Uma proposta de imersão no processo da fotografia e na leitura de imagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giordano, Liliane de Fátima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/144075
Resumo: Esta dissertação buscou entender como o processo de leitura da linguagem visual pode se expandir, por meio das relações que se estabelecem entre o eu - fotógrafo e o objeto a ser fotografado, através de um curso denominado Oficina de Fotografia. Adotou-se como referencial teórico os estudos de Paulo Freire sobre educação; de Ana Mae Barbosa sobre leitura de imagens; de María Acaso sobre educação visual; e de Joan Fontcuberta sobre a linguagem fotográfica. Para tal, constituiu-se um Grupo Focal com alunos de diferentes idades e profissões que haviam realizado o curso Oficina de Fotografia. Os depoimentos coletados constituem o corpus de análise dessa pesquisa. O método do Grupo Focal diz respeito à abordagem qualitativa de pesquisa, que procura conhecer o que os sujeitos envolvidos em uma determinada situação ou evento pensam a respeito de um tema proposto pelo pesquisador. Os resultados obtidos a partir da análise das entrevistas demonstram que os alunos passaram a ter uma leitura mais criteriosa não só das imagens fotográficas como também da linguagem visual em cenas cotidianas, após realizarem a Oficina de Fotografia.
id URGS_2beeeb88e957df186746aa6c94b134c4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/144075
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Giordano, Liliane de FátimaPillar, Analice Dutra2016-07-29T02:17:01Z2016http://hdl.handle.net/10183/144075000998374Esta dissertação buscou entender como o processo de leitura da linguagem visual pode se expandir, por meio das relações que se estabelecem entre o eu - fotógrafo e o objeto a ser fotografado, através de um curso denominado Oficina de Fotografia. Adotou-se como referencial teórico os estudos de Paulo Freire sobre educação; de Ana Mae Barbosa sobre leitura de imagens; de María Acaso sobre educação visual; e de Joan Fontcuberta sobre a linguagem fotográfica. Para tal, constituiu-se um Grupo Focal com alunos de diferentes idades e profissões que haviam realizado o curso Oficina de Fotografia. Os depoimentos coletados constituem o corpus de análise dessa pesquisa. O método do Grupo Focal diz respeito à abordagem qualitativa de pesquisa, que procura conhecer o que os sujeitos envolvidos em uma determinada situação ou evento pensam a respeito de um tema proposto pelo pesquisador. Os resultados obtidos a partir da análise das entrevistas demonstram que os alunos passaram a ter uma leitura mais criteriosa não só das imagens fotográficas como também da linguagem visual em cenas cotidianas, após realizarem a Oficina de Fotografia.This dissertation aimed to understand how the process of reading visual language can be expand by the relations that are established between the photographer itself and the object to be photographed in a course called Workshop of Photography. As theoretical reference it was used the studies from Paulo Freire about education; from Ana Mae Barbosa about images reading; from María Acaso about visual education; and from Joan Fontcuberta about photographic language. A Focus Group was organized with subjects from different ages and professions that had already attended the Workshop of Photography. The statements collected constitute the corpus of analysis of this research. The Focus Group is applied in a qualitative research methodology that aims to know what the subjects, involved in a particular situation or event, think about an issue suggested by the researcher. The obtained results based on an analysis from the interviews showed that the subjects, after attending the Workshop of Photography, have achieved a more discerning reading not only of the photographic images, but also from the visual language in everyday life scenes.application/pdfporFotografiaImagemRepresentaçãoVisual educationImages readingPhotographyWorkshop of photographyUma proposta de imersão no processo da fotografia e na leitura de imagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000998374.pdf000998374.pdfTexto completoapplication/pdf12656058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144075/1/000998374.pdf3830cf43a615ea2d0e044df82a2c4c09MD51TEXT000998374.pdf.txt000998374.pdf.txtExtracted Texttext/plain177919http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144075/2/000998374.pdf.txt8551b5a407cc5dff9754ad5cd6aac077MD52THUMBNAIL000998374.pdf.jpg000998374.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144075/3/000998374.pdf.jpg8484754d885795935c37fe1a6c94ac65MD5310183/1440752018-10-29 07:45:33.221oai:www.lume.ufrgs.br:10183/144075Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T10:45:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta de imersão no processo da fotografia e na leitura de imagens
title Uma proposta de imersão no processo da fotografia e na leitura de imagens
spellingShingle Uma proposta de imersão no processo da fotografia e na leitura de imagens
Giordano, Liliane de Fátima
Fotografia
Imagem
Representação
Visual education
Images reading
Photography
Workshop of photography
title_short Uma proposta de imersão no processo da fotografia e na leitura de imagens
title_full Uma proposta de imersão no processo da fotografia e na leitura de imagens
title_fullStr Uma proposta de imersão no processo da fotografia e na leitura de imagens
title_full_unstemmed Uma proposta de imersão no processo da fotografia e na leitura de imagens
title_sort Uma proposta de imersão no processo da fotografia e na leitura de imagens
author Giordano, Liliane de Fátima
author_facet Giordano, Liliane de Fátima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giordano, Liliane de Fátima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pillar, Analice Dutra
contributor_str_mv Pillar, Analice Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Imagem
Representação
topic Fotografia
Imagem
Representação
Visual education
Images reading
Photography
Workshop of photography
dc.subject.eng.fl_str_mv Visual education
Images reading
Photography
Workshop of photography
description Esta dissertação buscou entender como o processo de leitura da linguagem visual pode se expandir, por meio das relações que se estabelecem entre o eu - fotógrafo e o objeto a ser fotografado, através de um curso denominado Oficina de Fotografia. Adotou-se como referencial teórico os estudos de Paulo Freire sobre educação; de Ana Mae Barbosa sobre leitura de imagens; de María Acaso sobre educação visual; e de Joan Fontcuberta sobre a linguagem fotográfica. Para tal, constituiu-se um Grupo Focal com alunos de diferentes idades e profissões que haviam realizado o curso Oficina de Fotografia. Os depoimentos coletados constituem o corpus de análise dessa pesquisa. O método do Grupo Focal diz respeito à abordagem qualitativa de pesquisa, que procura conhecer o que os sujeitos envolvidos em uma determinada situação ou evento pensam a respeito de um tema proposto pelo pesquisador. Os resultados obtidos a partir da análise das entrevistas demonstram que os alunos passaram a ter uma leitura mais criteriosa não só das imagens fotográficas como também da linguagem visual em cenas cotidianas, após realizarem a Oficina de Fotografia.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-29T02:17:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/144075
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000998374
url http://hdl.handle.net/10183/144075
identifier_str_mv 000998374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144075/1/000998374.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144075/2/000998374.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144075/3/000998374.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3830cf43a615ea2d0e044df82a2c4c09
8551b5a407cc5dff9754ad5cd6aac077
8484754d885795935c37fe1a6c94ac65
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736938800971776