Gestão da qualidade: um estudo de caso na Secretaria de Obras do município de Lavras – MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Laura Edí Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39604
Resumo: Objetivou-se com este trabalho compreender os processos da prestação de serviços da secretaria de obras do município de Lavras-MG e, a partir disso, propor melhorias que envolvam a qualidade dos fluxos. Partiu-se da premissa que o órgão desenvolve papel fundamental para a infraestrutura urbana e o resultado positivo ou negativo da prestação dos serviços, assim como a qualidade em que estes irão ser ofertados à população, estão diretamente ligados ao planejamento e aos mecanismos de gestão utilizados. Para tal, a pesquisa valeu-se do método do estudo de caso, com natureza classificada como qualitativa. Buscando o êxito deste propósito, definiu-se, primeiramente, as categorias relacionadas ao tema do estudo para enriquecer o conhecimento teórico; logo após, realizou-se entrevistas para compor a coleta de dados, com indivíduos que exercem relação direta com os serviços prestados pela secretaria. Como técnica exploratória, analisou-se os dados obtidos a fim de reconhecer a realidade da organização pesquisada e a partir disso, foi possível elaborar uma conclusão acerca dos fatores que inviabilizam a excelência da gestão de serviços e propor a utilização de mecanismos que proporcionem melhoria para tal. Avalia-se que a pesquisa permitiu oferecer aos gestores da secretaria uma visão mais teórica e aplicada dos instrumentos que podem ser utilizados para alcançar a excelência da gestão e espera-se que, assim, possam ofertar os serviços com qualidade, minimizando os gargalos e consequentemente aumentando a satisfação dos beneficiários.
id UFLA_b14f1bd8ffa204a453f7a97461793118
oai_identifier_str oai:localhost:1/39604
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Gestão da qualidade: um estudo de caso na Secretaria de Obras do município de Lavras – MGQuality management: a case study in the Secretariat of Works of the Lavras municipality - MG.Serviços. Qualidade. Secretaria Municipal de Obras.Services. Quality. Municipal Secretary of Works.Objetivou-se com este trabalho compreender os processos da prestação de serviços da secretaria de obras do município de Lavras-MG e, a partir disso, propor melhorias que envolvam a qualidade dos fluxos. Partiu-se da premissa que o órgão desenvolve papel fundamental para a infraestrutura urbana e o resultado positivo ou negativo da prestação dos serviços, assim como a qualidade em que estes irão ser ofertados à população, estão diretamente ligados ao planejamento e aos mecanismos de gestão utilizados. Para tal, a pesquisa valeu-se do método do estudo de caso, com natureza classificada como qualitativa. Buscando o êxito deste propósito, definiu-se, primeiramente, as categorias relacionadas ao tema do estudo para enriquecer o conhecimento teórico; logo após, realizou-se entrevistas para compor a coleta de dados, com indivíduos que exercem relação direta com os serviços prestados pela secretaria. Como técnica exploratória, analisou-se os dados obtidos a fim de reconhecer a realidade da organização pesquisada e a partir disso, foi possível elaborar uma conclusão acerca dos fatores que inviabilizam a excelência da gestão de serviços e propor a utilização de mecanismos que proporcionem melhoria para tal. Avalia-se que a pesquisa permitiu oferecer aos gestores da secretaria uma visão mais teórica e aplicada dos instrumentos que podem ser utilizados para alcançar a excelência da gestão e espera-se que, assim, possam ofertar os serviços com qualidade, minimizando os gargalos e consequentemente aumentando a satisfação dos beneficiários.Universidade Federal de LavrasUFLAbrasilDepartamento de Administração e EconomiaAndrade, Daniela MeirellesOliveira, Dênis Renato deTonelli, Dany FlavioDiniz, Laura Edí Rodrigues2020-03-31T19:23:01Z2020-03-31T19:23:01Z2020-03-312018-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39604porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-03-31T19:23:02Zoai:localhost:1/39604Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-03-31T19:23:02Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da qualidade: um estudo de caso na Secretaria de Obras do município de Lavras – MG
Quality management: a case study in the Secretariat of Works of the Lavras municipality - MG.
title Gestão da qualidade: um estudo de caso na Secretaria de Obras do município de Lavras – MG
spellingShingle Gestão da qualidade: um estudo de caso na Secretaria de Obras do município de Lavras – MG
Diniz, Laura Edí Rodrigues
Serviços. Qualidade. Secretaria Municipal de Obras.
Services. Quality. Municipal Secretary of Works.
title_short Gestão da qualidade: um estudo de caso na Secretaria de Obras do município de Lavras – MG
title_full Gestão da qualidade: um estudo de caso na Secretaria de Obras do município de Lavras – MG
title_fullStr Gestão da qualidade: um estudo de caso na Secretaria de Obras do município de Lavras – MG
title_full_unstemmed Gestão da qualidade: um estudo de caso na Secretaria de Obras do município de Lavras – MG
title_sort Gestão da qualidade: um estudo de caso na Secretaria de Obras do município de Lavras – MG
author Diniz, Laura Edí Rodrigues
author_facet Diniz, Laura Edí Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Daniela Meirelles
Oliveira, Dênis Renato de
Tonelli, Dany Flavio
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Laura Edí Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Serviços. Qualidade. Secretaria Municipal de Obras.
Services. Quality. Municipal Secretary of Works.
topic Serviços. Qualidade. Secretaria Municipal de Obras.
Services. Quality. Municipal Secretary of Works.
description Objetivou-se com este trabalho compreender os processos da prestação de serviços da secretaria de obras do município de Lavras-MG e, a partir disso, propor melhorias que envolvam a qualidade dos fluxos. Partiu-se da premissa que o órgão desenvolve papel fundamental para a infraestrutura urbana e o resultado positivo ou negativo da prestação dos serviços, assim como a qualidade em que estes irão ser ofertados à população, estão diretamente ligados ao planejamento e aos mecanismos de gestão utilizados. Para tal, a pesquisa valeu-se do método do estudo de caso, com natureza classificada como qualitativa. Buscando o êxito deste propósito, definiu-se, primeiramente, as categorias relacionadas ao tema do estudo para enriquecer o conhecimento teórico; logo após, realizou-se entrevistas para compor a coleta de dados, com indivíduos que exercem relação direta com os serviços prestados pela secretaria. Como técnica exploratória, analisou-se os dados obtidos a fim de reconhecer a realidade da organização pesquisada e a partir disso, foi possível elaborar uma conclusão acerca dos fatores que inviabilizam a excelência da gestão de serviços e propor a utilização de mecanismos que proporcionem melhoria para tal. Avalia-se que a pesquisa permitiu oferecer aos gestores da secretaria uma visão mais teórica e aplicada dos instrumentos que podem ser utilizados para alcançar a excelência da gestão e espera-se que, assim, possam ofertar os serviços com qualidade, minimizando os gargalos e consequentemente aumentando a satisfação dos beneficiários.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-03
2020-03-31T19:23:01Z
2020-03-31T19:23:01Z
2020-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39604
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
brasil
Departamento de Administração e Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
brasil
Departamento de Administração e Economia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835121949081600