Qualidade em serviços e programas de atividades físicas na visão de clientes, instrutores e gestores - construção e validação do instrumento SQFSbr
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-14082017-153024/ |
Resumo: | Nos últimos anos, observa-se um aumento na quantidade de serviços de atividades físicas oferecidos a população por iniciativas publicas e privadas. Dessa forma, é necessário que haja uma avaliação constante da qualidade do serviço prestado. Estão disponíveis na literatura instrumentos que tem como objetivo de avaliar a qualidade, no entanto se constatou uma lacuna no que diz respeito a considerar as visões dos três grupos de avaliadores (clientes, instrutores e gestores). Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa foi construir um instrumento de avaliação da qualidade de serviços e programas de atividades físicas de maneira que o mesmo pudesse ser respondido por esses 3 grupos a fim de compreender visão dos mesmos acerca da qualidade. Para isso, foi realizada a adaptação semântica do instrumento SQSFp e processo de validação de conteúdo em duas etapas. Na primeita etapa, o conteúdo, em termos da pertinência e da clareza dos itens do instrumento, foi avaliado por painel formado por 6 especialistas. Foram realizados cálculos de porcentagem de concordância e índice de validade de conteúdo (IVC). O instrumento final resultou em 30 itens, distribuídos em 9 dimensões e foi denominado SQFSbr. A segunda etapa, de validação prática, foi a de aplicação à clientes, instrutores e gestores a fim de verificar a clareza e entendimento do mesmo por parte dos respondentes, bem como realizar um levantamento sobre a percepção dos grupos em relação às dimensões da qualidade. Não houve menção de falta de entendimento ou clareza em relação aos itens por parte dos grupos, reafirmando a validade do instrumento SQFSbr. Sugere-se que futuros estudos sejam realizados no sentido da aplicação do instrumento entre clientes, instrutores e gestores de um mesmo programa permitindo uma avaliação comparativa das visões |
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Qualidade em serviços e programas de atividades físicas na visão de clientes, instrutores e gestores - construção e validação do instrumento SQFSbrQuality of services and programs of physical activities in the view of clients, instructors and managers - SQFSbr instrument construction and validationAtividade físicaAvaliadores da qualidadeInstrumentInstrumentoPhysical activityQualidade de serviçosQuality evaluatorsService qualitySQSFbrSQSFbrNos últimos anos, observa-se um aumento na quantidade de serviços de atividades físicas oferecidos a população por iniciativas publicas e privadas. Dessa forma, é necessário que haja uma avaliação constante da qualidade do serviço prestado. Estão disponíveis na literatura instrumentos que tem como objetivo de avaliar a qualidade, no entanto se constatou uma lacuna no que diz respeito a considerar as visões dos três grupos de avaliadores (clientes, instrutores e gestores). Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa foi construir um instrumento de avaliação da qualidade de serviços e programas de atividades físicas de maneira que o mesmo pudesse ser respondido por esses 3 grupos a fim de compreender visão dos mesmos acerca da qualidade. Para isso, foi realizada a adaptação semântica do instrumento SQSFp e processo de validação de conteúdo em duas etapas. Na primeita etapa, o conteúdo, em termos da pertinência e da clareza dos itens do instrumento, foi avaliado por painel formado por 6 especialistas. Foram realizados cálculos de porcentagem de concordância e índice de validade de conteúdo (IVC). O instrumento final resultou em 30 itens, distribuídos em 9 dimensões e foi denominado SQFSbr. A segunda etapa, de validação prática, foi a de aplicação à clientes, instrutores e gestores a fim de verificar a clareza e entendimento do mesmo por parte dos respondentes, bem como realizar um levantamento sobre a percepção dos grupos em relação às dimensões da qualidade. Não houve menção de falta de entendimento ou clareza em relação aos itens por parte dos grupos, reafirmando a validade do instrumento SQFSbr. Sugere-se que futuros estudos sejam realizados no sentido da aplicação do instrumento entre clientes, instrutores e gestores de um mesmo programa permitindo uma avaliação comparativa das visõesIn recent years, there has been an increase in the number of physical activity services offered to the population by public and private initiatives. Due to this perpetual increase, a constant evaluation of the quality of services remains necessary. There are instruments available in the literature that aim to assess quality, but a gap has been identified in regard to the views of the three groups of evaluators (clients, instructors and managers). Thus, the objective of this research was to construct an instrument to evaluate the quality of services and physical activity programs utilizing the responses of these 3 groups in order to understand their view regarding the quality. For this, a semantic adaptation of the SQSFp instrument and the content validation process were performed in two stages. In the first stage, a panel of 6 specialists evaluated the content, in terms of relevance and clarity of the items of the instrument. Percentage of concordance and content validity index (IVC) calculations were performed. The final instrument resulted in 30 items, distributed in 9 dimensions and was named SQFSbr. The second stage, the practical validation, was applying the instrument to clients, instructors and managers in order to verify the clarity and understanding of the same by the respondents, as well as to carry out a survey about the perception of the groups regarding the dimensions of quality. There was no mention from the evaluators on any lack of understanding or clarity regarding the items by the groups, reaffirming the validity of the SQFSbr instrument. It is suggested that future studies be carried out towards the application of the instrument among clients, instructors and managers all from the same program allowing a comparative evaluation between the visionsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBastos, Flávia da CunhaMariano, Silvia Gonçalves2017-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-14082017-153024/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:38:18Zoai:teses.usp.br:tde-14082017-153024Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Nos últimos anos, observa-se um aumento na quantidade de serviços de atividades físicas oferecidos a população por iniciativas publicas e privadas. Dessa forma, é necessário que haja uma avaliação constante da qualidade do serviço prestado. Estão disponíveis na literatura instrumentos que tem como objetivo de avaliar a qualidade, no entanto se constatou uma lacuna no que diz respeito a considerar as visões dos três grupos de avaliadores (clientes, instrutores e gestores). Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa foi construir um instrumento de avaliação da qualidade de serviços e programas de atividades físicas de maneira que o mesmo pudesse ser respondido por esses 3 grupos a fim de compreender visão dos mesmos acerca da qualidade. Para isso, foi realizada a adaptação semântica do instrumento SQSFp e processo de validação de conteúdo em duas etapas. Na primeita etapa, o conteúdo, em termos da pertinência e da clareza dos itens do instrumento, foi avaliado por painel formado por 6 especialistas. Foram realizados cálculos de porcentagem de concordância e índice de validade de conteúdo (IVC). O instrumento final resultou em 30 itens, distribuídos em 9 dimensões e foi denominado SQFSbr. A segunda etapa, de validação prática, foi a de aplicação à clientes, instrutores e gestores a fim de verificar a clareza e entendimento do mesmo por parte dos respondentes, bem como realizar um levantamento sobre a percepção dos grupos em relação às dimensões da qualidade. Não houve menção de falta de entendimento ou clareza em relação aos itens por parte dos grupos, reafirmando a validade do instrumento SQFSbr. Sugere-se que futuros estudos sejam realizados no sentido da aplicação do instrumento entre clientes, instrutores e gestores de um mesmo programa permitindo uma avaliação comparativa das visões |
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