Pedagogia da Alternância e inovação social em Rondônia: as translações da educação do campo no contexto amazônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Jackeline Amantino de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Valadão, José de Arimatéia Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48083
Resumo: The purpose of this article is to understand how the alternation pedagogy was registered as a social innovation in rural education in the state of Rondônia, analyzing its limits and potential for the development of public policies. For this, the conceptual and methodological bases that guided the analysis were delimited from three focuses, namely, the alternation pedagogy as the educational action originating in the field; the conducting dimensions of social innovation in its relational and practical characteristics and the actornetwork theory as a relational analytical resource. Next, the translations of alternation pedagogy are analyzed to understand the process of social innovation and its implications for rural education in Rondônia and its public policies.
id UFLA_a47ffc4837833a2b0b4eac95f54c6011
oai_identifier_str oai:localhost:1/48083
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Pedagogia da Alternância e inovação social em Rondônia: as translações da educação do campo no contexto amazônicoPedagogy of Alternance and social innovation in Rondônia: The translations of rural education in the amazon contextPedagogia da alternânciaInovação socialEducação do campoTeoria do ator-redePedagogy of alternanceSocial innovationRural educationActor-network theoryThe purpose of this article is to understand how the alternation pedagogy was registered as a social innovation in rural education in the state of Rondônia, analyzing its limits and potential for the development of public policies. For this, the conceptual and methodological bases that guided the analysis were delimited from three focuses, namely, the alternation pedagogy as the educational action originating in the field; the conducting dimensions of social innovation in its relational and practical characteristics and the actornetwork theory as a relational analytical resource. Next, the translations of alternation pedagogy are analyzed to understand the process of social innovation and its implications for rural education in Rondônia and its public policies.O objetivo deste artigo é compreender como a pedagogia da alternância foi inscrita como inovação social na educação do campo no estado de Rondônia, analisando os seus limites e potencialidades para o desenvolvimento de políticas públicas. Para isso, foram delimitadas as bases conceituais e metodológicos que orientaram a análise a partir de três focos, a saber, a pedagogia da alternância como a ação educativa originária do campo; as dimensões condutoras da inovação social em suas características relacionais e práticas e a teoria do ator-rede como recurso analítico relacional. A seguir são analisadas as translações da pedagogia de alternância a fim de compreender o processo de inovação social e suas implicações para a educação do campo em Rondônia e suas políticas públicas.Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS2021-09-09T18:58:53Z2021-09-09T18:58:53Z2020-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfANDRADE, J. A. de; VALADÃO, J. de A. D. Pedagogia da Alternância e inovação social em Rondônia: as translações da educação do campo no contexto amazônico. Revista Humanidades & Inovação, Tocantins, v. 7, n. 16, p. 142-157, 2020.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48083Revista Humanidades & Inovaçãoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Jackeline Amantino deValadão, José de Arimatéia Diaspor2022-09-13T18:53:56Zoai:localhost:1/48083Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2022-09-13T18:53:56Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia da Alternância e inovação social em Rondônia: as translações da educação do campo no contexto amazônico
Pedagogy of Alternance and social innovation in Rondônia: The translations of rural education in the amazon context
title Pedagogia da Alternância e inovação social em Rondônia: as translações da educação do campo no contexto amazônico
spellingShingle Pedagogia da Alternância e inovação social em Rondônia: as translações da educação do campo no contexto amazônico
Andrade, Jackeline Amantino de
Pedagogia da alternância
Inovação social
Educação do campo
Teoria do ator-rede
Pedagogy of alternance
Social innovation
Rural education
Actor-network theory
title_short Pedagogia da Alternância e inovação social em Rondônia: as translações da educação do campo no contexto amazônico
title_full Pedagogia da Alternância e inovação social em Rondônia: as translações da educação do campo no contexto amazônico
title_fullStr Pedagogia da Alternância e inovação social em Rondônia: as translações da educação do campo no contexto amazônico
title_full_unstemmed Pedagogia da Alternância e inovação social em Rondônia: as translações da educação do campo no contexto amazônico
title_sort Pedagogia da Alternância e inovação social em Rondônia: as translações da educação do campo no contexto amazônico
author Andrade, Jackeline Amantino de
author_facet Andrade, Jackeline Amantino de
Valadão, José de Arimatéia Dias
author_role author
author2 Valadão, José de Arimatéia Dias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Jackeline Amantino de
Valadão, José de Arimatéia Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia da alternância
Inovação social
Educação do campo
Teoria do ator-rede
Pedagogy of alternance
Social innovation
Rural education
Actor-network theory
topic Pedagogia da alternância
Inovação social
Educação do campo
Teoria do ator-rede
Pedagogy of alternance
Social innovation
Rural education
Actor-network theory
description The purpose of this article is to understand how the alternation pedagogy was registered as a social innovation in rural education in the state of Rondônia, analyzing its limits and potential for the development of public policies. For this, the conceptual and methodological bases that guided the analysis were delimited from three focuses, namely, the alternation pedagogy as the educational action originating in the field; the conducting dimensions of social innovation in its relational and practical characteristics and the actornetwork theory as a relational analytical resource. Next, the translations of alternation pedagogy are analyzed to understand the process of social innovation and its implications for rural education in Rondônia and its public policies.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10
2021-09-09T18:58:53Z
2021-09-09T18:58:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, J. A. de; VALADÃO, J. de A. D. Pedagogia da Alternância e inovação social em Rondônia: as translações da educação do campo no contexto amazônico. Revista Humanidades & Inovação, Tocantins, v. 7, n. 16, p. 142-157, 2020.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48083
identifier_str_mv ANDRADE, J. A. de; VALADÃO, J. de A. D. Pedagogia da Alternância e inovação social em Rondônia: as translações da educação do campo no contexto amazônico. Revista Humanidades & Inovação, Tocantins, v. 7, n. 16, p. 142-157, 2020.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Humanidades & Inovação
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835143847542784