Gestão da qualidade: um estudo de caso na Secretaria de Obras do município de Lavras – MG
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39604 |
Resumo: | Objetivou-se com este trabalho compreender os processos da prestação de serviços da secretaria de obras do município de Lavras-MG e, a partir disso, propor melhorias que envolvam a qualidade dos fluxos. Partiu-se da premissa que o órgão desenvolve papel fundamental para a infraestrutura urbana e o resultado positivo ou negativo da prestação dos serviços, assim como a qualidade em que estes irão ser ofertados à população, estão diretamente ligados ao planejamento e aos mecanismos de gestão utilizados. Para tal, a pesquisa valeu-se do método do estudo de caso, com natureza classificada como qualitativa. Buscando o êxito deste propósito, definiu-se, primeiramente, as categorias relacionadas ao tema do estudo para enriquecer o conhecimento teórico; logo após, realizou-se entrevistas para compor a coleta de dados, com indivíduos que exercem relação direta com os serviços prestados pela secretaria. Como técnica exploratória, analisou-se os dados obtidos a fim de reconhecer a realidade da organização pesquisada e a partir disso, foi possível elaborar uma conclusão acerca dos fatores que inviabilizam a excelência da gestão de serviços e propor a utilização de mecanismos que proporcionem melhoria para tal. Avalia-se que a pesquisa permitiu oferecer aos gestores da secretaria uma visão mais teórica e aplicada dos instrumentos que podem ser utilizados para alcançar a excelência da gestão e espera-se que, assim, possam ofertar os serviços com qualidade, minimizando os gargalos e consequentemente aumentando a satisfação dos beneficiários. |
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Gestão da qualidade: um estudo de caso na Secretaria de Obras do município de Lavras – MGQuality management: a case study in the Secretariat of Works of the Lavras municipality - MG.Serviços. Qualidade. Secretaria Municipal de Obras.Services. Quality. Municipal Secretary of Works.Objetivou-se com este trabalho compreender os processos da prestação de serviços da secretaria de obras do município de Lavras-MG e, a partir disso, propor melhorias que envolvam a qualidade dos fluxos. Partiu-se da premissa que o órgão desenvolve papel fundamental para a infraestrutura urbana e o resultado positivo ou negativo da prestação dos serviços, assim como a qualidade em que estes irão ser ofertados à população, estão diretamente ligados ao planejamento e aos mecanismos de gestão utilizados. Para tal, a pesquisa valeu-se do método do estudo de caso, com natureza classificada como qualitativa. Buscando o êxito deste propósito, definiu-se, primeiramente, as categorias relacionadas ao tema do estudo para enriquecer o conhecimento teórico; logo após, realizou-se entrevistas para compor a coleta de dados, com indivíduos que exercem relação direta com os serviços prestados pela secretaria. Como técnica exploratória, analisou-se os dados obtidos a fim de reconhecer a realidade da organização pesquisada e a partir disso, foi possível elaborar uma conclusão acerca dos fatores que inviabilizam a excelência da gestão de serviços e propor a utilização de mecanismos que proporcionem melhoria para tal. Avalia-se que a pesquisa permitiu oferecer aos gestores da secretaria uma visão mais teórica e aplicada dos instrumentos que podem ser utilizados para alcançar a excelência da gestão e espera-se que, assim, possam ofertar os serviços com qualidade, minimizando os gargalos e consequentemente aumentando a satisfação dos beneficiários.Universidade Federal de LavrasUFLAbrasilDepartamento de Administração e EconomiaAndrade, Daniela MeirellesOliveira, Dênis Renato deTonelli, Dany FlavioDiniz, Laura Edí Rodrigues2020-03-31T19:23:01Z2020-03-31T19:23:01Z2020-03-312018-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39604porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-03-31T19:23:02Zoai:localhost:1/39604Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-03-31T19:23:02Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
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