Ensinando a física do efeito estufa no 9º ano: uma abordagem baseada na aprendizagem significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10566 |
Resumo: | Several concepts of physics must be constructed during the elementary school and it is with this objective that we performed the work presented here. With it was intended to develop a teaching and learning environment based on problems experienced by society these days to build, significantly, the Greenhouse effect Physics in the ninth year of elementary school. The research was developed in order to present a teaching unit that allows the development of a constructivist environment, promoting a reinterpretation of the National Curriculum Parameters of Basic Education (NCPBE) of Sciences, to teach Greenhouse Physics in the ninth year of elementary school . To this end, there was the construction of a teaching unit, built with theoretical foundation studies of Ausubel and Novak on meaningful learning. After the consolidation of this teaching unit, the unit analyzed to infer whether learning occurred and whether it could be considered significant. In this analysis, the content analysis method was used in order to understand the meanings exchanged between students and teachers. The first version of the didactic units that comprise the syllabus, were used in 2014 with two classes of the ninth year of a college's private network, which is located in the city of Lavras. |
id |
UFLA_b5b8050c749c4524443d002c9702a482 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/10566 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensinando a física do efeito estufa no 9º ano: uma abordagem baseada na aprendizagem significativaEnsino de FísicaEnsino fundamentalAprendizagem significativaUnidade didáticaEfeito estufaPhysics educationElementary educationMeaningful learningTeaching unitGreenhouse effectEnsino-AprendizagemSeveral concepts of physics must be constructed during the elementary school and it is with this objective that we performed the work presented here. With it was intended to develop a teaching and learning environment based on problems experienced by society these days to build, significantly, the Greenhouse effect Physics in the ninth year of elementary school. The research was developed in order to present a teaching unit that allows the development of a constructivist environment, promoting a reinterpretation of the National Curriculum Parameters of Basic Education (NCPBE) of Sciences, to teach Greenhouse Physics in the ninth year of elementary school . To this end, there was the construction of a teaching unit, built with theoretical foundation studies of Ausubel and Novak on meaningful learning. After the consolidation of this teaching unit, the unit analyzed to infer whether learning occurred and whether it could be considered significant. In this analysis, the content analysis method was used in order to understand the meanings exchanged between students and teachers. The first version of the didactic units that comprise the syllabus, were used in 2014 with two classes of the ninth year of a college's private network, which is located in the city of Lavras.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Diversos conceitos de Física devem ser construídos durante o Ensino Fundamental e é com esse objetivo que foi realizado o trabalho aqui apresentado. Com ele, pretendia-se desenvolver um ambiente de ensino e aprendizagem baseado em problemas vivenciados pela sociedade nos dias atuais para construir, de forma significativa, a Física do Efeito estufa no nono ano do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de apresentar uma unidade didática que possibilite o desenvolvimento de um ambiente construtivista, promovendo uma releitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (PCNEF) de Ciências, para ensinar a Física do Efeito Estufa no nono ano do Ensino Fundamental. Com esse objetivo, ocorreu a construção de uma unidade didática, construída tendo como embasamento teórico os estudos de Ausubel e Novak sobre aprendizagem significativa. Após a consolidação dessa unidade didática, analisou-se a unidade para inferir se ocorreu aprendizagem e se a mesma pôde ser considerada significativa. Nessa análise, foi utilizado o Método de Análise de Conteúdo, com o objetivo de compreender os significados trocados entre estudantes e professores. A primeira versão das unidades didáticas, que contemplam o plano de ensino, foram utilizadas no ano de 2014 com duas turmas do nono ano de um colégio da rede privada, que está localizado na cidade de Lavras.Universidade Federal de LavrasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUFLAbrasilDepartamento de Ciências ExatasCharret, Iraziet da CunhaSilva, Antonio dos Anjos Pinheiro daVeit, Eliane ÂngelaMaciel, Antônio Marcelo MartinsMendes, Rosana MariaNeves, Jefferson Adriano2015-11-05T13:28:51Z2015-11-05T13:28:51Z2015-11-052015-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNEVES, J. A. Ensinando a física do efeito estufa no 9º ano: uma abordagem baseada na aprendizagem significativa. 2015. 106 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10566porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2021-01-18T18:17:54Zoai:localhost:1/10566Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2021-01-18T18:17:54Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinando a física do efeito estufa no 9º ano: uma abordagem baseada na aprendizagem significativa |
title |
Ensinando a física do efeito estufa no 9º ano: uma abordagem baseada na aprendizagem significativa |
spellingShingle |
Ensinando a física do efeito estufa no 9º ano: uma abordagem baseada na aprendizagem significativa Neves, Jefferson Adriano Ensino de Física Ensino fundamental Aprendizagem significativa Unidade didática Efeito estufa Physics education Elementary education Meaningful learning Teaching unit Greenhouse effect Ensino-Aprendizagem |
title_short |
Ensinando a física do efeito estufa no 9º ano: uma abordagem baseada na aprendizagem significativa |
title_full |
Ensinando a física do efeito estufa no 9º ano: uma abordagem baseada na aprendizagem significativa |
title_fullStr |
Ensinando a física do efeito estufa no 9º ano: uma abordagem baseada na aprendizagem significativa |
title_full_unstemmed |
Ensinando a física do efeito estufa no 9º ano: uma abordagem baseada na aprendizagem significativa |
title_sort |
Ensinando a física do efeito estufa no 9º ano: uma abordagem baseada na aprendizagem significativa |
author |
Neves, Jefferson Adriano |
author_facet |
Neves, Jefferson Adriano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Charret, Iraziet da Cunha Silva, Antonio dos Anjos Pinheiro da Veit, Eliane Ângela Maciel, Antônio Marcelo Martins Mendes, Rosana Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Jefferson Adriano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Ensino fundamental Aprendizagem significativa Unidade didática Efeito estufa Physics education Elementary education Meaningful learning Teaching unit Greenhouse effect Ensino-Aprendizagem |
topic |
Ensino de Física Ensino fundamental Aprendizagem significativa Unidade didática Efeito estufa Physics education Elementary education Meaningful learning Teaching unit Greenhouse effect Ensino-Aprendizagem |
description |
Several concepts of physics must be constructed during the elementary school and it is with this objective that we performed the work presented here. With it was intended to develop a teaching and learning environment based on problems experienced by society these days to build, significantly, the Greenhouse effect Physics in the ninth year of elementary school. The research was developed in order to present a teaching unit that allows the development of a constructivist environment, promoting a reinterpretation of the National Curriculum Parameters of Basic Education (NCPBE) of Sciences, to teach Greenhouse Physics in the ninth year of elementary school . To this end, there was the construction of a teaching unit, built with theoretical foundation studies of Ausubel and Novak on meaningful learning. After the consolidation of this teaching unit, the unit analyzed to infer whether learning occurred and whether it could be considered significant. In this analysis, the content analysis method was used in order to understand the meanings exchanged between students and teachers. The first version of the didactic units that comprise the syllabus, were used in 2014 with two classes of the ninth year of a college's private network, which is located in the city of Lavras. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-05T13:28:51Z 2015-11-05T13:28:51Z 2015-11-05 2015-08-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NEVES, J. A. Ensinando a física do efeito estufa no 9º ano: uma abordagem baseada na aprendizagem significativa. 2015. 106 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10566 |
identifier_str_mv |
NEVES, J. A. Ensinando a física do efeito estufa no 9º ano: uma abordagem baseada na aprendizagem significativa. 2015. 106 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UFLA brasil Departamento de Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UFLA brasil Departamento de Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1807835079315030016 |