Comportamento do consumidor sob a ótica da Teoria Meios-Fim: um estudo sobre os valores pessoais dos discentes do curso de especialização em Gestão Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Juliana Moro
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros, Oliveira, Lêda Aparecida dos Santos, Siqueira, Wender Rodrigues de, Pimenta, Márcio Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38120
Resumo: The goal of this article is to deepen the knowledge about the consumer behavior regarding educational services. To this end, it seeks to identify personal values of students from a public Higher Education Institution, under the view of Means-End Theory. For the data collection, a qualitative approach was used, by the laddering interview technique. The following stage was the content analysis, resulting in a set of sequences attributes-consequences values, elaboration of the Implication Matrix and the Hierarchical Map of Values. Thus, it was possible to characterize three potential consumer segments and identify management challenges related to them. As an indication for further research it is proposed the enlargement of the discussion in other courses of the country linked to the National Program of Education in Public Management.
id UFLA_82b2e74c59c41e26a0a6ece4f0023e66
oai_identifier_str oai:localhost:1/38120
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Comportamento do consumidor sob a ótica da Teoria Meios-Fim: um estudo sobre os valores pessoais dos discentes do curso de especialização em Gestão PúblicaConsumer behavior under the perspective of the Means-End Theory: a study about personal values of specialization course students in Public ManagementCompartamento del consumidor desde la perspectiva de Teoría Medio-Fin: un estudio sobre valores personales de los estudiantes de curso de especialización en Gestión PúblicaComportamento do consumidorValores pessoaisServiços educacionaisTeoria Meios-FimLadderingConsumer behaviorPersonal ValuesEducational servicesMeans-end theoryThe goal of this article is to deepen the knowledge about the consumer behavior regarding educational services. To this end, it seeks to identify personal values of students from a public Higher Education Institution, under the view of Means-End Theory. For the data collection, a qualitative approach was used, by the laddering interview technique. The following stage was the content analysis, resulting in a set of sequences attributes-consequences values, elaboration of the Implication Matrix and the Hierarchical Map of Values. Thus, it was possible to characterize three potential consumer segments and identify management challenges related to them. As an indication for further research it is proposed the enlargement of the discussion in other courses of the country linked to the National Program of Education in Public Management.O objetivo deste artigo é aprofundar o conhecimento acerca do comportamento do consumidor, no tocante aos serviços educacionais. Para isso, busca identificar os valores pessoais dos discentes de uma IES pública, sob a ótica da Teoria Meios-Fim. Para a coleta dos dados, foi utilizada a abordagem qualitativa, por meio da técnica de entrevista laddering. A etapa seguinte consistiu na análise de conteúdo, resultando em um conjunto de sequências atributos-consequências-valores, elaboração da Matriz de Implicação e do Mapa Hierárquico de Valores. Assim, foi possível caracterizar três potenciais segmentos de consumidores e relacionar desafios gerenciais ligados aos mesmos. Como indicação para pesquisa futura propõe-se a ampliação da discussão em outros cursos do país vinculados ao Programa Nacional de Formação em Administração Pública.UNIFACS - Universidade Salvador2019-12-12T10:38:05Z2019-12-12T10:38:05Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBUENO, J. M. et al. Comportamento do consumidor sob a ótica da Teoria Meios-Fim: um estudo sobre os valores pessoais dos discentes do curso de especialização em Gestão Pública. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 15, n. 1, p. 80-99, jan./abr. 2014.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38120Revista Gestão e Planejamentoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBueno, Juliana MoroVilas Boas, Luiz Henrique de BarrosOliveira, Lêda Aparecida dos SantosSiqueira, Wender Rodrigues dePimenta, Márcio Lopespor2019-12-12T10:38:48Zoai:localhost:1/38120Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-12-12T10:38:48Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento do consumidor sob a ótica da Teoria Meios-Fim: um estudo sobre os valores pessoais dos discentes do curso de especialização em Gestão Pública
Consumer behavior under the perspective of the Means-End Theory: a study about personal values of specialization course students in Public Management
Compartamento del consumidor desde la perspectiva de Teoría Medio-Fin: un estudio sobre valores personales de los estudiantes de curso de especialización en Gestión Pública
title Comportamento do consumidor sob a ótica da Teoria Meios-Fim: um estudo sobre os valores pessoais dos discentes do curso de especialização em Gestão Pública
spellingShingle Comportamento do consumidor sob a ótica da Teoria Meios-Fim: um estudo sobre os valores pessoais dos discentes do curso de especialização em Gestão Pública
Bueno, Juliana Moro
Comportamento do consumidor
Valores pessoais
Serviços educacionais
Teoria Meios-Fim
Laddering
Consumer behavior
Personal Values
Educational services
Means-end theory
title_short Comportamento do consumidor sob a ótica da Teoria Meios-Fim: um estudo sobre os valores pessoais dos discentes do curso de especialização em Gestão Pública
title_full Comportamento do consumidor sob a ótica da Teoria Meios-Fim: um estudo sobre os valores pessoais dos discentes do curso de especialização em Gestão Pública
title_fullStr Comportamento do consumidor sob a ótica da Teoria Meios-Fim: um estudo sobre os valores pessoais dos discentes do curso de especialização em Gestão Pública
title_full_unstemmed Comportamento do consumidor sob a ótica da Teoria Meios-Fim: um estudo sobre os valores pessoais dos discentes do curso de especialização em Gestão Pública
title_sort Comportamento do consumidor sob a ótica da Teoria Meios-Fim: um estudo sobre os valores pessoais dos discentes do curso de especialização em Gestão Pública
author Bueno, Juliana Moro
author_facet Bueno, Juliana Moro
Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros
Oliveira, Lêda Aparecida dos Santos
Siqueira, Wender Rodrigues de
Pimenta, Márcio Lopes
author_role author
author2 Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros
Oliveira, Lêda Aparecida dos Santos
Siqueira, Wender Rodrigues de
Pimenta, Márcio Lopes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Juliana Moro
Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros
Oliveira, Lêda Aparecida dos Santos
Siqueira, Wender Rodrigues de
Pimenta, Márcio Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Valores pessoais
Serviços educacionais
Teoria Meios-Fim
Laddering
Consumer behavior
Personal Values
Educational services
Means-end theory
topic Comportamento do consumidor
Valores pessoais
Serviços educacionais
Teoria Meios-Fim
Laddering
Consumer behavior
Personal Values
Educational services
Means-end theory
description The goal of this article is to deepen the knowledge about the consumer behavior regarding educational services. To this end, it seeks to identify personal values of students from a public Higher Education Institution, under the view of Means-End Theory. For the data collection, a qualitative approach was used, by the laddering interview technique. The following stage was the content analysis, resulting in a set of sequences attributes-consequences values, elaboration of the Implication Matrix and the Hierarchical Map of Values. Thus, it was possible to characterize three potential consumer segments and identify management challenges related to them. As an indication for further research it is proposed the enlargement of the discussion in other courses of the country linked to the National Program of Education in Public Management.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-12-12T10:38:05Z
2019-12-12T10:38:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BUENO, J. M. et al. Comportamento do consumidor sob a ótica da Teoria Meios-Fim: um estudo sobre os valores pessoais dos discentes do curso de especialização em Gestão Pública. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 15, n. 1, p. 80-99, jan./abr. 2014.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38120
identifier_str_mv BUENO, J. M. et al. Comportamento do consumidor sob a ótica da Teoria Meios-Fim: um estudo sobre os valores pessoais dos discentes do curso de especialização em Gestão Pública. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 15, n. 1, p. 80-99, jan./abr. 2014.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFACS - Universidade Salvador
publisher.none.fl_str_mv UNIFACS - Universidade Salvador
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão e Planejamento
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439143419772928