Letramentos acadêmicos de doutorandos : entre mediações e publicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paris, Larissa Giacometti, 1992-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641542
Resumo: Orientador: Raquel Salek Fiad
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spelling Letramentos acadêmicos de doutorandos : entre mediações e publicaçõesAcademic literacies of doctoral students : mediations and publicationsLetramento - Estudo e ensino (Superior)MediaçãoLinguagem - EtnologiaPós-graduaçãoRedação acadêmicaAcademic literaciesMediationLanguage ethnographyDoctorate degreeAcademic writingOrientador: Raquel Salek FiadTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa, de base qualitativa-interpretativa e situada no campo da Linguística Aplicada, tem como objetivo definir e analisar as práticas de letramentos acadêmicos relacionadas à escrita de um capítulo da tese de doutorandos matriculados em programas de Pós-Graduação pertencentes a cada uma das áreas de conhecimento elencadas pela UNICAMP: Ciências biológicas e da saúde; Ciências exatas e da terra; Ciências humanas, sociais e arte; Tecnológica. Mais especificamente, busca analisar o modo como se constituem as interações entre os participantes e seus mediadores de letramento (LILLIS; CURRY, 2010), bem como as relações que esses doutorandos estabelecem entre a escrita para publicação (CURRY; LILLIS, 2013) e a cultura política acadêmica contemporânea. Para tal, a pesquisa fundamenta-se nos princípios teórico-metodológicos dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 1984; BARTON, 2007 [1994]; GEE, 1996), dos Letramentos Acadêmicos (LEA; STREET, 1998) e da etnografia da linguagem (BLOMMAERT, 2006; GARCEZ; SCHULZ, 2015). Dessa forma, assume que as práticas de letramento são sociais, situadas em contextos específicos e incrustadas em significados culturais, ideologias e relações de poder, tal como exposto no modelo ideológico de letramento. Considerando a concepção de letramentos múltiplos que possibilita o olhar para as práticas situadas do Ensino Superior, esta tese também assume que a escrita acadêmica e sua aprendizagem envolvem questões que abarcam as relações de poder e de autoridade entre pessoas, instituições e identidades sociais, conforme apregoa o modelo dos Letramentos Acadêmicos, não se limitando apenas ao domínio de habilidades ou à socialização acadêmica. Esta pesquisa parte das percepções dos participantes para analisar as práticas situadas nas quais estão engajados, adotando uma abordagem etnográfica orientada pelo texto (LILLIS, 2008). Assim, busca diminuir a lacuna entre texto e contexto que tradicionalmente é imposta nas pesquisas científicas, tratando a etnografia como teorização profunda. Para o processo de geração de dados, quatro doutorandos foram selecionados como participantes da pesquisa: Maria, Michele, Miguel e Sofia. Ao longo do segundo semestre de 2018, quatro encontros foram realizados com cada um dos participantes. Considerando os dados gerados, a análise estrutura-se a partir de duas categorias: mediações e publicações. É possível concluir que a prática de escrita da tese dos doutorandos é situada em contextos específicos e se relaciona às concepções vigentes em suas respectivas áreas. No que concerne à categoria mediações, este trabalho mostra o papel relevante das interações com os mediadores de letramento ao longo do processo de escrita, especialmente com o orientador, o mediador privilegiado nesse contexto. Em relação à categoria publicações, esta tese evidencia o modo como a escrita para publicação tem ocupado um lugar prioritário na vida dos doutorandos. Dessa forma, a pesquisa aponta para a necessidade de implementação de políticas institucionais que promovam uma formação para orientadores e uma pedagogia na perspectiva dos Letramentos Acadêmicos para doutorandos, além de também instituir a diplomacia do conhecimento (KNIGHT, 2015) no contexto da internacionalização, especialmente no que se refere à publicação de artigos científicosAbstract: This research, that belongs in the field of Applied Linguistics and deploys the qualitative-interpretative method, aims to define and analyze practices of academic literacies that occur during the writing of a doctoral thesis chapter by doctoral students enrolled in Postgraduate programs in each of the knowledge areas listed by UNICAMP (Biological and health sciences; Exact and earth sciences; Arts, humanities and social sciences; Technological sciences). More specifically, it seeks to analyze the interactions between participants and their literacy brokers (LILLIS; CURRY, 2010), as well as the relation that these doctoral students establish between writing for publication (CURRY; LILLIS, 2013) and the contemporary academic political culture. To do this, this research is based on the theoretical and methodological principles of the New Literacy Studies (STREET, 1984; BARTON, 2007 [1994]; GEE, 1996), Academic Literacies (LEA; STREET, 1998) and ethnography of language (BLOMMAERT, 2006; GARCEZ; SCHULZ, 2015). Thus, this thesis assumes that literacy practices are social, situated in specific contexts and embedded in cultural meanings, ideologies and power relations, as set out in the ideological model of literacy. While deploying the concept of multiple literacies to think of Higher Education practices, this thesis also assumes that academic writing and its learning involves issues that encompass power and authority relations between people, institutions and social identities, as stated in the Academic Literacies model, and it is not limited to the mastery of skills or academic socialization. This research starts with the participants' perceptions of the practices in which they are engaged, adopting a text-oriented ethnographic approach (LILLIS, 2008). It seeks to bridge the gap between text and context that is traditionally imposed on scientific research, which regards ethnography as deep theorizing. For the data generation process, four doctoral students were selected as research participants: Maria, Michele, Miguel and Sofia. During the second semester of 2018, four meetings were held with each of the participants. In consonance with the data generated, the analysis was structured around two categories: mediations and publications. It is possible to conclude that the doctoral thesis writing practice is situated in specific contexts and is related to the concepts in force in its respective area. For the mediations category, this work shows the relevant role of interactions with literacy brokers throughout the writing process, especially with the doctoral supervisor, that is the privileged broker in this context. For the publications category, this thesis highlights the way in which writing for publication occupies a main role in the lives of doctoral students. Thus, the research points to the need to implement institutional policies that promote supervisors training and to create a pedagogy method from the perspective of Academic Literacies for doctoral students. It also promotes the knowledge diplomacy (KNIGHT, 2015) in the internationalization context, especially regarding the publication of scientific articlesDoutoradoLinguagem e EducaçãoDoutora em Lingüística AplicadaCNPQ141101/2017-2[s.n.]Fiad, Raquel Salek, 1948-Fischer, AdrianaLaranjeira, Rómina de MelloJung, Neiva MariaCastanheira, Maria LuciaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASParis, Larissa Giacometti, 1992-20212021-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (218 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641542PARIS, Larissa Giacometti. Letramentos acadêmicos de doutorandos: entre mediações e publicações. 2021. 1 recurso online (218 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641542. Acesso em: 26 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1165156Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-15T13:55:07Zoai::1165156Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-06-15T13:55:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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