O índice de desenvolvimento do CRAS como instrumento de gestão da política de assistência social no município de Lavras-MG
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40623 |
Resumo: | A Política Nacional de Assistência Social tem sido transformada a cada ano, uma vez que a mesma é uma política pública nova e que ainda está conquistando o seu espaço no mundo dos direitos e deveres dos cidadãos. Para ser efetiva, a política pública no âmbito da Assistência Social precisa, além de atender as demandas da população, de um feedback daqueles que dela fazem parte. O presente estudo recuperou a história e a atuação da assistência social no munícipio de Lavras/MG. O estudo tem como objetivo geral identificar a importância e a utilização do IDRCRAS como instrumento de gestão em 2 (dois) CRAS do município de Lavras/MG. A metodologia utilizada para a realização do estudo baseou-se no estudo de caso e as unidades de análise foram dois equipamentos públicos, em questão foram os dois Centros de Referência a Assistência Social – CRAS- que são cofinanciados pelo Estado, o CRAS Cruzeiro do Sul e o CRAS COHAB. A coleta de dados se deu por meio da análise de dados fornecidos por órgãos governamentais da Assistência Social; roteiros semiestruturados que foram enviados via e-mail aos coordenadores dos CRAS estudados, seguido de um questionário, e ao Gestor Municipal de Assistência Social e; da observação não sistemática do funcionamento dos equipamentos públicos. Constatou a carência de recursos para atender à demanda da população na região dos CRAS e as dificuldades em estabelecer um sistema referenciado que possua uma oferta de serviços e benefícios com qualidade. Também foi observado que há possibilidades de interlocução entre a população organizada e o equipamento público estudado e que posteriormente pode-se oferecer melhores serviços e uma assistência social mais efetiva à população do município. Concluiu que há ainda que melhorar o instrumento de gestão – IDCRAS- afim de ser mais eficiente na mensuração da qualidade dos serviços prestados. |
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O índice de desenvolvimento do CRAS como instrumento de gestão da política de assistência social no município de Lavras-MGAssistência Social, instrumento, IDCRAS, serviços e qualidade.Social Assistance, instrument, IDCRAS, services and quality.A Política Nacional de Assistência Social tem sido transformada a cada ano, uma vez que a mesma é uma política pública nova e que ainda está conquistando o seu espaço no mundo dos direitos e deveres dos cidadãos. Para ser efetiva, a política pública no âmbito da Assistência Social precisa, além de atender as demandas da população, de um feedback daqueles que dela fazem parte. O presente estudo recuperou a história e a atuação da assistência social no munícipio de Lavras/MG. O estudo tem como objetivo geral identificar a importância e a utilização do IDRCRAS como instrumento de gestão em 2 (dois) CRAS do município de Lavras/MG. A metodologia utilizada para a realização do estudo baseou-se no estudo de caso e as unidades de análise foram dois equipamentos públicos, em questão foram os dois Centros de Referência a Assistência Social – CRAS- que são cofinanciados pelo Estado, o CRAS Cruzeiro do Sul e o CRAS COHAB. A coleta de dados se deu por meio da análise de dados fornecidos por órgãos governamentais da Assistência Social; roteiros semiestruturados que foram enviados via e-mail aos coordenadores dos CRAS estudados, seguido de um questionário, e ao Gestor Municipal de Assistência Social e; da observação não sistemática do funcionamento dos equipamentos públicos. Constatou a carência de recursos para atender à demanda da população na região dos CRAS e as dificuldades em estabelecer um sistema referenciado que possua uma oferta de serviços e benefícios com qualidade. Também foi observado que há possibilidades de interlocução entre a população organizada e o equipamento público estudado e que posteriormente pode-se oferecer melhores serviços e uma assistência social mais efetiva à população do município. Concluiu que há ainda que melhorar o instrumento de gestão – IDCRAS- afim de ser mais eficiente na mensuração da qualidade dos serviços prestados.Universidade Federal de LavrasUFLAbrasilDepartamento de Administração e EconomiaTonelli, Dany FlávioTonelli, Dany FlávioFonseca, Letícia Pereira2020-05-06T14:18:17Z2020-05-06T14:18:17Z2020-05-062019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40623porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-05-06T14:18:17Zoai:localhost:1/40623Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-05-06T14:18:17Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
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