Redes sociais na internet em floresta e meio ambiente: conhecimento, webometria e interação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Detomi, Bruno
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30655
Resumo: O Brasil possui a maior floresta tropical do mundo, com 6,6 milhões de km², além de ter uma das biodiversidades mais ricas do planeta. Entretanto, o consumo de recursos naturais é realizado de maneira desgovernada e, para tentar minimizar tal prática, especialistas, ambientalistas e instituições podem utilizar de recursos de tecnologia da informação e comunicação com a finalidade de conscientizar a sociedade. Com mais de 83 milhões de pessoas conectadas à Internet no Brasil, o uso de redes sociais se torna uma ferramenta de valiosa importância, ajudando e influenciando o comportamento de indivíduos inseridos à ela, disseminando informações e conhecimento relacionados ao meio ambiente e floresta. Neste sentido, tornou-se oportuno o desenvolvimento deste trabalho, a fim de traçar descrições e análises de aspectos de conteúdo, desempenho e interação de redes sociais na internet voltadas para as áreas de floresta e meio ambiente. Para tanto, trabalhou-se com websites pré selecionados na plataforma Ning, estudados de três forma diferentes: caracterização dos sítios web, analisando manualmente informações correspondentes a estes; análise webométrica destas redes sociais, através de indicadores webométricos e auxílio de algumas ferramentas web; e análise e visualização dos Social Networks Websites, realizados através de aplicativos específicos, capazes de informar os indicadores de interação. Com tais resultados em mãos, foi possível traçar proposições que reflitam a situação dos websites na web, permitindo investigar e apresentar opções possíveis para pesquisas e análises envolvendo estes.
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