O índice de desenvolvimento do CRAS como instrumento de gestão da política de assistência social no município de Lavras-MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Letícia Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40623
Resumo: A Política Nacional de Assistência Social tem sido transformada a cada ano, uma vez que a mesma é uma política pública nova e que ainda está conquistando o seu espaço no mundo dos direitos e deveres dos cidadãos. Para ser efetiva, a política pública no âmbito da Assistência Social precisa, além de atender as demandas da população, de um feedback daqueles que dela fazem parte. O presente estudo recuperou a história e a atuação da assistência social no munícipio de Lavras/MG. O estudo tem como objetivo geral identificar a importância e a utilização do IDRCRAS como instrumento de gestão em 2 (dois) CRAS do município de Lavras/MG. A metodologia utilizada para a realização do estudo baseou-se no estudo de caso e as unidades de análise foram dois equipamentos públicos, em questão foram os dois Centros de Referência a Assistência Social – CRAS- que são cofinanciados pelo Estado, o CRAS Cruzeiro do Sul e o CRAS COHAB. A coleta de dados se deu por meio da análise de dados fornecidos por órgãos governamentais da Assistência Social; roteiros semiestruturados que foram enviados via e-mail aos coordenadores dos CRAS estudados, seguido de um questionário, e ao Gestor Municipal de Assistência Social e; da observação não sistemática do funcionamento dos equipamentos públicos. Constatou a carência de recursos para atender à demanda da população na região dos CRAS e as dificuldades em estabelecer um sistema referenciado que possua uma oferta de serviços e benefícios com qualidade. Também foi observado que há possibilidades de interlocução entre a população organizada e o equipamento público estudado e que posteriormente pode-se oferecer melhores serviços e uma assistência social mais efetiva à população do município. Concluiu que há ainda que melhorar o instrumento de gestão – IDCRAS- afim de ser mais eficiente na mensuração da qualidade dos serviços prestados.
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