O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paris, Larissa Giacometti
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50979
Resumo: This article aims is to analyze how the relationships of four doctoral students of different areas of knowledge at UNICAMP with their respective supervisors are developed during the thesis writing process. To this end, this work is based on the theoreticalmethodological principles of Academic Literacies and ethnography of language. In this research, supervisors are considered privileged literacy brokers. The data show the nature of the power relations in the interactions between doctoral students and their supervisors, in addition to the incompatibility between the expectations created by the participants and the reality of the relationship between students and supervisors. This article, therefore, points to the need to implement institutional policies that promote training for supervisors based on the Academic Literacies perspective.
id UFLA_b58f73c4cc57e23e9f45a3f4103e76fd
oai_identifier_str oai:localhost:1/50979
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandosThe supervisor as a privileged literacy broker in the doctoral thesis writing processDoutorandosEscrita acadêmicaLetramento acadêmicoMediador de letramentoOrientadorDoctoral studentsAcademic writingAcademic literaciesLiteracy brokerSupervisorThis article aims is to analyze how the relationships of four doctoral students of different areas of knowledge at UNICAMP with their respective supervisors are developed during the thesis writing process. To this end, this work is based on the theoreticalmethodological principles of Academic Literacies and ethnography of language. In this research, supervisors are considered privileged literacy brokers. The data show the nature of the power relations in the interactions between doctoral students and their supervisors, in addition to the incompatibility between the expectations created by the participants and the reality of the relationship between students and supervisors. This article, therefore, points to the need to implement institutional policies that promote training for supervisors based on the Academic Literacies perspective.O objetivo deste artigo é analisar o modo como se constituem as relações de quatro doutorandos da UNICAMP, pertencentes a diferentes áreas de conhecimento, com seus respectivos orientadores durante o processo de escrita da tese. Para tal, o trabalho fundamenta-se nos princípios teórico-metodológicos dos Letramentos Acadêmicos e da etnografia da linguagem. No contexto desta pesquisa, os orientadores são considerados mediadores de letramento privilegiados. Os dados revelam a natureza das relações de poder instauradas nas interações entre doutorandos e seus orientadores, além do descompasso entre as expectativas criadas pelos participantes e o que de fato se concretizou na relação construída entre orientandos e orientadores. Este artigo, portanto, aponta para a necessidade de implementação de políticas institucionais que promovam uma formação para os orientadores com base na perspectiva dos Letramentos Acadêmicos.Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH)2022-08-16T16:33:56Z2022-08-16T16:33:56Z2022-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPARIS, L. G. O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos. Revista do GEL, [S.l.], v. 19, n. 1, p. 246-264, 2022. DOI: 10.21165/gel.v19i1.3360.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50979Revista do GELreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution-NonCommercial 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessParis, Larissa Giacomettipor2022-08-16T16:33:56Zoai:localhost:1/50979Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2022-08-16T16:33:56Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos
The supervisor as a privileged literacy broker in the doctoral thesis writing process
title O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos
spellingShingle O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos
Paris, Larissa Giacometti
Doutorandos
Escrita acadêmica
Letramento acadêmico
Mediador de letramento
Orientador
Doctoral students
Academic writing
Academic literacies
Literacy broker
Supervisor
title_short O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos
title_full O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos
title_fullStr O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos
title_full_unstemmed O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos
title_sort O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos
author Paris, Larissa Giacometti
author_facet Paris, Larissa Giacometti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paris, Larissa Giacometti
dc.subject.por.fl_str_mv Doutorandos
Escrita acadêmica
Letramento acadêmico
Mediador de letramento
Orientador
Doctoral students
Academic writing
Academic literacies
Literacy broker
Supervisor
topic Doutorandos
Escrita acadêmica
Letramento acadêmico
Mediador de letramento
Orientador
Doctoral students
Academic writing
Academic literacies
Literacy broker
Supervisor
description This article aims is to analyze how the relationships of four doctoral students of different areas of knowledge at UNICAMP with their respective supervisors are developed during the thesis writing process. To this end, this work is based on the theoreticalmethodological principles of Academic Literacies and ethnography of language. In this research, supervisors are considered privileged literacy brokers. The data show the nature of the power relations in the interactions between doctoral students and their supervisors, in addition to the incompatibility between the expectations created by the participants and the reality of the relationship between students and supervisors. This article, therefore, points to the need to implement institutional policies that promote training for supervisors based on the Academic Literacies perspective.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-16T16:33:56Z
2022-08-16T16:33:56Z
2022-06-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PARIS, L. G. O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos. Revista do GEL, [S.l.], v. 19, n. 1, p. 246-264, 2022. DOI: 10.21165/gel.v19i1.3360.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50979
identifier_str_mv PARIS, L. G. O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos. Revista do GEL, [S.l.], v. 19, n. 1, p. 246-264, 2022. DOI: 10.21165/gel.v19i1.3360.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH)
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH)
dc.source.none.fl_str_mv Revista do GEL
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835102587125760