Promovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12995 |
Resumo: | Conduziu-se, este trabalho, com o objetivo de identificar as potencialidades oferecidas pelos grupos colaborativos, no processo de ensino aprendizagem visando a promover a alfabetização científica. Sua fundamentação está na teoria de aprendizagem apresentada por Leontiev, um dos colaboradores da teoria sociointeracionista, e traz como proposta colocar o estudante em atividade num contexto significativo, estabelecido por meio da investigação, elaborações mentais e apropriações de conhecimentos. Buscando dentro dessa perspectiva, avaliar a atividade como uma manifestação da consciência, exigindo um conjunto de ações que leva o estudante a exercer a capacidade de planejar, analisar e executar. Para tanto, foi elaborada uma unidade didática composta por um conjunto de aulas para desenvolver os conceitos de eletricidade, mais especificamente os circuitos elétricos resistivos, em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. O desenvolvimento do trabalho a partir dos grupos de colaboração identificou vários fatores positivos, destacando-se as interações dialógicas entre estudantes e professor, evidenciando essa estratégia como uma proposta de ensino muito significativa na perspectiva da formação social e intelectual do estudante. |
id |
UFLA_9bc673567263269ea9245a67f76e959c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/12995 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Promovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativosPromoting scientific literacy in the study of resistant electric circuits by activities in collaborative groupsGrupos colaborativosAlfabetização científicaTeoria de atividadesEletricidadeFísica - EnsinoFísica - Metodologias de ensinoCollaborative groupsScientific alphabetizationTheory of activitiesPhysics - TeachingPhysics - Teaching methodologiesFísicaConduziu-se, este trabalho, com o objetivo de identificar as potencialidades oferecidas pelos grupos colaborativos, no processo de ensino aprendizagem visando a promover a alfabetização científica. Sua fundamentação está na teoria de aprendizagem apresentada por Leontiev, um dos colaboradores da teoria sociointeracionista, e traz como proposta colocar o estudante em atividade num contexto significativo, estabelecido por meio da investigação, elaborações mentais e apropriações de conhecimentos. Buscando dentro dessa perspectiva, avaliar a atividade como uma manifestação da consciência, exigindo um conjunto de ações que leva o estudante a exercer a capacidade de planejar, analisar e executar. Para tanto, foi elaborada uma unidade didática composta por um conjunto de aulas para desenvolver os conceitos de eletricidade, mais especificamente os circuitos elétricos resistivos, em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. O desenvolvimento do trabalho a partir dos grupos de colaboração identificou vários fatores positivos, destacando-se as interações dialógicas entre estudantes e professor, evidenciando essa estratégia como uma proposta de ensino muito significativa na perspectiva da formação social e intelectual do estudante.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Conduziu-se, este trabalho, com o objetivo de identificar as potencialidades oferecidas pelos grupos colaborativos, no processo de ensino aprendizagem visando a promover a alfabetização científica. Sua fundamentação está na teoria de aprendizagem apresentada por Leontiev, um dos colaboradores da teoria sociointeracionista, e traz como proposta colocar o estudante em atividade num contexto significativo, estabelecido por meio da investigação, elaborações mentais e apropriações de conhecimentos. Buscando dentro dessa perspectiva, avaliar a atividade como uma manifestação da consciência, exigindo um conjunto de ações que leva o estudante a exercer a capacidade de planejar, analisar e executar. Para tanto, foi elaborada uma unidade didática composta por um conjunto de aulas para desenvolver os conceitos de eletricidade, mais especificamente os circuitos elétricos resistivos, em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. O desenvolvimento do trabalho a partir dos grupos de colaboração identificou vários fatores positivos, destacando-se as interações dialógicas entre estudantes e professor, evidenciando essa estratégia como uma proposta de ensino muito significativa na perspectiva da formação social e intelectual do estudante.Universidade Federal de LavrasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUFLAbrasilDepartamento de Ciências ExatasMaciel, Antônio Marcelo MartinsLibardi, HelenaSilva, Joaquim Paulo daCarvalho, Regina SimplícioLeitão, Ulisses AzevedoPinto, Juliana da Silva2017-05-18T17:17:57Z2017-05-18T17:17:57Z2017-05-172017-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPINTO, J. da S. Promovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativos. 2017. 147 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12995porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2021-01-18T17:50:11Zoai:localhost:1/12995Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2021-01-18T17:50:11Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativos Promoting scientific literacy in the study of resistant electric circuits by activities in collaborative groups |
title |
Promovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativos |
spellingShingle |
Promovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativos Pinto, Juliana da Silva Grupos colaborativos Alfabetização científica Teoria de atividades Eletricidade Física - Ensino Física - Metodologias de ensino Collaborative groups Scientific alphabetization Theory of activities Physics - Teaching Physics - Teaching methodologies Física |
title_short |
Promovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativos |
title_full |
Promovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativos |
title_fullStr |
Promovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativos |
title_full_unstemmed |
Promovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativos |
title_sort |
Promovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativos |
author |
Pinto, Juliana da Silva |
author_facet |
Pinto, Juliana da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maciel, Antônio Marcelo Martins Libardi, Helena Silva, Joaquim Paulo da Carvalho, Regina Simplício Leitão, Ulisses Azevedo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Juliana da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grupos colaborativos Alfabetização científica Teoria de atividades Eletricidade Física - Ensino Física - Metodologias de ensino Collaborative groups Scientific alphabetization Theory of activities Physics - Teaching Physics - Teaching methodologies Física |
topic |
Grupos colaborativos Alfabetização científica Teoria de atividades Eletricidade Física - Ensino Física - Metodologias de ensino Collaborative groups Scientific alphabetization Theory of activities Physics - Teaching Physics - Teaching methodologies Física |
description |
Conduziu-se, este trabalho, com o objetivo de identificar as potencialidades oferecidas pelos grupos colaborativos, no processo de ensino aprendizagem visando a promover a alfabetização científica. Sua fundamentação está na teoria de aprendizagem apresentada por Leontiev, um dos colaboradores da teoria sociointeracionista, e traz como proposta colocar o estudante em atividade num contexto significativo, estabelecido por meio da investigação, elaborações mentais e apropriações de conhecimentos. Buscando dentro dessa perspectiva, avaliar a atividade como uma manifestação da consciência, exigindo um conjunto de ações que leva o estudante a exercer a capacidade de planejar, analisar e executar. Para tanto, foi elaborada uma unidade didática composta por um conjunto de aulas para desenvolver os conceitos de eletricidade, mais especificamente os circuitos elétricos resistivos, em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. O desenvolvimento do trabalho a partir dos grupos de colaboração identificou vários fatores positivos, destacando-se as interações dialógicas entre estudantes e professor, evidenciando essa estratégia como uma proposta de ensino muito significativa na perspectiva da formação social e intelectual do estudante. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-18T17:17:57Z 2017-05-18T17:17:57Z 2017-05-17 2017-02-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINTO, J. da S. Promovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativos. 2017. 147 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12995 |
identifier_str_mv |
PINTO, J. da S. Promovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativos. 2017. 147 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UFLA brasil Departamento de Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UFLA brasil Departamento de Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439063006576640 |