Controle judicial do ato administrativo ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Adriano Garcia de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Borges, Luis Antonio Coimbra, Rezende, José Luiz Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39121
Resumo: Este trabalho visa avaliar o controle judicial atual dos atos administrativos ambientais, considerando a evolução da doutrina jurídica pós Constituição Federal de 1988, cuja concepção vem, paulatinamente, sendo alterada a partir de então. A inserção, no texto constitucional, de princípios norteadores da administração pública, aliada aos mandamentos específicos da tutela ambiental, vem levando os estudiosos do direito a modificarem a visão tradicionalista do princípio da presunção de legalidade do ato administrativo, quando este puder causar significativo dano ambiental à biodiversidade. Tal posicionamento da doutrina jurídica tem levado alguns tribunais a apreciarem, com maior rigor, os princípios norteadores do ato administrativo ambiental, analisando não só seus aspectos formais, mas também sua motivação, razoabilidade, proporcionalidade e finalidade. Entretanto, a defesa dos doutrinadores do direito administrativo na ampliação do controle judicial do ato administrativo ambiental, não vem se traduzindo em uma sensível alteração na jurisprudência, que ainda reflete um posicionamento dos tribunais na análise exclusiva da parte formal do processo. O controle judicial ampliado, apesar de ainda não ser uma regra na análise judicial dos atos administrativos ambientais, demonstra um caminho a ser alcançado na preservação dos recursos ambientais, ampliando os mecanismos de controle hoje existentes.
id UFLA_923943f0aebd5c64efacdca5196cd65a
oai_identifier_str oai:localhost:1/39121
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Controle judicial do ato administrativo ambientalJudicial control of environmental administrative actLegislação ambientalProcesso administrativoControle judicialEnvironmental legislationAdministrative proceedingJudicial controlEste trabalho visa avaliar o controle judicial atual dos atos administrativos ambientais, considerando a evolução da doutrina jurídica pós Constituição Federal de 1988, cuja concepção vem, paulatinamente, sendo alterada a partir de então. A inserção, no texto constitucional, de princípios norteadores da administração pública, aliada aos mandamentos específicos da tutela ambiental, vem levando os estudiosos do direito a modificarem a visão tradicionalista do princípio da presunção de legalidade do ato administrativo, quando este puder causar significativo dano ambiental à biodiversidade. Tal posicionamento da doutrina jurídica tem levado alguns tribunais a apreciarem, com maior rigor, os princípios norteadores do ato administrativo ambiental, analisando não só seus aspectos formais, mas também sua motivação, razoabilidade, proporcionalidade e finalidade. Entretanto, a defesa dos doutrinadores do direito administrativo na ampliação do controle judicial do ato administrativo ambiental, não vem se traduzindo em uma sensível alteração na jurisprudência, que ainda reflete um posicionamento dos tribunais na análise exclusiva da parte formal do processo. O controle judicial ampliado, apesar de ainda não ser uma regra na análise judicial dos atos administrativos ambientais, demonstra um caminho a ser alcançado na preservação dos recursos ambientais, ampliando os mecanismos de controle hoje existentes.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho2020-03-04T14:53:58Z2020-03-04T14:53:58Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUZA, A. G. de; BORGES, L. A. C.; REZENDE, J. L. P. de. Controle judicial do ato administrativo ambiental. Holos Environment, Rio Claro, v. 12, n. 1, p. 1-11, 2012.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39121Holos Environmentreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Adriano Garcia deBorges, Luis Antonio CoimbraRezende, José Luiz Pereira depor2020-03-04T14:54:26Zoai:localhost:1/39121Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-03-04T14:54:26Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Controle judicial do ato administrativo ambiental
Judicial control of environmental administrative act
title Controle judicial do ato administrativo ambiental
spellingShingle Controle judicial do ato administrativo ambiental
Souza, Adriano Garcia de
Legislação ambiental
Processo administrativo
Controle judicial
Environmental legislation
Administrative proceeding
Judicial control
title_short Controle judicial do ato administrativo ambiental
title_full Controle judicial do ato administrativo ambiental
title_fullStr Controle judicial do ato administrativo ambiental
title_full_unstemmed Controle judicial do ato administrativo ambiental
title_sort Controle judicial do ato administrativo ambiental
author Souza, Adriano Garcia de
author_facet Souza, Adriano Garcia de
Borges, Luis Antonio Coimbra
Rezende, José Luiz Pereira de
author_role author
author2 Borges, Luis Antonio Coimbra
Rezende, José Luiz Pereira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Adriano Garcia de
Borges, Luis Antonio Coimbra
Rezende, José Luiz Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Legislação ambiental
Processo administrativo
Controle judicial
Environmental legislation
Administrative proceeding
Judicial control
topic Legislação ambiental
Processo administrativo
Controle judicial
Environmental legislation
Administrative proceeding
Judicial control
description Este trabalho visa avaliar o controle judicial atual dos atos administrativos ambientais, considerando a evolução da doutrina jurídica pós Constituição Federal de 1988, cuja concepção vem, paulatinamente, sendo alterada a partir de então. A inserção, no texto constitucional, de princípios norteadores da administração pública, aliada aos mandamentos específicos da tutela ambiental, vem levando os estudiosos do direito a modificarem a visão tradicionalista do princípio da presunção de legalidade do ato administrativo, quando este puder causar significativo dano ambiental à biodiversidade. Tal posicionamento da doutrina jurídica tem levado alguns tribunais a apreciarem, com maior rigor, os princípios norteadores do ato administrativo ambiental, analisando não só seus aspectos formais, mas também sua motivação, razoabilidade, proporcionalidade e finalidade. Entretanto, a defesa dos doutrinadores do direito administrativo na ampliação do controle judicial do ato administrativo ambiental, não vem se traduzindo em uma sensível alteração na jurisprudência, que ainda reflete um posicionamento dos tribunais na análise exclusiva da parte formal do processo. O controle judicial ampliado, apesar de ainda não ser uma regra na análise judicial dos atos administrativos ambientais, demonstra um caminho a ser alcançado na preservação dos recursos ambientais, ampliando os mecanismos de controle hoje existentes.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2020-03-04T14:53:58Z
2020-03-04T14:53:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, A. G. de; BORGES, L. A. C.; REZENDE, J. L. P. de. Controle judicial do ato administrativo ambiental. Holos Environment, Rio Claro, v. 12, n. 1, p. 1-11, 2012.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39121
identifier_str_mv SOUZA, A. G. de; BORGES, L. A. C.; REZENDE, J. L. P. de. Controle judicial do ato administrativo ambiental. Holos Environment, Rio Claro, v. 12, n. 1, p. 1-11, 2012.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.source.none.fl_str_mv Holos Environment
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550081479835648