Relações sociais de gênero e divisão sexual do trabalho: desafios para a compreensão do uso do tempo no trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, Carolina Faria
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Vianna, Cláudia Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11429
Resumo: The concept of gender is responsible for questioning what it means to be a woman and a man in different historical contexts. The concept of sexual division of labor makes it possible to examine how this division creates a female labor force, considered as cheap manpower for certain types of tasks, and how it produces unequal, hierarchical and asymmetrical exploitation and oppression relations. Accordingly, we propose a link between the concepts of gender and sexual division of labor to understand the use of time in teaching. Based on qualitative empirical research, developed with male and female teachers from a school in São Paulo, between 2006 and 2007, we emphasized the gendered nature of the teaching activity, but we question the dichotomy between greater economic working time for men and greater working time for social reproduction for women, found in the analysis of other professions.
id UFLA_8bddef85ce5a7be7a5353976deaddf8e
oai_identifier_str oai:localhost:1/11429
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Relações sociais de gênero e divisão sexual do trabalho: desafios para a compreensão do uso do tempo no trabalho docenteSocial relations of gender and sexual division of labor: challenges to understanding the use of time in teachingLas relaciones sociales de género y la división sexual del trabajo: desafíos para la comprensión del uso del tiempo trabajo docenteRapports sociaux de genre et division sexuelle du travail: défis pour la compréhension de l'utilisation du temps dans le travail enseignantRelações de gêneroTrabalho docenteDivisão sexual do trabalhoTempos de trabalho docenteGender relationsTeaching workSexual division of laborTeaching working timeThe concept of gender is responsible for questioning what it means to be a woman and a man in different historical contexts. The concept of sexual division of labor makes it possible to examine how this division creates a female labor force, considered as cheap manpower for certain types of tasks, and how it produces unequal, hierarchical and asymmetrical exploitation and oppression relations. Accordingly, we propose a link between the concepts of gender and sexual division of labor to understand the use of time in teaching. Based on qualitative empirical research, developed with male and female teachers from a school in São Paulo, between 2006 and 2007, we emphasized the gendered nature of the teaching activity, but we question the dichotomy between greater economic working time for men and greater working time for social reproduction for women, found in the analysis of other professions.Ao conceito de gênero cabe a tarefa de problematizar os significados do que é ser mulher e homem nos distintos contextos históricos. O conceito de divisão sexual do trabalho possibilita examinar como essa divisão cria uma força de trabalho feminina, vista como mão de obra barata para certos tipos de afazeres, e como produz relações desiguais, hierarquizadas e assimétricas de exploração e opressão. Nesse sentido, propomos a articulação entre os conceitos de gênero e de divisão sexual do trabalho para a compreensão do uso do tempo no trabalho docente. Com base em pesquisa empírica de caráter qualitativo, desenvolvida com professoras e professores de uma escola de São Paulo entre 2006 e 2007, enfatizamos o caráter sexuado do trabalho docente, mas questionamos a dicotomia entre tempos de trabalho econômico maiores para os homens e tempos de trabalho para a reprodução social maiores para as mulheres, constatada na análise de outras profissões.Universidade do Porto2016-07-25T17:53:49Z2016-07-25T17:53:49Z2012-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALVARENGA, C. F.; VIANNA, C. P. Relações sociais de gênero e divisão sexual do trabalho: desafios para a compreensão do uso tempo no trabalho docente. Laboreal, Porto, v. 8, n. 1, p. 11-27, jul. 2012.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11429Laborealreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAlvarenga, Carolina FariaVianna, Cláudia Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-08T13:09:21Zoai:localhost:1/11429Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:09:21Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações sociais de gênero e divisão sexual do trabalho: desafios para a compreensão do uso do tempo no trabalho docente
Social relations of gender and sexual division of labor: challenges to understanding the use of time in teaching
Las relaciones sociales de género y la división sexual del trabajo: desafíos para la comprensión del uso del tiempo trabajo docente
Rapports sociaux de genre et division sexuelle du travail: défis pour la compréhension de l'utilisation du temps dans le travail enseignant
title Relações sociais de gênero e divisão sexual do trabalho: desafios para a compreensão do uso do tempo no trabalho docente
spellingShingle Relações sociais de gênero e divisão sexual do trabalho: desafios para a compreensão do uso do tempo no trabalho docente
Alvarenga, Carolina Faria
Relações de gênero
Trabalho docente
Divisão sexual do trabalho
Tempos de trabalho docente
Gender relations
Teaching work
Sexual division of labor
Teaching working time
title_short Relações sociais de gênero e divisão sexual do trabalho: desafios para a compreensão do uso do tempo no trabalho docente
title_full Relações sociais de gênero e divisão sexual do trabalho: desafios para a compreensão do uso do tempo no trabalho docente
title_fullStr Relações sociais de gênero e divisão sexual do trabalho: desafios para a compreensão do uso do tempo no trabalho docente
title_full_unstemmed Relações sociais de gênero e divisão sexual do trabalho: desafios para a compreensão do uso do tempo no trabalho docente
title_sort Relações sociais de gênero e divisão sexual do trabalho: desafios para a compreensão do uso do tempo no trabalho docente
author Alvarenga, Carolina Faria
author_facet Alvarenga, Carolina Faria
Vianna, Cláudia Pereira
author_role author
author2 Vianna, Cláudia Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarenga, Carolina Faria
Vianna, Cláudia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Relações de gênero
Trabalho docente
Divisão sexual do trabalho
Tempos de trabalho docente
Gender relations
Teaching work
Sexual division of labor
Teaching working time
topic Relações de gênero
Trabalho docente
Divisão sexual do trabalho
Tempos de trabalho docente
Gender relations
Teaching work
Sexual division of labor
Teaching working time
description The concept of gender is responsible for questioning what it means to be a woman and a man in different historical contexts. The concept of sexual division of labor makes it possible to examine how this division creates a female labor force, considered as cheap manpower for certain types of tasks, and how it produces unequal, hierarchical and asymmetrical exploitation and oppression relations. Accordingly, we propose a link between the concepts of gender and sexual division of labor to understand the use of time in teaching. Based on qualitative empirical research, developed with male and female teachers from a school in São Paulo, between 2006 and 2007, we emphasized the gendered nature of the teaching activity, but we question the dichotomy between greater economic working time for men and greater working time for social reproduction for women, found in the analysis of other professions.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07
2016-07-25T17:53:49Z
2016-07-25T17:53:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVARENGA, C. F.; VIANNA, C. P. Relações sociais de gênero e divisão sexual do trabalho: desafios para a compreensão do uso tempo no trabalho docente. Laboreal, Porto, v. 8, n. 1, p. 11-27, jul. 2012.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11429
identifier_str_mv ALVARENGA, C. F.; VIANNA, C. P. Relações sociais de gênero e divisão sexual do trabalho: desafios para a compreensão do uso tempo no trabalho docente. Laboreal, Porto, v. 8, n. 1, p. 11-27, jul. 2012.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Porto
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Porto
dc.source.none.fl_str_mv Laboreal
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439233844772864