Motivação no âmbito da economia solidária: um estudo aplicado à ALAC- associação lavrense dos artesãos e arte culinária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva , Priscilla Gabriel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33634
Resumo: Esse estudo tem como finalidade analisar a motivação no âmbito da economia solidária. Para tal, foi realizado um estudo de caso com a ALAC- Associação Lavrense de Artesãos de Artes Culinárias, que é uma associação do tipo economia solidária, com 85 (oitenta e cinco) associados que se reuniram a fim de conseguir um espaço para vender seus produtos. Em parceria com o poder público do município de Lavras, a associação então se reúne todos os domingos organizando uma feira para comercialização dos produtos que são exclusivamente artesanais. Para alcançar o objetivo do estudo, foi realizada uma pesquisa com o presidente da associação e alguns dos associados a fim de identificar como se dá a motivação na associação. O estudo se baseou na análise das principais teorias motivacionais abordadas no âmbito da economia solidária, sendo elas: a Teoria dos dois fatores; a Teoria X e a Teoria Y; a Teoria da Hierarquia das Necessidades; a Teoria da Hierarquia das Necessidades de McClelland; a Teoria da Equidade; a Teoria do Reforço e por último a Teoria da Expectativa. Com base nessas teorias identificamos manifestações de motivações e como elas se aplicam no caso da ALAC. Observamos aqui todas essas teorias e foi realizada a análise para o caso de uma organização do tipo economia solidária, visto que essas teorias foram desenvolvidas com base em análises de organizações privadas, para por fim identificar as manifestações da motivação presentes e como se dá a motivação no âmbito da economia solidária diante do caso da ALAC.
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