Um protótipo de ambiente de apoio ao processo de ensino aprendizagem de banco de dados: módulo SQL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30732 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo modelar um ambiente de ensinoaprendizagem de Banco de Dados que contenha todo ciclo de vida presente durante realização de um projeto real de um Banco de Dados, para tanto, analisou o estado da arte de softwares educacionais de Banco de Dados, visando compreender as vantagens e desvantagens que estes softwares propiciam. A partir dessa análise, propôs-se um modelo de ambiente de ensino-aprendizagem, capturando as vantagens dos ambientes analisadas e corrigindo algumas de suas desvantagens. O modelo proposto é composto dos módulos: exercícios com questões teóricas, criação do modelo Entidade Relacionamento, criação do modelo lógico, criação do esquema físico de dados, utilização da linguagem SQL e uso das técnicas de Álgebra Relacional. Este trabalho implementa um protótipo do módulo referente à linguagem SQL. Sua aplicabilidade apoia-se na construção dos módulos restantes e utilização deste novo modelo no ensino da disciplina de Banco de Dados. |
id |
UFLA_856830fb7d1dac6d67d698b8614e9fe4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/30732 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Um protótipo de ambiente de apoio ao processo de ensino aprendizagem de banco de dados: módulo SQLSoftwares educacionaisBanco de DadosLinguagem SQLO presente trabalho tem como objetivo modelar um ambiente de ensinoaprendizagem de Banco de Dados que contenha todo ciclo de vida presente durante realização de um projeto real de um Banco de Dados, para tanto, analisou o estado da arte de softwares educacionais de Banco de Dados, visando compreender as vantagens e desvantagens que estes softwares propiciam. A partir dessa análise, propôs-se um modelo de ambiente de ensino-aprendizagem, capturando as vantagens dos ambientes analisadas e corrigindo algumas de suas desvantagens. O modelo proposto é composto dos módulos: exercícios com questões teóricas, criação do modelo Entidade Relacionamento, criação do modelo lógico, criação do esquema físico de dados, utilização da linguagem SQL e uso das técnicas de Álgebra Relacional. Este trabalho implementa um protótipo do módulo referente à linguagem SQL. Sua aplicabilidade apoia-se na construção dos módulos restantes e utilização deste novo modelo no ensino da disciplina de Banco de Dados.Resende, Antônio Maria Pereira deGreghi, Juliana GalvaniZambalde, André LuizPereira, Juliana Alves2018-09-26T19:12:00Z2018-09-26T19:12:00Z2015-04-162011-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREIRA, J. A. Um protótipo de ambiente de apoio ao processo de ensino aprendizagem de banco de dados: módulo SQL. 2011. 121 p. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2011.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30732info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2018-09-26T19:12:00Zoai:localhost:1/30732Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2018-09-26T19:12Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um protótipo de ambiente de apoio ao processo de ensino aprendizagem de banco de dados: módulo SQL |
title |
Um protótipo de ambiente de apoio ao processo de ensino aprendizagem de banco de dados: módulo SQL |
spellingShingle |
Um protótipo de ambiente de apoio ao processo de ensino aprendizagem de banco de dados: módulo SQL Pereira, Juliana Alves Softwares educacionais Banco de Dados Linguagem SQL |
title_short |
Um protótipo de ambiente de apoio ao processo de ensino aprendizagem de banco de dados: módulo SQL |
title_full |
Um protótipo de ambiente de apoio ao processo de ensino aprendizagem de banco de dados: módulo SQL |
title_fullStr |
Um protótipo de ambiente de apoio ao processo de ensino aprendizagem de banco de dados: módulo SQL |
title_full_unstemmed |
Um protótipo de ambiente de apoio ao processo de ensino aprendizagem de banco de dados: módulo SQL |
title_sort |
Um protótipo de ambiente de apoio ao processo de ensino aprendizagem de banco de dados: módulo SQL |
author |
Pereira, Juliana Alves |
author_facet |
Pereira, Juliana Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Resende, Antônio Maria Pereira de Greghi, Juliana Galvani Zambalde, André Luiz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Juliana Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Softwares educacionais Banco de Dados Linguagem SQL |
topic |
Softwares educacionais Banco de Dados Linguagem SQL |
description |
O presente trabalho tem como objetivo modelar um ambiente de ensinoaprendizagem de Banco de Dados que contenha todo ciclo de vida presente durante realização de um projeto real de um Banco de Dados, para tanto, analisou o estado da arte de softwares educacionais de Banco de Dados, visando compreender as vantagens e desvantagens que estes softwares propiciam. A partir dessa análise, propôs-se um modelo de ambiente de ensino-aprendizagem, capturando as vantagens dos ambientes analisadas e corrigindo algumas de suas desvantagens. O modelo proposto é composto dos módulos: exercícios com questões teóricas, criação do modelo Entidade Relacionamento, criação do modelo lógico, criação do esquema físico de dados, utilização da linguagem SQL e uso das técnicas de Álgebra Relacional. Este trabalho implementa um protótipo do módulo referente à linguagem SQL. Sua aplicabilidade apoia-se na construção dos módulos restantes e utilização deste novo modelo no ensino da disciplina de Banco de Dados. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11 2015-04-16 2018-09-26T19:12:00Z 2018-09-26T19:12:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, J. A. Um protótipo de ambiente de apoio ao processo de ensino aprendizagem de banco de dados: módulo SQL. 2011. 121 p. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2011. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30732 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, J. A. Um protótipo de ambiente de apoio ao processo de ensino aprendizagem de banco de dados: módulo SQL. 2011. 121 p. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2011. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1807835070783815680 |