Gênero, Raça e Classe uma perspectiva interseccional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula Carolina da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44805
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201510457
Resumo: O presente trabalho é inspirado na filósofa Angela Yvonne Davis, na sua obra Mulheres, Raça e Classe, especialmente, a partir das suas análises das estruturas racistas, sexistas e classistas de ordenação das sociedades norte-americanas, bem como, seu exame do modo como tais questões se combinam e se entrelaçam. Davis e outras referências são utilizadas no percurso dissertativo teórico-analítico para demonstrar como às opressões relacionadas principalmente às questões de gênero, raça e classe, não devem se sobrepor uma(s) à(s) outra(s), pois é fundamental pensar a interseccionalidade dos temas, de modo a ser necessário refletir sobre um problema quando se há primazia de uma questão sobre outra(s). Ademais, situações que explicitam como racismo, classismo e sexismo estruturam relações de poder e geram formas combinadas de opressão. Neste sentido, é preciso falar sobre a hierarquização de opressões e discutir sobre a importância de se considerar uma sociedade que não as hierarquiza e, assim, contribuir para perceber que há interesses políticos, econômicos e sociais, que se concentram em pautas com viés limitados, ao invés, de lutarem por uma sociedade livre de qualquer modo de violência e exploração. Portanto, propor como uma alternativa possível para a compreensão de certos problemas, a perspectiva interseccional.
id UFLA_8c87dffaee3f580979c3928f555e518f
oai_identifier_str oai:localhost:1/44805
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Gênero, Raça e Classe uma perspectiva interseccionalGênero, Raça e Classe uma perspectiva interseccionalNAO_INFORMADOO presente trabalho é inspirado na filósofa Angela Yvonne Davis, na sua obra Mulheres, Raça e Classe, especialmente, a partir das suas análises das estruturas racistas, sexistas e classistas de ordenação das sociedades norte-americanas, bem como, seu exame do modo como tais questões se combinam e se entrelaçam. Davis e outras referências são utilizadas no percurso dissertativo teórico-analítico para demonstrar como às opressões relacionadas principalmente às questões de gênero, raça e classe, não devem se sobrepor uma(s) à(s) outra(s), pois é fundamental pensar a interseccionalidade dos temas, de modo a ser necessário refletir sobre um problema quando se há primazia de uma questão sobre outra(s). Ademais, situações que explicitam como racismo, classismo e sexismo estruturam relações de poder e geram formas combinadas de opressão. Neste sentido, é preciso falar sobre a hierarquização de opressões e discutir sobre a importância de se considerar uma sociedade que não as hierarquiza e, assim, contribuir para perceber que há interesses políticos, econômicos e sociais, que se concentram em pautas com viés limitados, ao invés, de lutarem por uma sociedade livre de qualquer modo de violência e exploração. Portanto, propor como uma alternativa possível para a compreensão de certos problemas, a perspectiva interseccional.NAO_INFORMADOUniversidade Federal de LavrasUFLABrasilRenato dos Santos BeloNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADORenato dos Santos BeloNAO_INFORMADORoney Wagner VieiraNAO_INFORMADOVera Simone Schaefer KalsingNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOPaula Carolina da Silva2020-11-03T18:58:47Z2020-11-03T18:58:47Z2019-12-202019-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSilva, P. C. d. Gênero, Raça e Classe uma perspectiva interseccional. 2019. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44805http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201510457PortuguêsporAcesso aos termos da licença em repositorio.ufla.brrepositorio.ufla.brPaula Carolina da Silva e Universidade Federal de LavrasLicença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-11-03T18:58:47Zoai:localhost:1/44805Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-11-03T18:58:47Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero, Raça e Classe uma perspectiva interseccional
Gênero, Raça e Classe uma perspectiva interseccional
NAO_INFORMADO
title Gênero, Raça e Classe uma perspectiva interseccional
spellingShingle Gênero, Raça e Classe uma perspectiva interseccional
Paula Carolina da Silva
title_short Gênero, Raça e Classe uma perspectiva interseccional
title_full Gênero, Raça e Classe uma perspectiva interseccional
title_fullStr Gênero, Raça e Classe uma perspectiva interseccional
title_full_unstemmed Gênero, Raça e Classe uma perspectiva interseccional
title_sort Gênero, Raça e Classe uma perspectiva interseccional
author Paula Carolina da Silva
author_facet Paula Carolina da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Renato dos Santos Belo
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
Renato dos Santos Belo
NAO_INFORMADO
Roney Wagner Vieira
NAO_INFORMADO
Vera Simone Schaefer Kalsing
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula Carolina da Silva
description O presente trabalho é inspirado na filósofa Angela Yvonne Davis, na sua obra Mulheres, Raça e Classe, especialmente, a partir das suas análises das estruturas racistas, sexistas e classistas de ordenação das sociedades norte-americanas, bem como, seu exame do modo como tais questões se combinam e se entrelaçam. Davis e outras referências são utilizadas no percurso dissertativo teórico-analítico para demonstrar como às opressões relacionadas principalmente às questões de gênero, raça e classe, não devem se sobrepor uma(s) à(s) outra(s), pois é fundamental pensar a interseccionalidade dos temas, de modo a ser necessário refletir sobre um problema quando se há primazia de uma questão sobre outra(s). Ademais, situações que explicitam como racismo, classismo e sexismo estruturam relações de poder e geram formas combinadas de opressão. Neste sentido, é preciso falar sobre a hierarquização de opressões e discutir sobre a importância de se considerar uma sociedade que não as hierarquiza e, assim, contribuir para perceber que há interesses políticos, econômicos e sociais, que se concentram em pautas com viés limitados, ao invés, de lutarem por uma sociedade livre de qualquer modo de violência e exploração. Portanto, propor como uma alternativa possível para a compreensão de certos problemas, a perspectiva interseccional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
2019-12-16
2020-11-03T18:58:47Z
2020-11-03T18:58:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, P. C. d. Gênero, Raça e Classe uma perspectiva interseccional. 2019. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44805
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201510457
identifier_str_mv Silva, P. C. d. Gênero, Raça e Classe uma perspectiva interseccional. 2019. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44805
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201510457
dc.language.iso.fl_str_mv Português
por
language_invalid_str_mv Português
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
repositorio.ufla.br
Paula Carolina da Silva e Universidade Federal de Lavras
Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
repositorio.ufla.br
Paula Carolina da Silva e Universidade Federal de Lavras
Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835152048455680