Promovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Juliana da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12995
Resumo: Conduziu-se, este trabalho, com o objetivo de identificar as potencialidades oferecidas pelos grupos colaborativos, no processo de ensino aprendizagem visando a promover a alfabetização científica. Sua fundamentação está na teoria de aprendizagem apresentada por Leontiev, um dos colaboradores da teoria sociointeracionista, e traz como proposta colocar o estudante em atividade num contexto significativo, estabelecido por meio da investigação, elaborações mentais e apropriações de conhecimentos. Buscando dentro dessa perspectiva, avaliar a atividade como uma manifestação da consciência, exigindo um conjunto de ações que leva o estudante a exercer a capacidade de planejar, analisar e executar. Para tanto, foi elaborada uma unidade didática composta por um conjunto de aulas para desenvolver os conceitos de eletricidade, mais especificamente os circuitos elétricos resistivos, em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. O desenvolvimento do trabalho a partir dos grupos de colaboração identificou vários fatores positivos, destacando-se as interações dialógicas entre estudantes e professor, evidenciando essa estratégia como uma proposta de ensino muito significativa na perspectiva da formação social e intelectual do estudante.
id UFLA_9bc673567263269ea9245a67f76e959c
oai_identifier_str oai:localhost:1/12995
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Promovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativosPromoting scientific literacy in the study of resistant electric circuits by activities in collaborative groupsGrupos colaborativosAlfabetização científicaTeoria de atividadesEletricidadeFísica - EnsinoFísica - Metodologias de ensinoCollaborative groupsScientific alphabetizationTheory of activitiesPhysics - TeachingPhysics - Teaching methodologiesFísicaConduziu-se, este trabalho, com o objetivo de identificar as potencialidades oferecidas pelos grupos colaborativos, no processo de ensino aprendizagem visando a promover a alfabetização científica. Sua fundamentação está na teoria de aprendizagem apresentada por Leontiev, um dos colaboradores da teoria sociointeracionista, e traz como proposta colocar o estudante em atividade num contexto significativo, estabelecido por meio da investigação, elaborações mentais e apropriações de conhecimentos. Buscando dentro dessa perspectiva, avaliar a atividade como uma manifestação da consciência, exigindo um conjunto de ações que leva o estudante a exercer a capacidade de planejar, analisar e executar. Para tanto, foi elaborada uma unidade didática composta por um conjunto de aulas para desenvolver os conceitos de eletricidade, mais especificamente os circuitos elétricos resistivos, em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. O desenvolvimento do trabalho a partir dos grupos de colaboração identificou vários fatores positivos, destacando-se as interações dialógicas entre estudantes e professor, evidenciando essa estratégia como uma proposta de ensino muito significativa na perspectiva da formação social e intelectual do estudante.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Conduziu-se, este trabalho, com o objetivo de identificar as potencialidades oferecidas pelos grupos colaborativos, no processo de ensino aprendizagem visando a promover a alfabetização científica. Sua fundamentação está na teoria de aprendizagem apresentada por Leontiev, um dos colaboradores da teoria sociointeracionista, e traz como proposta colocar o estudante em atividade num contexto significativo, estabelecido por meio da investigação, elaborações mentais e apropriações de conhecimentos. Buscando dentro dessa perspectiva, avaliar a atividade como uma manifestação da consciência, exigindo um conjunto de ações que leva o estudante a exercer a capacidade de planejar, analisar e executar. Para tanto, foi elaborada uma unidade didática composta por um conjunto de aulas para desenvolver os conceitos de eletricidade, mais especificamente os circuitos elétricos resistivos, em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. O desenvolvimento do trabalho a partir dos grupos de colaboração identificou vários fatores positivos, destacando-se as interações dialógicas entre estudantes e professor, evidenciando essa estratégia como uma proposta de ensino muito significativa na perspectiva da formação social e intelectual do estudante.Universidade Federal de LavrasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUFLAbrasilDepartamento de Ciências ExatasMaciel, Antônio Marcelo MartinsLibardi, HelenaSilva, Joaquim Paulo daCarvalho, Regina SimplícioLeitão, Ulisses AzevedoPinto, Juliana da Silva2017-05-18T17:17:57Z2017-05-18T17:17:57Z2017-05-172017-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPINTO, J. da S. Promovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativos. 2017. 147 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12995porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2021-01-18T17:50:11Zoai:localhost:1/12995Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2021-01-18T17:50:11Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Promovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativos
Promoting scientific literacy in the study of resistant electric circuits by activities in collaborative groups
title Promovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativos
spellingShingle Promovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativos
Pinto, Juliana da Silva
Grupos colaborativos
Alfabetização científica
Teoria de atividades
Eletricidade
Física - Ensino
Física - Metodologias de ensino
Collaborative groups
Scientific alphabetization
Theory of activities
Physics - Teaching
Physics - Teaching methodologies
Física
title_short Promovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativos
title_full Promovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativos
title_fullStr Promovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativos
title_full_unstemmed Promovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativos
title_sort Promovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativos
author Pinto, Juliana da Silva
author_facet Pinto, Juliana da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maciel, Antônio Marcelo Martins
Libardi, Helena
Silva, Joaquim Paulo da
Carvalho, Regina Simplício
Leitão, Ulisses Azevedo
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Juliana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Grupos colaborativos
Alfabetização científica
Teoria de atividades
Eletricidade
Física - Ensino
Física - Metodologias de ensino
Collaborative groups
Scientific alphabetization
Theory of activities
Physics - Teaching
Physics - Teaching methodologies
Física
topic Grupos colaborativos
Alfabetização científica
Teoria de atividades
Eletricidade
Física - Ensino
Física - Metodologias de ensino
Collaborative groups
Scientific alphabetization
Theory of activities
Physics - Teaching
Physics - Teaching methodologies
Física
description Conduziu-se, este trabalho, com o objetivo de identificar as potencialidades oferecidas pelos grupos colaborativos, no processo de ensino aprendizagem visando a promover a alfabetização científica. Sua fundamentação está na teoria de aprendizagem apresentada por Leontiev, um dos colaboradores da teoria sociointeracionista, e traz como proposta colocar o estudante em atividade num contexto significativo, estabelecido por meio da investigação, elaborações mentais e apropriações de conhecimentos. Buscando dentro dessa perspectiva, avaliar a atividade como uma manifestação da consciência, exigindo um conjunto de ações que leva o estudante a exercer a capacidade de planejar, analisar e executar. Para tanto, foi elaborada uma unidade didática composta por um conjunto de aulas para desenvolver os conceitos de eletricidade, mais especificamente os circuitos elétricos resistivos, em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. O desenvolvimento do trabalho a partir dos grupos de colaboração identificou vários fatores positivos, destacando-se as interações dialógicas entre estudantes e professor, evidenciando essa estratégia como uma proposta de ensino muito significativa na perspectiva da formação social e intelectual do estudante.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-18T17:17:57Z
2017-05-18T17:17:57Z
2017-05-17
2017-02-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINTO, J. da S. Promovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativos. 2017. 147 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12995
identifier_str_mv PINTO, J. da S. Promovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativos. 2017. 147 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
UFLA
brasil
Departamento de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
UFLA
brasil
Departamento de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439063006576640