O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50979 |
Resumo: | This article aims is to analyze how the relationships of four doctoral students of different areas of knowledge at UNICAMP with their respective supervisors are developed during the thesis writing process. To this end, this work is based on the theoreticalmethodological principles of Academic Literacies and ethnography of language. In this research, supervisors are considered privileged literacy brokers. The data show the nature of the power relations in the interactions between doctoral students and their supervisors, in addition to the incompatibility between the expectations created by the participants and the reality of the relationship between students and supervisors. This article, therefore, points to the need to implement institutional policies that promote training for supervisors based on the Academic Literacies perspective. |
id |
UFLA_b58f73c4cc57e23e9f45a3f4103e76fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/50979 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandosThe supervisor as a privileged literacy broker in the doctoral thesis writing processDoutorandosEscrita acadêmicaLetramento acadêmicoMediador de letramentoOrientadorDoctoral studentsAcademic writingAcademic literaciesLiteracy brokerSupervisorThis article aims is to analyze how the relationships of four doctoral students of different areas of knowledge at UNICAMP with their respective supervisors are developed during the thesis writing process. To this end, this work is based on the theoreticalmethodological principles of Academic Literacies and ethnography of language. In this research, supervisors are considered privileged literacy brokers. The data show the nature of the power relations in the interactions between doctoral students and their supervisors, in addition to the incompatibility between the expectations created by the participants and the reality of the relationship between students and supervisors. This article, therefore, points to the need to implement institutional policies that promote training for supervisors based on the Academic Literacies perspective.O objetivo deste artigo é analisar o modo como se constituem as relações de quatro doutorandos da UNICAMP, pertencentes a diferentes áreas de conhecimento, com seus respectivos orientadores durante o processo de escrita da tese. Para tal, o trabalho fundamenta-se nos princípios teórico-metodológicos dos Letramentos Acadêmicos e da etnografia da linguagem. No contexto desta pesquisa, os orientadores são considerados mediadores de letramento privilegiados. Os dados revelam a natureza das relações de poder instauradas nas interações entre doutorandos e seus orientadores, além do descompasso entre as expectativas criadas pelos participantes e o que de fato se concretizou na relação construída entre orientandos e orientadores. Este artigo, portanto, aponta para a necessidade de implementação de políticas institucionais que promovam uma formação para os orientadores com base na perspectiva dos Letramentos Acadêmicos.Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH)2022-08-16T16:33:56Z2022-08-16T16:33:56Z2022-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPARIS, L. G. O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos. Revista do GEL, [S.l.], v. 19, n. 1, p. 246-264, 2022. DOI: 10.21165/gel.v19i1.3360.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50979Revista do GELreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution-NonCommercial 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessParis, Larissa Giacomettipor2022-08-16T16:33:56Zoai:localhost:1/50979Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2022-08-16T16:33:56Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos The supervisor as a privileged literacy broker in the doctoral thesis writing process |
title |
O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos |
spellingShingle |
O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos Paris, Larissa Giacometti Doutorandos Escrita acadêmica Letramento acadêmico Mediador de letramento Orientador Doctoral students Academic writing Academic literacies Literacy broker Supervisor |
title_short |
O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos |
title_full |
O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos |
title_fullStr |
O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos |
title_full_unstemmed |
O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos |
title_sort |
O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos |
author |
Paris, Larissa Giacometti |
author_facet |
Paris, Larissa Giacometti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paris, Larissa Giacometti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Doutorandos Escrita acadêmica Letramento acadêmico Mediador de letramento Orientador Doctoral students Academic writing Academic literacies Literacy broker Supervisor |
topic |
Doutorandos Escrita acadêmica Letramento acadêmico Mediador de letramento Orientador Doctoral students Academic writing Academic literacies Literacy broker Supervisor |
description |
This article aims is to analyze how the relationships of four doctoral students of different areas of knowledge at UNICAMP with their respective supervisors are developed during the thesis writing process. To this end, this work is based on the theoreticalmethodological principles of Academic Literacies and ethnography of language. In this research, supervisors are considered privileged literacy brokers. The data show the nature of the power relations in the interactions between doctoral students and their supervisors, in addition to the incompatibility between the expectations created by the participants and the reality of the relationship between students and supervisors. This article, therefore, points to the need to implement institutional policies that promote training for supervisors based on the Academic Literacies perspective. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-16T16:33:56Z 2022-08-16T16:33:56Z 2022-06-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PARIS, L. G. O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos. Revista do GEL, [S.l.], v. 19, n. 1, p. 246-264, 2022. DOI: 10.21165/gel.v19i1.3360. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50979 |
identifier_str_mv |
PARIS, L. G. O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos. Revista do GEL, [S.l.], v. 19, n. 1, p. 246-264, 2022. DOI: 10.21165/gel.v19i1.3360. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50979 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista do GEL reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1823242079732498432 |