Narrativas da infância e a arte fotográfica de Vivian Maier como ferramenta para a educação do olhar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Naves, Ludmila Magalhães
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lobo, Dalva de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49643
Resumo: Assuming that photography is a form of language, a visual text that narrates communicates ideas and leads to the production of meanings, this article seeks to reflect on its dialogical, and formative potential. In this sense, it assumes as its objective, to identify the aesthetic, cultural and educational elements considering education for the senses from the perspective of art. To this end, Vivian Maier’s photographs will be analyzed, focusing on her urban records on childhood in New York City in the second half of the twentieth century. Based on the concepts of image and visual literacy supported on the studies of Vilém Flusser, Walter Benjamin, Alberto Manguel, Susan Sontag and Lucia Santaella, among other authors that contemplate the themes addressed in this text, it is expected to contribute to a closer dialogue with the photographic image, considering its informative and educational dimension to sensitivity, without losing sight of its dialectical potential.
id UFLA_9bc935d926f1ec06cf32383fba4b61f8
oai_identifier_str oai:localhost:1/49643
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Narrativas da infância e a arte fotográfica de Vivian Maier como ferramenta para a educação do olharVivian Maier’s photographic art and the narratives of childhood: for the education of the sightFotografiaLeitura de imagensLetramento visualPhotographyReading imagesVisual literacyAssuming that photography is a form of language, a visual text that narrates communicates ideas and leads to the production of meanings, this article seeks to reflect on its dialogical, and formative potential. In this sense, it assumes as its objective, to identify the aesthetic, cultural and educational elements considering education for the senses from the perspective of art. To this end, Vivian Maier’s photographs will be analyzed, focusing on her urban records on childhood in New York City in the second half of the twentieth century. Based on the concepts of image and visual literacy supported on the studies of Vilém Flusser, Walter Benjamin, Alberto Manguel, Susan Sontag and Lucia Santaella, among other authors that contemplate the themes addressed in this text, it is expected to contribute to a closer dialogue with the photographic image, considering its informative and educational dimension to sensitivity, without losing sight of its dialectical potential.Partindo do pressuposto de que a fotografia é uma forma de linguagem, um texto que narra e que comunica ideias, o presente artigo busca refletir sobre sua potencialidade dialógica e, nesse sentido, identificar os elementos estéticos, culturais e educativos considerando a educação para os sentidos na perspectiva da arte. Para tanto, serão analisadas fotografias autorais de Vivian Maier, com foco nos seus registros urbanos sobre a infância na cidade de Nova Iorque na segunda metade do século XX. A presente reflexão, apoia-se nos conceitos de imagem e letramento visual a partir dos estudos de Vilém Flusser, Walter Benjamin, Alberto Manguel, Susan Sontag e Lucia Santaella, entre outros autores que contemplam as temáticas abordadas neste texto. Espera-se, desse modo, contribuir para um diálogo mais estreito com a imagem fotográfica, visto sua potencialidade informativa capaz de educar para a sensibilidade do sujeito leitor bem como sua educação do olhar.Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos2022-03-31T21:43:00Z2022-03-31T21:43:00Z2021-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNAVES, L. M.; LOBO, D. de S. Narrativas da infância e a arte fotográfica de Vivian Maier como ferramenta para a educação do olhar. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 25, 2021. DOI: 10.4013/edu.2021.251.30.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49643Revista Educação Unisinosreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessNaves, Ludmila MagalhãesLobo, Dalva de Souzapor2022-03-31T21:45:59Zoai:localhost:1/49643Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2022-03-31T21:45:59Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas da infância e a arte fotográfica de Vivian Maier como ferramenta para a educação do olhar
Vivian Maier’s photographic art and the narratives of childhood: for the education of the sight
title Narrativas da infância e a arte fotográfica de Vivian Maier como ferramenta para a educação do olhar
spellingShingle Narrativas da infância e a arte fotográfica de Vivian Maier como ferramenta para a educação do olhar
Naves, Ludmila Magalhães
Fotografia
Leitura de imagens
Letramento visual
Photography
Reading images
Visual literacy
title_short Narrativas da infância e a arte fotográfica de Vivian Maier como ferramenta para a educação do olhar
title_full Narrativas da infância e a arte fotográfica de Vivian Maier como ferramenta para a educação do olhar
title_fullStr Narrativas da infância e a arte fotográfica de Vivian Maier como ferramenta para a educação do olhar
title_full_unstemmed Narrativas da infância e a arte fotográfica de Vivian Maier como ferramenta para a educação do olhar
title_sort Narrativas da infância e a arte fotográfica de Vivian Maier como ferramenta para a educação do olhar
author Naves, Ludmila Magalhães
author_facet Naves, Ludmila Magalhães
Lobo, Dalva de Souza
author_role author
author2 Lobo, Dalva de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Naves, Ludmila Magalhães
Lobo, Dalva de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Leitura de imagens
Letramento visual
Photography
Reading images
Visual literacy
topic Fotografia
Leitura de imagens
Letramento visual
Photography
Reading images
Visual literacy
description Assuming that photography is a form of language, a visual text that narrates communicates ideas and leads to the production of meanings, this article seeks to reflect on its dialogical, and formative potential. In this sense, it assumes as its objective, to identify the aesthetic, cultural and educational elements considering education for the senses from the perspective of art. To this end, Vivian Maier’s photographs will be analyzed, focusing on her urban records on childhood in New York City in the second half of the twentieth century. Based on the concepts of image and visual literacy supported on the studies of Vilém Flusser, Walter Benjamin, Alberto Manguel, Susan Sontag and Lucia Santaella, among other authors that contemplate the themes addressed in this text, it is expected to contribute to a closer dialogue with the photographic image, considering its informative and educational dimension to sensitivity, without losing sight of its dialectical potential.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11
2022-03-31T21:43:00Z
2022-03-31T21:43:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NAVES, L. M.; LOBO, D. de S. Narrativas da infância e a arte fotográfica de Vivian Maier como ferramenta para a educação do olhar. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 25, 2021. DOI: 10.4013/edu.2021.251.30.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49643
identifier_str_mv NAVES, L. M.; LOBO, D. de S. Narrativas da infância e a arte fotográfica de Vivian Maier como ferramenta para a educação do olhar. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 25, 2021. DOI: 10.4013/edu.2021.251.30.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação Unisinos
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835048358969344