Investigação de Perfis Conceituais em uma atividade experimental sobre Força Magnética no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Ulisses Azevedo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fernandes, José Amilton, Lage, Gilberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29304
Resumo: This paper presents the development of a didactic sequence for the teaching and learning of the concept of magnetic force in a structured investigative experimental approach. It describes the design and development of an experimental prototype for measuring the magnetic force and discusses the tested settings. It is proposed a didactic transposition strategy aiming to the conceptual reasoning, using the cognitive conflict as a methodological strategy to instigate the development of conceptual profiles of the students, focused on the issue of symmetry relations of the magnetic interaction. The proposal is based on the epistemology of Bachelard and the Theory of Conceptual Profiles. The results allow us to recognize the effectiveness of the proposed methodology and the need for fostering the conceptual differentiation between the electric and magnetic interactions. The use of the prototype allows you to build concept of the right hand rule and its application in the formalization of the topic from an experimental point of view.
id UFLA_a2848063de85b3d0c05cf933502175c1
oai_identifier_str oai:localhost:1/29304
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Investigação de Perfis Conceituais em uma atividade experimental sobre Força Magnética no Ensino MédioConceptual profiles investigation in an experimental activity on magnetic force in High SchoolPerfis conceituaisObstáculo epistemológicoConflito cognitivoEnsino de FísicaInteração magnéticaThis paper presents the development of a didactic sequence for the teaching and learning of the concept of magnetic force in a structured investigative experimental approach. It describes the design and development of an experimental prototype for measuring the magnetic force and discusses the tested settings. It is proposed a didactic transposition strategy aiming to the conceptual reasoning, using the cognitive conflict as a methodological strategy to instigate the development of conceptual profiles of the students, focused on the issue of symmetry relations of the magnetic interaction. The proposal is based on the epistemology of Bachelard and the Theory of Conceptual Profiles. The results allow us to recognize the effectiveness of the proposed methodology and the need for fostering the conceptual differentiation between the electric and magnetic interactions. The use of the prototype allows you to build concept of the right hand rule and its application in the formalization of the topic from an experimental point of view.O presente artigo apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino-aprendizagem do conceito de força magnética sobre cargas em movimento, em uma abordagem experimental semiestruturada. Descreve-se a concepção e o desenvolvimento de um protótipo experimental para medir a força magnética e discute-se as configurações testadas. Propõe-se uma estratégia de transposição didática que visa o questionamento conceitual, utilizando o conflito cognitivo como estratégia metodológica para instigar a evolução dos perfis conceituais dos estudantes, com foco na questão das relações de simetria da interação magnética. A proposta de análise se baseia na epistemologia de Bachelard e na Teoria de Perfis Conceituais. Os resultados permitem comprovar a eficácia da metodologia proposta, bem como a necessidade de fomentar a diferenciação conceitual entre as interações elétrica e magnética. O uso do protótipo permite construir o conceito de regra da mão direita e sua aplicação na formalização do tema a partir da evidência experimental.Universidade Federal de Santa Catarina2018-05-24T12:57:47Z2018-05-24T12:57:47Z2018-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEITÃO, U. A.; FERNANDES, J. A.; LAGE, G. Investigação de Perfis Conceituais em uma atividade experimental sobre Força Magnética no Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 35, n. 1, p. 290-315, abr. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2018v35n1p290>.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29304Cadernos Brasileiros de Ensino de Físicareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessLeitão, Ulisses AzevedoFernandes, José AmiltonLage, Gilbertopor2018-05-24T13:01:08Zoai:localhost:1/29304Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2018-05-24T13:01:08Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigação de Perfis Conceituais em uma atividade experimental sobre Força Magnética no Ensino Médio
Conceptual profiles investigation in an experimental activity on magnetic force in High School
title Investigação de Perfis Conceituais em uma atividade experimental sobre Força Magnética no Ensino Médio
spellingShingle Investigação de Perfis Conceituais em uma atividade experimental sobre Força Magnética no Ensino Médio
Leitão, Ulisses Azevedo
Perfis conceituais
Obstáculo epistemológico
Conflito cognitivo
Ensino de Física
Interação magnética
title_short Investigação de Perfis Conceituais em uma atividade experimental sobre Força Magnética no Ensino Médio
title_full Investigação de Perfis Conceituais em uma atividade experimental sobre Força Magnética no Ensino Médio
title_fullStr Investigação de Perfis Conceituais em uma atividade experimental sobre Força Magnética no Ensino Médio
title_full_unstemmed Investigação de Perfis Conceituais em uma atividade experimental sobre Força Magnética no Ensino Médio
title_sort Investigação de Perfis Conceituais em uma atividade experimental sobre Força Magnética no Ensino Médio
author Leitão, Ulisses Azevedo
author_facet Leitão, Ulisses Azevedo
Fernandes, José Amilton
Lage, Gilberto
author_role author
author2 Fernandes, José Amilton
Lage, Gilberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, Ulisses Azevedo
Fernandes, José Amilton
Lage, Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv Perfis conceituais
Obstáculo epistemológico
Conflito cognitivo
Ensino de Física
Interação magnética
topic Perfis conceituais
Obstáculo epistemológico
Conflito cognitivo
Ensino de Física
Interação magnética
description This paper presents the development of a didactic sequence for the teaching and learning of the concept of magnetic force in a structured investigative experimental approach. It describes the design and development of an experimental prototype for measuring the magnetic force and discusses the tested settings. It is proposed a didactic transposition strategy aiming to the conceptual reasoning, using the cognitive conflict as a methodological strategy to instigate the development of conceptual profiles of the students, focused on the issue of symmetry relations of the magnetic interaction. The proposal is based on the epistemology of Bachelard and the Theory of Conceptual Profiles. The results allow us to recognize the effectiveness of the proposed methodology and the need for fostering the conceptual differentiation between the electric and magnetic interactions. The use of the prototype allows you to build concept of the right hand rule and its application in the formalization of the topic from an experimental point of view.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-24T12:57:47Z
2018-05-24T12:57:47Z
2018-04-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITÃO, U. A.; FERNANDES, J. A.; LAGE, G. Investigação de Perfis Conceituais em uma atividade experimental sobre Força Magnética no Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 35, n. 1, p. 290-315, abr. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2018v35n1p290>.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29304
identifier_str_mv LEITÃO, U. A.; FERNANDES, J. A.; LAGE, G. Investigação de Perfis Conceituais em uma atividade experimental sobre Força Magnética no Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 35, n. 1, p. 290-315, abr. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2018v35n1p290>.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Ensino de Física
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550071993368576