Astronomia como tema estruturante de uma unidade didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Cesar Alencar de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10623
Resumo: This assignment presents the development of a teaching unit which has the theme Astronomy. The strategies used range from dialogued lectures, problem solving, use of scientific texts and videos, model building, research, seminars presentation. All of this is in order to promote the reflective, critical and argumentative student´s participation, considering their previous knowledge, both from their experiences, as those systematized in the school environment. The assessment gets highlighted throughout the process in a formative, emancipatory and regulator character. The approach of Modern and Contemporary Physics, permeating the planning, adds to the all expecting to bring greater contribution to scientific literacy process for students. Following the teaching unit description built with a meaningful learning prospect, we present the content analysis guided by the assumptions of qualitative research in order to identify the potential of the knowledge construction process and its appropriation.
id UFLA_853246a4c78ac5b090e467cf45d571f3
oai_identifier_str oai:localhost:1/10623
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Astronomia como tema estruturante de uma unidade didáticaUnidade didáticaAstronomiaAprendizagem significativaTeaching unitAstronomyMeaningful learningEnsino-AprendizagemThis assignment presents the development of a teaching unit which has the theme Astronomy. The strategies used range from dialogued lectures, problem solving, use of scientific texts and videos, model building, research, seminars presentation. All of this is in order to promote the reflective, critical and argumentative student´s participation, considering their previous knowledge, both from their experiences, as those systematized in the school environment. The assessment gets highlighted throughout the process in a formative, emancipatory and regulator character. The approach of Modern and Contemporary Physics, permeating the planning, adds to the all expecting to bring greater contribution to scientific literacy process for students. Following the teaching unit description built with a meaningful learning prospect, we present the content analysis guided by the assumptions of qualitative research in order to identify the potential of the knowledge construction process and its appropriation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma unidade didática (UD) que tem como tema, Astronomia. As estratégias utilizadas vão desde aulas expositivas dialogadas, resolução de problemas, utilização de textos de divulgação científica e vídeos, construção de modelos, pesquisa e apresentação de seminários, todos com a intenção de favorecer a participação reflexiva, crítica e argumentativa dos alunos, considerando seus conhecimentos prévios, tanto oriundos de suas experiências, quanto aqueles sistematizados no ambiente escolar. A avaliação recebe destaque durante todo o processo num caráter formativo, emancipatório e regulador. A abordagem de Física Moderna e Contemporânea, permeando o planejamento, soma-se ao todo na expectativa do nosso objetivo geral, a alfabetização científica (AC) dos discentes. Acompanhando a descrição da unidade didática, construída com a perspectiva de uma aprendizagem significativa, apresentamos a análise de conteúdo, orientados pelos pressupostos da pesquisa qualitativa, visando identificar as potencialidades dos processos da construção do conhecimento e sua apropriação.Universidade Federal de LavrasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUFLAbrasilDepartamento de Ciências ExatasMaciel, Antônio Marcelo MartinsCharret, Iraziet da CunhaMartins, MaylerBrito, Luiz Cléber Tavares deSilva, Antonio dos Anjos Pinheiro daSouza, Cesar Alencar de2015-11-27T16:48:15Z2015-11-27T16:48:15Z2015-11-272015-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, C. A. de. Astronomia como tema estruturante de uma unidade didática. 2015. 106 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10623porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2023-04-19T12:44:57Zoai:localhost:1/10623Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-04-19T12:44:57Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Astronomia como tema estruturante de uma unidade didática
title Astronomia como tema estruturante de uma unidade didática
spellingShingle Astronomia como tema estruturante de uma unidade didática
Souza, Cesar Alencar de
Unidade didática
Astronomia
Aprendizagem significativa
Teaching unit
Astronomy
Meaningful learning
Ensino-Aprendizagem
title_short Astronomia como tema estruturante de uma unidade didática
title_full Astronomia como tema estruturante de uma unidade didática
title_fullStr Astronomia como tema estruturante de uma unidade didática
title_full_unstemmed Astronomia como tema estruturante de uma unidade didática
title_sort Astronomia como tema estruturante de uma unidade didática
author Souza, Cesar Alencar de
author_facet Souza, Cesar Alencar de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maciel, Antônio Marcelo Martins
Charret, Iraziet da Cunha
Martins, Mayler
Brito, Luiz Cléber Tavares de
Silva, Antonio dos Anjos Pinheiro da
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Cesar Alencar de
dc.subject.por.fl_str_mv Unidade didática
Astronomia
Aprendizagem significativa
Teaching unit
Astronomy
Meaningful learning
Ensino-Aprendizagem
topic Unidade didática
Astronomia
Aprendizagem significativa
Teaching unit
Astronomy
Meaningful learning
Ensino-Aprendizagem
description This assignment presents the development of a teaching unit which has the theme Astronomy. The strategies used range from dialogued lectures, problem solving, use of scientific texts and videos, model building, research, seminars presentation. All of this is in order to promote the reflective, critical and argumentative student´s participation, considering their previous knowledge, both from their experiences, as those systematized in the school environment. The assessment gets highlighted throughout the process in a formative, emancipatory and regulator character. The approach of Modern and Contemporary Physics, permeating the planning, adds to the all expecting to bring greater contribution to scientific literacy process for students. Following the teaching unit description built with a meaningful learning prospect, we present the content analysis guided by the assumptions of qualitative research in order to identify the potential of the knowledge construction process and its appropriation.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-27T16:48:15Z
2015-11-27T16:48:15Z
2015-11-27
2015-10-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, C. A. de. Astronomia como tema estruturante de uma unidade didática. 2015. 106 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10623
identifier_str_mv SOUZA, C. A. de. Astronomia como tema estruturante de uma unidade didática. 2015. 106 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
UFLA
brasil
Departamento de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
UFLA
brasil
Departamento de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439227120254976