stage was the content analysis, resulting in a set of sequences attributes-consequences values, elaboration of the Implication Matrix and the Hierarchical Map of Values. Thus, it was possible to characterize three potential consumer segments and identify management challenges related to them. As an indication for further research it is proposed the enlargement of the discussion in other courses of the country linked to the National Program of Education in Public Management. |
id |
UFLA_82b2e74c59c41e26a0a6ece4f0023e66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/38120 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Comportamento do consumidor sob a ótica da Teoria Meios-Fim: um estudo sobre os valores pessoais dos discentes do curso de especialização em Gestão PúblicaConsumer behavior under the perspective of the Means-End Theory: a study about personal values of specialization course students in Public ManagementCompartamento del consumidor desde la perspectiva de Teoría Medio-Fin: un estudio sobre valores personales de los estudiantes de curso de especialización en Gestión PúblicaComportamento do consumidorValores pessoaisServiços educacionaisTeoria Meios-FimLadderingConsumer behaviorPersonal ValuesEducational servicesMeans-end theoryThe goal of this article is to deepen the knowledge about the consumer behavior regarding educational services. To this end, it seeks to identify personal values of students from a public Higher Education Institution, under the view of Means-End Theory. For the data collection, a qualitative approach was used, by the laddering interview technique. The following stage was the content analysis, resulting in a set of sequences attributes-consequences values, elaboration of the Implication Matrix and the Hierarchical Map of Values. Thus, it was possible to characterize three potential consumer segments and identify management challenges related to them. As an indication for further research it is proposed the enlargement of the discussion in other courses of the country linked to the National Program of Education in Public Management.O objetivo deste artigo é aprofundar o conhecimento acerca do comportamento do consumidor, no tocante aos serviços educacionais. Para isso, busca identificar os valores pessoais dos discentes de uma IES pública, sob a ótica da Teoria Meios-Fim. Para a coleta dos dados, foi utilizada a abordagem qualitativa, por meio da técnica de entrevista laddering. A etapa seguinte consistiu na análise de conteúdo, resultando em um conjunto de sequências atributos-consequências-valores, elaboração da Matriz de Implicação e do Mapa Hierárquico de Valores. Assim, foi possível caracterizar três potenciais segmentos de consumidores e relacionar desafios gerenciais ligados aos mesmos. Como indicação para pesquisa futura propõe-se a ampliação da discussão em outros cursos do país vinculados ao Programa Nacional de Formação em Administração Pública.UNIFACS - Universidade Salvador2019-12-12T10:38:05Z2019-12-12T10:38:05Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBUENO, J. M. et al. Comportamento do consumidor sob a ótica da Teoria Meios-Fim: um estudo sobre os valores pessoais dos discentes do curso de especialização em Gestão Pública. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 15, n. 1, p. 80-99, jan./abr. 2014.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38120Revista Gestão e Planejamentoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBueno, Juliana MoroVilas Boas, Luiz Henrique de BarrosOliveira, Lêda Aparecida dos SantosSiqueira, Wender Rodrigues dePimenta, Márcio Lopespor2019-12-12T10:38:48Zoai:localhost:1/38120Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-12-12T10:38:48Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor sob a ótica da Teoria Meios-Fim: um estudo sobre os valores pessoais dos discentes do curso de especialização em Gestão Pública Consumer behavior under the perspective of the Means-End Theory: a study about personal values of specialization course students in Public Management Compartamento del consumidor desde la perspectiva de Teoría Medio-Fin: un estudio sobre valores personales de los estudiantes de curso de especialización en Gestión Pública |
title |
Comportamento do consumidor sob a ótica da Teoria Meios-Fim: um estudo sobre os valores pessoais dos discentes do curso de especialização em Gestão Pública |
spellingShingle |
Comportamento do consumidor sob a ótica da Teoria Meios-Fim: um estudo sobre os valores pessoais dos discentes do curso de especialização em Gestão Pública Bueno, Juliana Moro Comportamento do consumidor Valores pessoais Serviços educacionais Teoria Meios-Fim Laddering Consumer behavior Personal Values Educational services Means-end theory |
title_short |
Comportamento do consumidor sob a ótica da Teoria Meios-Fim: um estudo sobre os valores pessoais dos discentes do curso de especialização em Gestão Pública |
title_full |
Comportamento do consumidor sob a ótica da Teoria Meios-Fim: um estudo sobre os valores pessoais dos discentes do curso de especialização em Gestão Pública |
title_fullStr |
Comportamento do consumidor sob a ótica da Teoria Meios-Fim: um estudo sobre os valores pessoais dos discentes do curso de especialização em Gestão Pública |
title_full_unstemmed |
Comportamento do consumidor sob a ótica da Teoria Meios-Fim: um estudo sobre os valores pessoais dos discentes do curso de especialização em Gestão Pública |
title_sort |
Comportamento do consumidor sob a ótica da Teoria Meios-Fim: um estudo sobre os valores pessoais dos discentes do curso de especialização em Gestão Pública |
author |
Bueno, Juliana Moro |
author_facet |
Bueno, Juliana Moro Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros Oliveira, Lêda Aparecida dos Santos Siqueira, Wender Rodrigues de Pimenta, Márcio Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros Oliveira, Lêda Aparecida dos Santos Siqueira, Wender Rodrigues de Pimenta, Márcio Lopes |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, Juliana Moro Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros Oliveira, Lêda Aparecida dos Santos Siqueira, Wender Rodrigues de Pimenta, Márcio Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Valores pessoais Serviços educacionais Teoria Meios-Fim Laddering Consumer behavior Personal Values Educational services Means-end theory |
topic |
Comportamento do consumidor Valores pessoais Serviços educacionais Teoria Meios-Fim Laddering Consumer behavior Personal Values Educational services Means-end theory |
description |
The goal of this article is to deepen the knowledge about the consumer behavior regarding educational services. To this end, it seeks to identify personal values of students from a public Higher Education Institution, under the view of Means-End Theory. For the data collection, a qualitative approach was used, by the laddering interview technique. The following stage was the content analysis, resulting in a set of sequences attributes-consequences values, elaboration of the Implication Matrix and the Hierarchical Map of Values. Thus, it was possible to characterize three potential consumer segments and identify management challenges related to them. As an indication for further research it is proposed the enlargement of the discussion in other courses of the country linked to the National Program of Education in Public Management. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-12-12T10:38:05Z 2019-12-12T10:38:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BUENO, J. M. et al. Comportamento do consumidor sob a ótica da Teoria Meios-Fim: um estudo sobre os valores pessoais dos discentes do curso de especialização em Gestão Pública. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 15, n. 1, p. 80-99, jan./abr. 2014. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38120 |
identifier_str_mv |
BUENO, J. M. et al. Comportamento do consumidor sob a ótica da Teoria Meios-Fim: um estudo sobre os valores pessoais dos discentes do curso de especialização em Gestão Pública. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 15, n. 1, p. 80-99, jan./abr. 2014. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIFACS - Universidade Salvador |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIFACS - Universidade Salvador |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão e Planejamento reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439143419772928 |