Ensinando a física do efeito estufa no 9º ano: uma abordagem baseada na aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Jefferson Adriano
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10566
Resumo: Several concepts of physics must be constructed during the elementary school and it is with this objective that we performed the work presented here. With it was intended to develop a teaching and learning environment based on problems experienced by society these days to build, significantly, the Greenhouse effect Physics in the ninth year of elementary school. The research was developed in order to present a teaching unit that allows the development of a constructivist environment, promoting a reinterpretation of the National Curriculum Parameters of Basic Education (NCPBE) of Sciences, to teach Greenhouse Physics in the ninth year of elementary school . To this end, there was the construction of a teaching unit, built with theoretical foundation studies of Ausubel and Novak on meaningful learning. After the consolidation of this teaching unit, the unit analyzed to infer whether learning occurred and whether it could be considered significant. In this analysis, the content analysis method was used in order to understand the meanings exchanged between students and teachers. The first version of the didactic units that comprise the syllabus, were used in 2014 with two classes of the ninth year of a college's private network, which is located in the city of Lavras.
id UFLA_b5b8050c749c4524443d002c9702a482
oai_identifier_str oai:localhost:1/10566
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Ensinando a física do efeito estufa no 9º ano: uma abordagem baseada na aprendizagem significativaEnsino de FísicaEnsino fundamentalAprendizagem significativaUnidade didáticaEfeito estufaPhysics educationElementary educationMeaningful learningTeaching unitGreenhouse effectEnsino-AprendizagemSeveral concepts of physics must be constructed during the elementary school and it is with this objective that we performed the work presented here. With it was intended to develop a teaching and learning environment based on problems experienced by society these days to build, significantly, the Greenhouse effect Physics in the ninth year of elementary school. The research was developed in order to present a teaching unit that allows the development of a constructivist environment, promoting a reinterpretation of the National Curriculum Parameters of Basic Education (NCPBE) of Sciences, to teach Greenhouse Physics in the ninth year of elementary school . To this end, there was the construction of a teaching unit, built with theoretical foundation studies of Ausubel and Novak on meaningful learning. After the consolidation of this teaching unit, the unit analyzed to infer whether learning occurred and whether it could be considered significant. In this analysis, the content analysis method was used in order to understand the meanings exchanged between students and teachers. The first version of the didactic units that comprise the syllabus, were used in 2014 with two classes of the ninth year of a college's private network, which is located in the city of Lavras.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Diversos conceitos de Física devem ser construídos durante o Ensino Fundamental e é com esse objetivo que foi realizado o trabalho aqui apresentado. Com ele, pretendia-se desenvolver um ambiente de ensino e aprendizagem baseado em problemas vivenciados pela sociedade nos dias atuais para construir, de forma significativa, a Física do Efeito estufa no nono ano do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de apresentar uma unidade didática que possibilite o desenvolvimento de um ambiente construtivista, promovendo uma releitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (PCNEF) de Ciências, para ensinar a Física do Efeito Estufa no nono ano do Ensino Fundamental. Com esse objetivo, ocorreu a construção de uma unidade didática, construída tendo como embasamento teórico os estudos de Ausubel e Novak sobre aprendizagem significativa. Após a consolidação dessa unidade didática, analisou-se a unidade para inferir se ocorreu aprendizagem e se a mesma pôde ser considerada significativa. Nessa análise, foi utilizado o Método de Análise de Conteúdo, com o objetivo de compreender os significados trocados entre estudantes e professores. A primeira versão das unidades didáticas, que contemplam o plano de ensino, foram utilizadas no ano de 2014 com duas turmas do nono ano de um colégio da rede privada, que está localizado na cidade de Lavras.Universidade Federal de LavrasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUFLAbrasilDepartamento de Ciências ExatasCharret, Iraziet da CunhaSilva, Antonio dos Anjos Pinheiro daVeit, Eliane ÂngelaMaciel, Antônio Marcelo MartinsMendes, Rosana MariaNeves, Jefferson Adriano2015-11-05T13:28:51Z2015-11-05T13:28:51Z2015-11-052015-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNEVES, J. A. Ensinando a física do efeito estufa no 9º ano: uma abordagem baseada na aprendizagem significativa. 2015. 106 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10566porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2021-01-18T18:17:54Zoai:localhost:1/10566Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2021-01-18T18:17:54Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinando a física do efeito estufa no 9º ano: uma abordagem baseada na aprendizagem significativa
title Ensinando a física do efeito estufa no 9º ano: uma abordagem baseada na aprendizagem significativa
spellingShingle Ensinando a física do efeito estufa no 9º ano: uma abordagem baseada na aprendizagem significativa
Neves, Jefferson Adriano
Ensino de Física
Ensino fundamental
Aprendizagem significativa
Unidade didática
Efeito estufa
Physics education
Elementary education
Meaningful learning
Teaching unit
Greenhouse effect
Ensino-Aprendizagem
title_short Ensinando a física do efeito estufa no 9º ano: uma abordagem baseada na aprendizagem significativa
title_full Ensinando a física do efeito estufa no 9º ano: uma abordagem baseada na aprendizagem significativa
title_fullStr Ensinando a física do efeito estufa no 9º ano: uma abordagem baseada na aprendizagem significativa
title_full_unstemmed Ensinando a física do efeito estufa no 9º ano: uma abordagem baseada na aprendizagem significativa
title_sort Ensinando a física do efeito estufa no 9º ano: uma abordagem baseada na aprendizagem significativa
author Neves, Jefferson Adriano
author_facet Neves, Jefferson Adriano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Charret, Iraziet da Cunha
Silva, Antonio dos Anjos Pinheiro da
Veit, Eliane Ângela
Maciel, Antônio Marcelo Martins
Mendes, Rosana Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Jefferson Adriano
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Ensino fundamental
Aprendizagem significativa
Unidade didática
Efeito estufa
Physics education
Elementary education
Meaningful learning
Teaching unit
Greenhouse effect
Ensino-Aprendizagem
topic Ensino de Física
Ensino fundamental
Aprendizagem significativa
Unidade didática
Efeito estufa
Physics education
Elementary education
Meaningful learning
Teaching unit
Greenhouse effect
Ensino-Aprendizagem
description Several concepts of physics must be constructed during the elementary school and it is with this objective that we performed the work presented here. With it was intended to develop a teaching and learning environment based on problems experienced by society these days to build, significantly, the Greenhouse effect Physics in the ninth year of elementary school. The research was developed in order to present a teaching unit that allows the development of a constructivist environment, promoting a reinterpretation of the National Curriculum Parameters of Basic Education (NCPBE) of Sciences, to teach Greenhouse Physics in the ninth year of elementary school . To this end, there was the construction of a teaching unit, built with theoretical foundation studies of Ausubel and Novak on meaningful learning. After the consolidation of this teaching unit, the unit analyzed to infer whether learning occurred and whether it could be considered significant. In this analysis, the content analysis method was used in order to understand the meanings exchanged between students and teachers. The first version of the didactic units that comprise the syllabus, were used in 2014 with two classes of the ninth year of a college's private network, which is located in the city of Lavras.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-05T13:28:51Z
2015-11-05T13:28:51Z
2015-11-05
2015-08-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NEVES, J. A. Ensinando a física do efeito estufa no 9º ano: uma abordagem baseada na aprendizagem significativa. 2015. 106 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10566
identifier_str_mv NEVES, J. A. Ensinando a física do efeito estufa no 9º ano: uma abordagem baseada na aprendizagem significativa. 2015. 106 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
UFLA
brasil
Departamento de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
UFLA
brasil
Departamento de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835079315030016