Posicionamento estratégico na cadeia produtiva do leite: análise das estratégias competitivas de uma cooperativa de produtores de leite

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kelm, Maiquel Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sausen, Jorge Oneide, Kelm, Martinho Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1029
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12878
Resumo: We describe, in this study, the strategic positioning of a cooperative of milk producers located in the State of Rio Grande do Sul, for the period from 2005 to 2013. We describe strategies used by the cooperative, highlighting three important strategic periods, and the competitive strategies designed for each period. It is an applied and descriptive case study performed in the qualitative perspective (TRIVIÑOS, 1987). Regarding procedures used to collect and analyze data, we used the direct research approach as outlined in Mintzberg (1979). Results show that the cooperative focused its competitive strategy in two basic aspects: in the rural producer, establishing differentials in terms of qualified technical assistance, and the partnership between the cooperative and its members; and in the final consumer, in order to offer a product with quality and originality, with a competitive advantage.
id UFLA_ab1dab3f261d2c7c8ddbafc22ad96500
oai_identifier_str oai:localhost:1/12878
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Posicionamento estratégico na cadeia produtiva do leite: análise das estratégias competitivas de uma cooperativa de produtores de leiteStrategic positioning in the dairy chain: analysis of competitive strategies of a milk production cooperativeVantagem competitivaLeite - Cadeia produtivaCompetitividadeCompetitive advantageMilk - Production chainCompetitivenessWe describe, in this study, the strategic positioning of a cooperative of milk producers located in the State of Rio Grande do Sul, for the period from 2005 to 2013. We describe strategies used by the cooperative, highlighting three important strategic periods, and the competitive strategies designed for each period. It is an applied and descriptive case study performed in the qualitative perspective (TRIVIÑOS, 1987). Regarding procedures used to collect and analyze data, we used the direct research approach as outlined in Mintzberg (1979). Results show that the cooperative focused its competitive strategy in two basic aspects: in the rural producer, establishing differentials in terms of qualified technical assistance, and the partnership between the cooperative and its members; and in the final consumer, in order to offer a product with quality and originality, with a competitive advantage.Descreve-se, neste estudo, o posicionamento estratégico de uma Cooperativa de Produtores de Leite, localizada no estado do Rio Grande do Sul, no período compreendido entre 2005 e 2013. Apresenta a descrição das estratégias utilizadas pela Cooperativa, evidenciando três períodos estratégicos importantes e as estratégias competitivas, concebidas em cada período. Trata-se de um estudo de caso de natureza aplicada e descritivo, numa perspectiva de pesquisa qualitativa (TRIVIÑOS, 1987). No que tange aos procedimentos de coleta e análise dos dados foi utilizada a abordagem da direct research (MINTZBERG, 1979). Os resultados da análise revelam que a Cooperativa concentrou sua estratégia competitiva basicamente em dois focos: no produtor rural, estabelecendo diferenciais em termos de assistência técnica qualificada e no relacionamento de parceria cooperativa/cooperado; e no consumidor final, de modo a ofertar um produto de qualidade e originalidade, como diferencial competitivo.Organizações Rurais & Agroindustriais2015-11-192017-05-09T19:34:58Z2017-05-09T19:34:58Z2017-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1029KELM, M. S.; SAUSEN, J. O.; KELM, M. L. Posicionamento estratégico na cadeia produtiva do leite: análise das estratégias competitivas de uma cooperativa de produtores de leite. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 17, n. 3, p. 369-382, nov. 2015.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12878Organizações Rurais & Agroindustriais; v. 17, n. 3 (2015)2238-68901517-3879reponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1029/498Kelm, Maiquel SilvaSausen, Jorge OneideKelm, Martinho Luisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-01T12:18:58Zoai:localhost:1/12878Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2021-03-01T12:18:58Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Posicionamento estratégico na cadeia produtiva do leite: análise das estratégias competitivas de uma cooperativa de produtores de leite
Strategic positioning in the dairy chain: analysis of competitive strategies of a milk production cooperative
title Posicionamento estratégico na cadeia produtiva do leite: análise das estratégias competitivas de uma cooperativa de produtores de leite
spellingShingle Posicionamento estratégico na cadeia produtiva do leite: análise das estratégias competitivas de uma cooperativa de produtores de leite
Kelm, Maiquel Silva
Vantagem competitiva
Leite - Cadeia produtiva
Competitividade
Competitive advantage
Milk - Production chain
Competitiveness
title_short Posicionamento estratégico na cadeia produtiva do leite: análise das estratégias competitivas de uma cooperativa de produtores de leite
title_full Posicionamento estratégico na cadeia produtiva do leite: análise das estratégias competitivas de uma cooperativa de produtores de leite
title_fullStr Posicionamento estratégico na cadeia produtiva do leite: análise das estratégias competitivas de uma cooperativa de produtores de leite
title_full_unstemmed Posicionamento estratégico na cadeia produtiva do leite: análise das estratégias competitivas de uma cooperativa de produtores de leite
title_sort Posicionamento estratégico na cadeia produtiva do leite: análise das estratégias competitivas de uma cooperativa de produtores de leite
author Kelm, Maiquel Silva
author_facet Kelm, Maiquel Silva
Sausen, Jorge Oneide
Kelm, Martinho Luis
author_role author
author2 Sausen, Jorge Oneide
Kelm, Martinho Luis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kelm, Maiquel Silva
Sausen, Jorge Oneide
Kelm, Martinho Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Vantagem competitiva
Leite - Cadeia produtiva
Competitividade
Competitive advantage
Milk - Production chain
Competitiveness
topic Vantagem competitiva
Leite - Cadeia produtiva
Competitividade
Competitive advantage
Milk - Production chain
Competitiveness
description We describe, in this study, the strategic positioning of a cooperative of milk producers located in the State of Rio Grande do Sul, for the period from 2005 to 2013. We describe strategies used by the cooperative, highlighting three important strategic periods, and the competitive strategies designed for each period. It is an applied and descriptive case study performed in the qualitative perspective (TRIVIÑOS, 1987). Regarding procedures used to collect and analyze data, we used the direct research approach as outlined in Mintzberg (1979). Results show that the cooperative focused its competitive strategy in two basic aspects: in the rural producer, establishing differentials in terms of qualified technical assistance, and the partnership between the cooperative and its members; and in the final consumer, in order to offer a product with quality and originality, with a competitive advantage.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-19
2017-05-09T19:34:58Z
2017-05-09T19:34:58Z
2017-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1029
KELM, M. S.; SAUSEN, J. O.; KELM, M. L. Posicionamento estratégico na cadeia produtiva do leite: análise das estratégias competitivas de uma cooperativa de produtores de leite. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 17, n. 3, p. 369-382, nov. 2015.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12878
url http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1029
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12878
identifier_str_mv KELM, M. S.; SAUSEN, J. O.; KELM, M. L. Posicionamento estratégico na cadeia produtiva do leite: análise das estratégias competitivas de uma cooperativa de produtores de leite. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 17, n. 3, p. 369-382, nov. 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1029/498
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Organizações Rurais & Agroindustriais
publisher.none.fl_str_mv Organizações Rurais & Agroindustriais
dc.source.none.fl_str_mv Organizações Rurais & Agroindustriais; v. 17, n. 3 (2015)
2238-6890
1517-3879
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550136473452544