Guidelines for planning science teaching based on the theory of conceptual profiles: Diretrizes para planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães dos Santos, João Paulo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferreira dos Santos, Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/40890
Resumo: Conceptual profile is a model that characterizes the heterogeneity of conceptual thinking in the meaning of scientific concepts, assuming the coexistence, in individuals, of two or more ways of meaning the same concept, when it is mobilized in different contexts. This research started from the following question: what guidelines can support the planning of science teaching based on the theory of conceptual profiles? In order to do so, we used a theoretical-bibliographic study from which we analyzed a set of theses and dissertations that developed science teaching interventions supported by theory. This analysis allowed us to enunciate theoretical-methodological guidelines for the planning of teaching supported by the theory of conceptual profiles  
id UFMG-11_048db33086fe98698eb67d69e146d74c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/40890
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Guidelines for planning science teaching based on the theory of conceptual profiles: Diretrizes para planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituaisLineamientos para la planificación de la enseñanza de las ciencias a partir de la teoría de los perfiles conceptuales: Diretrizes para planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituaisGUIDELINES FOR PLANNING SCIENCE TEACHING BASED ON THE THEORY OF CONCEPTUAL PROFILES: Diretrizes para planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituaisteoria dos perfis conceituaisplanejamento didático-pedagógicoensino de ciênciasConceptual profile is a model that characterizes the heterogeneity of conceptual thinking in the meaning of scientific concepts, assuming the coexistence, in individuals, of two or more ways of meaning the same concept, when it is mobilized in different contexts. This research started from the following question: what guidelines can support the planning of science teaching based on the theory of conceptual profiles? In order to do so, we used a theoretical-bibliographic study from which we analyzed a set of theses and dissertations that developed science teaching interventions supported by theory. This analysis allowed us to enunciate theoretical-methodological guidelines for the planning of teaching supported by the theory of conceptual profiles  El perfil conceptual es un modelo que caracteriza la heterogeneidad del pensamiento conceptual en la significación de los conceptos científicos, asumiendo la coexistencia, en los individuos, de dos o más formas de significar un mismo concepto, cuando se lo moviliza en contextos diferentes. Esta investigación partió de la siguiente pregunta: ¿qué lineamientos pueden sustentar la planificación de la enseñanza de las ciencias a partir de la teoría de los perfiles conceptuales? Para ello, utilizamos un estudio teórico-bibliográfico a partir del cual analizamos un conjunto de tesis de maestria y de doctoradoque desarrollaron intervenciones de enseñanza de las ciencias sustentadas por esa teoría. El análisis nos permitió enunciar lineamientos teórico-metodológicos para la planificación de la enseñanza sustentada en la teoría de los perfiles conceptuales  Perfil conceitual é um modelo que caracteriza a heterogeneidade do pensamento conceitual na significação dos conceitos científicos, assumindo a coexistência, nos indivíduos, de dois ou mais modos de significar um mesmo conceito, quando ele é mobilizado em diferentes contextos. Esta pesquisa partiu da seguinte questão: quais diretrizes podem fundamentar o planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituais? Para tanto, lançamos mão de um estudo teórico-bibliográfico a partir do qual analisamos um conjunto de teses e dissertações que desenvolveram intervenções de ensino das ciências amparadas por essa teoria. Essa análise nos permitiu enunciar diretrizes teórico-metodológicas para o planejamento de intervenções de ensino respaldadas pela teoria dos perfis conceituais.CECIMIG-FaE-UFMG2023-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/4089010.1590/1983-21172022240134Ensaio Research in Science Education; Vol. 25 (2023): EnsaioEnsaio Investigación en educación científica; Vol. 25 (2023): EnsaioEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 25 (2023): Ensaio1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporenghttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/40890/37298https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/40890/37299Copyright (c) 2023 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães dos Santos, João PauloFerreira dos Santos, Bruno2024-04-01T21:06:34Zoai:periodicos.ufmg.br:article/40890Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2024-04-01T21:06:34Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Guidelines for planning science teaching based on the theory of conceptual profiles: Diretrizes para planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituais
Lineamientos para la planificación de la enseñanza de las ciencias a partir de la teoría de los perfiles conceptuales: Diretrizes para planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituais
GUIDELINES FOR PLANNING SCIENCE TEACHING BASED ON THE THEORY OF CONCEPTUAL PROFILES: Diretrizes para planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituais
title Guidelines for planning science teaching based on the theory of conceptual profiles: Diretrizes para planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituais
spellingShingle Guidelines for planning science teaching based on the theory of conceptual profiles: Diretrizes para planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituais
Magalhães dos Santos, João Paulo
teoria dos perfis conceituais
planejamento didático-pedagógico
ensino de ciências
title_short Guidelines for planning science teaching based on the theory of conceptual profiles: Diretrizes para planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituais
title_full Guidelines for planning science teaching based on the theory of conceptual profiles: Diretrizes para planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituais
title_fullStr Guidelines for planning science teaching based on the theory of conceptual profiles: Diretrizes para planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituais
title_full_unstemmed Guidelines for planning science teaching based on the theory of conceptual profiles: Diretrizes para planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituais
title_sort Guidelines for planning science teaching based on the theory of conceptual profiles: Diretrizes para planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituais
author Magalhães dos Santos, João Paulo
author_facet Magalhães dos Santos, João Paulo
Ferreira dos Santos, Bruno
author_role author
author2 Ferreira dos Santos, Bruno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães dos Santos, João Paulo
Ferreira dos Santos, Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv teoria dos perfis conceituais
planejamento didático-pedagógico
ensino de ciências
topic teoria dos perfis conceituais
planejamento didático-pedagógico
ensino de ciências
description Conceptual profile is a model that characterizes the heterogeneity of conceptual thinking in the meaning of scientific concepts, assuming the coexistence, in individuals, of two or more ways of meaning the same concept, when it is mobilized in different contexts. This research started from the following question: what guidelines can support the planning of science teaching based on the theory of conceptual profiles? In order to do so, we used a theoretical-bibliographic study from which we analyzed a set of theses and dissertations that developed science teaching interventions supported by theory. This analysis allowed us to enunciate theoretical-methodological guidelines for the planning of teaching supported by the theory of conceptual profiles  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/40890
10.1590/1983-21172022240134
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/40890
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172022240134
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/40890/37298
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/40890/37299
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 25 (2023): Ensaio
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 25 (2023): Ensaio
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 25 (2023): Ensaio
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162008338432