Efeitos dos ambientes escolares e dos recursos disponibilizados às aulas de educação física na proficiência motora de crianças em um município no Sul de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vitor Pereira de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Andreolle Augusto dos, Silva, Adriano Gonçalves da, Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos, Batista, Marco Túlio Silva, Pereira, Fabiana de Paula, Ferreira, Lucio Fernandes, Souza, Cleverton José Farias de, Bruzi, Alessandro Teodoro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46291
Resumo: The objective of this study was to verify if the school environment and Physical Education classes modify the motor performance of children from public schools (EPb) and private schools (EPa) of basic education in a city in the south of Minas Gerais. The study involved the participation of 100 children, of both sexes, aged between six and nine years, from two educational institutions, one private and the other public. The school environment and children were assessed punctually, using three instruments: a) test to assess fundamental motor skills (TGMD-2); b) protocol of observations of physical education classes to assess their quality; c) checklist to assess the infrastructure, material resources and content worked on by the teacher. For data analysis, the “two-way ANOVA” with independent variables and the “ANCOVA” covariance test were used and the results showed that EPa students had better motor proficiency when compared to EPb. The analysis of covariance showed that the school environment is related to the process of developing fundamental motor skills, however, the teacher's pedagogical practice did not significantly interfere in the children's learning.
id UFLA_ac39ce07eb95aed6502a58cb4eb06391
oai_identifier_str oai:localhost:1/46291
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Efeitos dos ambientes escolares e dos recursos disponibilizados às aulas de educação física na proficiência motora de crianças em um município no Sul de Minas GeraisEffects of school environments and the resources made available to physical education classes on the motor proficiency of children in a municipality in the south of Minas GeraisEfectos de los entornos escolares y los recursos puestos a disposición de las clases de educación física sobre la competencia motora de los niños en una ciudad del sur de Minas GeraisProficiência motoraEducação físicaAmbiente escolarCrianças - AprendizagemMotor proficiencyPhysical educationSchool environmentChildren's learningThe objective of this study was to verify if the school environment and Physical Education classes modify the motor performance of children from public schools (EPb) and private schools (EPa) of basic education in a city in the south of Minas Gerais. The study involved the participation of 100 children, of both sexes, aged between six and nine years, from two educational institutions, one private and the other public. The school environment and children were assessed punctually, using three instruments: a) test to assess fundamental motor skills (TGMD-2); b) protocol of observations of physical education classes to assess their quality; c) checklist to assess the infrastructure, material resources and content worked on by the teacher. For data analysis, the “two-way ANOVA” with independent variables and the “ANCOVA” covariance test were used and the results showed that EPa students had better motor proficiency when compared to EPb. The analysis of covariance showed that the school environment is related to the process of developing fundamental motor skills, however, the teacher's pedagogical practice did not significantly interfere in the children's learning.O objetivo deste estudo foi verificar se o ambiente escolar e as aulas de Educação Física modificam o desempenho motor de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, de escolas da rede pública (EPb) e da rede particular (EPa) em um município ao Sul de Minas Gerais. O estudo contou com a participação de 100 crianças, de ambos os sexos, na faixa etária de seis a nove anos, de duas instituições educativas, sendo uma privada e a outra pública. O ambiente escolar e as crianças foram avaliadas pontualmente, por meio de três instrumentos: a) teste para avaliar as habilidades motoras fundamentais (TGMD-2); b) protocolo de observações das aulas de educação física para avaliar a sua qualidade; c) lista de checagem para avaliar a infraestrutura, os recursos materiais e conteúdos trabalhados pelo professor. Para análise dos dados foi utilizado o “ANOVA two-way” com variáveis independentes e o teste de covariância “ANCOVA” e os resultados mostraram que os estudantes da EPa apresentaram proficiência motora melhor quando comparado aos da EPb. A análise de covariância evidenciou que o ambiente escolar está relacionado ao processo de desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais, porém, a prática pedagógica do professor não interferiu significativamente na referida aprendizagem das crianças.CDRR Editors2021-05-17T18:08:23Z2021-05-17T18:08:23Z2020-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, V. P. de et al. Efeitos dos ambientes escolares e dos recursos disponibilizados às aulas de educação física na proficiência motora de crianças em um município no Sul de Minas Gerais. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 11, p. e2039119697, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9697.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46291Research, Society and Developmentreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Vitor Pereira deSantos, Andreolle Augusto dosSilva, Adriano Gonçalves daReis, Fábio Pinto Gonçalves dosBatista, Marco Túlio SilvaPereira, Fabiana de PaulaFerreira, Lucio FernandesSouza, Cleverton José Farias deBruzi, Alessandro Teodoropor2021-05-17T18:08:51Zoai:localhost:1/46291Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2021-05-17T18:08:51Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos dos ambientes escolares e dos recursos disponibilizados às aulas de educação física na proficiência motora de crianças em um município no Sul de Minas Gerais
Effects of school environments and the resources made available to physical education classes on the motor proficiency of children in a municipality in the south of Minas Gerais
Efectos de los entornos escolares y los recursos puestos a disposición de las clases de educación física sobre la competencia motora de los niños en una ciudad del sur de Minas Gerais
title Efeitos dos ambientes escolares e dos recursos disponibilizados às aulas de educação física na proficiência motora de crianças em um município no Sul de Minas Gerais
spellingShingle Efeitos dos ambientes escolares e dos recursos disponibilizados às aulas de educação física na proficiência motora de crianças em um município no Sul de Minas Gerais
Oliveira, Vitor Pereira de
Proficiência motora
Educação física
Ambiente escolar
Crianças - Aprendizagem
Motor proficiency
Physical education
School environment
Children's learning
title_short Efeitos dos ambientes escolares e dos recursos disponibilizados às aulas de educação física na proficiência motora de crianças em um município no Sul de Minas Gerais
title_full Efeitos dos ambientes escolares e dos recursos disponibilizados às aulas de educação física na proficiência motora de crianças em um município no Sul de Minas Gerais
title_fullStr Efeitos dos ambientes escolares e dos recursos disponibilizados às aulas de educação física na proficiência motora de crianças em um município no Sul de Minas Gerais
title_full_unstemmed Efeitos dos ambientes escolares e dos recursos disponibilizados às aulas de educação física na proficiência motora de crianças em um município no Sul de Minas Gerais
title_sort Efeitos dos ambientes escolares e dos recursos disponibilizados às aulas de educação física na proficiência motora de crianças em um município no Sul de Minas Gerais
author Oliveira, Vitor Pereira de
author_facet Oliveira, Vitor Pereira de
Santos, Andreolle Augusto dos
Silva, Adriano Gonçalves da
Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos
Batista, Marco Túlio Silva
Pereira, Fabiana de Paula
Ferreira, Lucio Fernandes
Souza, Cleverton José Farias de
Bruzi, Alessandro Teodoro
author_role author
author2 Santos, Andreolle Augusto dos
Silva, Adriano Gonçalves da
Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos
Batista, Marco Túlio Silva
Pereira, Fabiana de Paula
Ferreira, Lucio Fernandes
Souza, Cleverton José Farias de
Bruzi, Alessandro Teodoro
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Vitor Pereira de
Santos, Andreolle Augusto dos
Silva, Adriano Gonçalves da
Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos
Batista, Marco Túlio Silva
Pereira, Fabiana de Paula
Ferreira, Lucio Fernandes
Souza, Cleverton José Farias de
Bruzi, Alessandro Teodoro
dc.subject.por.fl_str_mv Proficiência motora
Educação física
Ambiente escolar
Crianças - Aprendizagem
Motor proficiency
Physical education
School environment
Children's learning
topic Proficiência motora
Educação física
Ambiente escolar
Crianças - Aprendizagem
Motor proficiency
Physical education
School environment
Children's learning
description The objective of this study was to verify if the school environment and Physical Education classes modify the motor performance of children from public schools (EPb) and private schools (EPa) of basic education in a city in the south of Minas Gerais. The study involved the participation of 100 children, of both sexes, aged between six and nine years, from two educational institutions, one private and the other public. The school environment and children were assessed punctually, using three instruments: a) test to assess fundamental motor skills (TGMD-2); b) protocol of observations of physical education classes to assess their quality; c) checklist to assess the infrastructure, material resources and content worked on by the teacher. For data analysis, the “two-way ANOVA” with independent variables and the “ANCOVA” covariance test were used and the results showed that EPa students had better motor proficiency when compared to EPb. The analysis of covariance showed that the school environment is related to the process of developing fundamental motor skills, however, the teacher's pedagogical practice did not significantly interfere in the children's learning.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11
2021-05-17T18:08:23Z
2021-05-17T18:08:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, V. P. de et al. Efeitos dos ambientes escolares e dos recursos disponibilizados às aulas de educação física na proficiência motora de crianças em um município no Sul de Minas Gerais. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 11, p. e2039119697, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9697.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46291
identifier_str_mv OLIVEIRA, V. P. de et al. Efeitos dos ambientes escolares e dos recursos disponibilizados às aulas de educação física na proficiência motora de crianças em um município no Sul de Minas Gerais. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 11, p. e2039119697, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9697.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CDRR Editors
publisher.none.fl_str_mv CDRR Editors
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439070108581888