Uma proposta de imersão no processo da fotografia e na leitura de imagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/144075 |
Resumo: | Esta dissertação buscou entender como o processo de leitura da linguagem visual pode se expandir, por meio das relações que se estabelecem entre o eu - fotógrafo e o objeto a ser fotografado, através de um curso denominado Oficina de Fotografia. Adotou-se como referencial teórico os estudos de Paulo Freire sobre educação; de Ana Mae Barbosa sobre leitura de imagens; de María Acaso sobre educação visual; e de Joan Fontcuberta sobre a linguagem fotográfica. Para tal, constituiu-se um Grupo Focal com alunos de diferentes idades e profissões que haviam realizado o curso Oficina de Fotografia. Os depoimentos coletados constituem o corpus de análise dessa pesquisa. O método do Grupo Focal diz respeito à abordagem qualitativa de pesquisa, que procura conhecer o que os sujeitos envolvidos em uma determinada situação ou evento pensam a respeito de um tema proposto pelo pesquisador. Os resultados obtidos a partir da análise das entrevistas demonstram que os alunos passaram a ter uma leitura mais criteriosa não só das imagens fotográficas como também da linguagem visual em cenas cotidianas, após realizarem a Oficina de Fotografia. |
id |
URGS_2beeeb88e957df186746aa6c94b134c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/144075 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Giordano, Liliane de FátimaPillar, Analice Dutra2016-07-29T02:17:01Z2016http://hdl.handle.net/10183/144075000998374Esta dissertação buscou entender como o processo de leitura da linguagem visual pode se expandir, por meio das relações que se estabelecem entre o eu - fotógrafo e o objeto a ser fotografado, através de um curso denominado Oficina de Fotografia. Adotou-se como referencial teórico os estudos de Paulo Freire sobre educação; de Ana Mae Barbosa sobre leitura de imagens; de María Acaso sobre educação visual; e de Joan Fontcuberta sobre a linguagem fotográfica. Para tal, constituiu-se um Grupo Focal com alunos de diferentes idades e profissões que haviam realizado o curso Oficina de Fotografia. Os depoimentos coletados constituem o corpus de análise dessa pesquisa. O método do Grupo Focal diz respeito à abordagem qualitativa de pesquisa, que procura conhecer o que os sujeitos envolvidos em uma determinada situação ou evento pensam a respeito de um tema proposto pelo pesquisador. Os resultados obtidos a partir da análise das entrevistas demonstram que os alunos passaram a ter uma leitura mais criteriosa não só das imagens fotográficas como também da linguagem visual em cenas cotidianas, após realizarem a Oficina de Fotografia.This dissertation aimed to understand how the process of reading visual language can be expand by the relations that are established between the photographer itself and the object to be photographed in a course called Workshop of Photography. As theoretical reference it was used the studies from Paulo Freire about education; from Ana Mae Barbosa about images reading; from María Acaso about visual education; and from Joan Fontcuberta about photographic language. A Focus Group was organized with subjects from different ages and professions that had already attended the Workshop of Photography. The statements collected constitute the corpus of analysis of this research. The Focus Group is applied in a qualitative research methodology that aims to know what the subjects, involved in a particular situation or event, think about an issue suggested by the researcher. The obtained results based on an analysis from the interviews showed that the subjects, after attending the Workshop of Photography, have achieved a more discerning reading not only of the photographic images, but also from the visual language in everyday life scenes.application/pdfporFotografiaImagemRepresentaçãoVisual educationImages readingPhotographyWorkshop of photographyUma proposta de imersão no processo da fotografia e na leitura de imagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000998374.pdf000998374.pdfTexto completoapplication/pdf12656058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144075/1/000998374.pdf3830cf43a615ea2d0e044df82a2c4c09MD51TEXT000998374.pdf.txt000998374.pdf.txtExtracted Texttext/plain177919http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144075/2/000998374.pdf.txt8551b5a407cc5dff9754ad5cd6aac077MD52THUMBNAIL000998374.pdf.jpg000998374.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144075/3/000998374.pdf.jpg8484754d885795935c37fe1a6c94ac65MD5310183/1440752018-10-29 07:45:33.221oai:www.lume.ufrgs.br:10183/144075Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T10:45:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta de imersão no processo da fotografia e na leitura de imagens |
title |
Uma proposta de imersão no processo da fotografia e na leitura de imagens |
spellingShingle |
Uma proposta de imersão no processo da fotografia e na leitura de imagens Giordano, Liliane de Fátima Fotografia Imagem Representação Visual education Images reading Photography Workshop of photography |
title_short |
Uma proposta de imersão no processo da fotografia e na leitura de imagens |
title_full |
Uma proposta de imersão no processo da fotografia e na leitura de imagens |
title_fullStr |
Uma proposta de imersão no processo da fotografia e na leitura de imagens |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de imersão no processo da fotografia e na leitura de imagens |
title_sort |
Uma proposta de imersão no processo da fotografia e na leitura de imagens |
author |
Giordano, Liliane de Fátima |
author_facet |
Giordano, Liliane de Fátima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giordano, Liliane de Fátima |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pillar, Analice Dutra |
contributor_str_mv |
Pillar, Analice Dutra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Imagem Representação |
topic |
Fotografia Imagem Representação Visual education Images reading Photography Workshop of photography |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Visual education Images reading Photography Workshop of photography |
description |
Esta dissertação buscou entender como o processo de leitura da linguagem visual pode se expandir, por meio das relações que se estabelecem entre o eu - fotógrafo e o objeto a ser fotografado, através de um curso denominado Oficina de Fotografia. Adotou-se como referencial teórico os estudos de Paulo Freire sobre educação; de Ana Mae Barbosa sobre leitura de imagens; de María Acaso sobre educação visual; e de Joan Fontcuberta sobre a linguagem fotográfica. Para tal, constituiu-se um Grupo Focal com alunos de diferentes idades e profissões que haviam realizado o curso Oficina de Fotografia. Os depoimentos coletados constituem o corpus de análise dessa pesquisa. O método do Grupo Focal diz respeito à abordagem qualitativa de pesquisa, que procura conhecer o que os sujeitos envolvidos em uma determinada situação ou evento pensam a respeito de um tema proposto pelo pesquisador. Os resultados obtidos a partir da análise das entrevistas demonstram que os alunos passaram a ter uma leitura mais criteriosa não só das imagens fotográficas como também da linguagem visual em cenas cotidianas, após realizarem a Oficina de Fotografia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-29T02:17:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/144075 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000998374 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/144075 |
identifier_str_mv |
000998374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144075/1/000998374.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144075/2/000998374.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144075/3/000998374.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3830cf43a615ea2d0e044df82a2c4c09 8551b5a407cc5dff9754ad5cd6aac077 8484754d885795935c37fe1a6c94ac65 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816736938800971776 |