Posicionamento estratégico na cadeia produtiva do leite: análise das estratégias competitivas de uma cooperativa de produtores de leite
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1029 http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12878 |
Resumo: | We describe, in this study, the strategic positioning of a cooperative of milk producers located in the State of Rio Grande do Sul, for the period from 2005 to 2013. We describe strategies used by the cooperative, highlighting three important strategic periods, and the competitive strategies designed for each period. It is an applied and descriptive case study performed in the qualitative perspective (TRIVIÑOS, 1987). Regarding procedures used to collect and analyze data, we used the direct research approach as outlined in Mintzberg (1979). Results show that the cooperative focused its competitive strategy in two basic aspects: in the rural producer, establishing differentials in terms of qualified technical assistance, and the partnership between the cooperative and its members; and in the final consumer, in order to offer a product with quality and originality, with a competitive advantage. |
id |
UFLA_ab1dab3f261d2c7c8ddbafc22ad96500 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/12878 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Posicionamento estratégico na cadeia produtiva do leite: análise das estratégias competitivas de uma cooperativa de produtores de leiteStrategic positioning in the dairy chain: analysis of competitive strategies of a milk production cooperativeVantagem competitivaLeite - Cadeia produtivaCompetitividadeCompetitive advantageMilk - Production chainCompetitivenessWe describe, in this study, the strategic positioning of a cooperative of milk producers located in the State of Rio Grande do Sul, for the period from 2005 to 2013. We describe strategies used by the cooperative, highlighting three important strategic periods, and the competitive strategies designed for each period. It is an applied and descriptive case study performed in the qualitative perspective (TRIVIÑOS, 1987). Regarding procedures used to collect and analyze data, we used the direct research approach as outlined in Mintzberg (1979). Results show that the cooperative focused its competitive strategy in two basic aspects: in the rural producer, establishing differentials in terms of qualified technical assistance, and the partnership between the cooperative and its members; and in the final consumer, in order to offer a product with quality and originality, with a competitive advantage.Descreve-se, neste estudo, o posicionamento estratégico de uma Cooperativa de Produtores de Leite, localizada no estado do Rio Grande do Sul, no período compreendido entre 2005 e 2013. Apresenta a descrição das estratégias utilizadas pela Cooperativa, evidenciando três períodos estratégicos importantes e as estratégias competitivas, concebidas em cada período. Trata-se de um estudo de caso de natureza aplicada e descritivo, numa perspectiva de pesquisa qualitativa (TRIVIÑOS, 1987). No que tange aos procedimentos de coleta e análise dos dados foi utilizada a abordagem da direct research (MINTZBERG, 1979). Os resultados da análise revelam que a Cooperativa concentrou sua estratégia competitiva basicamente em dois focos: no produtor rural, estabelecendo diferenciais em termos de assistência técnica qualificada e no relacionamento de parceria cooperativa/cooperado; e no consumidor final, de modo a ofertar um produto de qualidade e originalidade, como diferencial competitivo.Organizações Rurais & Agroindustriais2015-11-192017-05-09T19:34:58Z2017-05-09T19:34:58Z2017-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1029KELM, M. S.; SAUSEN, J. O.; KELM, M. L. Posicionamento estratégico na cadeia produtiva do leite: análise das estratégias competitivas de uma cooperativa de produtores de leite. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 17, n. 3, p. 369-382, nov. 2015.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12878Organizações Rurais & Agroindustriais; v. 17, n. 3 (2015)2238-68901517-3879reponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1029/498Kelm, Maiquel SilvaSausen, Jorge OneideKelm, Martinho Luisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-01T12:18:58Zoai:localhost:1/12878Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2021-03-01T12:18:58Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Posicionamento estratégico na cadeia produtiva do leite: análise das estratégias competitivas de uma cooperativa de produtores de leite Strategic positioning in the dairy chain: analysis of competitive strategies of a milk production cooperative |
title |
Posicionamento estratégico na cadeia produtiva do leite: análise das estratégias competitivas de uma cooperativa de produtores de leite |
spellingShingle |
Posicionamento estratégico na cadeia produtiva do leite: análise das estratégias competitivas de uma cooperativa de produtores de leite Kelm, Maiquel Silva Vantagem competitiva Leite - Cadeia produtiva Competitividade Competitive advantage Milk - Production chain Competitiveness |
title_short |
Posicionamento estratégico na cadeia produtiva do leite: análise das estratégias competitivas de uma cooperativa de produtores de leite |
title_full |
Posicionamento estratégico na cadeia produtiva do leite: análise das estratégias competitivas de uma cooperativa de produtores de leite |
title_fullStr |
Posicionamento estratégico na cadeia produtiva do leite: análise das estratégias competitivas de uma cooperativa de produtores de leite |
title_full_unstemmed |
Posicionamento estratégico na cadeia produtiva do leite: análise das estratégias competitivas de uma cooperativa de produtores de leite |
title_sort |
Posicionamento estratégico na cadeia produtiva do leite: análise das estratégias competitivas de uma cooperativa de produtores de leite |
author |
Kelm, Maiquel Silva |
author_facet |
Kelm, Maiquel Silva Sausen, Jorge Oneide Kelm, Martinho Luis |
author_role |
author |
author2 |
Sausen, Jorge Oneide Kelm, Martinho Luis |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kelm, Maiquel Silva Sausen, Jorge Oneide Kelm, Martinho Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vantagem competitiva Leite - Cadeia produtiva Competitividade Competitive advantage Milk - Production chain Competitiveness |
topic |
Vantagem competitiva Leite - Cadeia produtiva Competitividade Competitive advantage Milk - Production chain Competitiveness |
description |
We describe, in this study, the strategic positioning of a cooperative of milk producers located in the State of Rio Grande do Sul, for the period from 2005 to 2013. We describe strategies used by the cooperative, highlighting three important strategic periods, and the competitive strategies designed for each period. It is an applied and descriptive case study performed in the qualitative perspective (TRIVIÑOS, 1987). Regarding procedures used to collect and analyze data, we used the direct research approach as outlined in Mintzberg (1979). Results show that the cooperative focused its competitive strategy in two basic aspects: in the rural producer, establishing differentials in terms of qualified technical assistance, and the partnership between the cooperative and its members; and in the final consumer, in order to offer a product with quality and originality, with a competitive advantage. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-19 2017-05-09T19:34:58Z 2017-05-09T19:34:58Z 2017-05-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1029 KELM, M. S.; SAUSEN, J. O.; KELM, M. L. Posicionamento estratégico na cadeia produtiva do leite: análise das estratégias competitivas de uma cooperativa de produtores de leite. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 17, n. 3, p. 369-382, nov. 2015. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12878 |
url |
http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1029 http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12878 |
identifier_str_mv |
KELM, M. S.; SAUSEN, J. O.; KELM, M. L. Posicionamento estratégico na cadeia produtiva do leite: análise das estratégias competitivas de uma cooperativa de produtores de leite. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 17, n. 3, p. 369-382, nov. 2015. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1029/498 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Organizações Rurais & Agroindustriais |
publisher.none.fl_str_mv |
Organizações Rurais & Agroindustriais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organizações Rurais & Agroindustriais; v. 17, n. 3 (2015) 2238-6890 1517-3879 reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439167952257024 |