Teoria da escolha pública: uma análise bibliográfica do caso brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Samanta Diniz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40675
Resumo: A Teoria da Escolha Pública surgiu no século XVIII com o iluminista francês Marquês de Condorcet e sua definição de o paradoxo do voto. Desde então essa teoria traz inovações para o campo de políticas públicas buscando entender como os agentes públicos e cidadãos agem para tomar decisão. A TEP se encontra entre a política e a economia e visa aplicar a Teoria do Estado em votar regras, explicar o comportamento dos eleitores, partidos políticos e da democracia. O presente trabalho buscou investigar as principais características que definem o processo de escolha pública no Brasil. Mais precisamente descrevendo a estrutura política e burocrática do Estado brasileiro, analisando o processo de tomada de decisões coletivas sobre o bem público e investigando os fundamentos que caracterizam o processo de escolha pública no país. O modelo burocrático se disseminou nas administrações públicas durante o século XX, tendo como seu principal mentor o autor do livro “Economia e Sociedade” o autor Max Weber (SECCHI, 2009). O termo accountability surge no meio acadêmico brasileiro logo após a ditadura militar de 1964 com maior profundidade já que o país vivia uma redemocratização, que teve seu auge com a constituição federal de 1988 (PINHO; SACRAMENTO, 2009). A herança patrimonialista advém da cultura portuguesa que se instalou no Brasil colônia a partir de 1500, processo que tornou o Brasil “patrimônio” de Portugal (AGUIAR, 2000). A metodologia utilizada foi um estudo bibliográfico abrangente a respeito da concepção da teoria da escolha pública no Brasil, sua origem, trajetória e evolução.
id UFLA_be7ca0cbb4b450ddda205008f85e6eac
oai_identifier_str oai:localhost:1/40675
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Teoria da escolha pública: uma análise bibliográfica do caso brasileiroTheory of public choice: an bibliografic analysis of brazilian caseEscolha pública. Patrimonialismo. Grupos de interesse.Public Choice. Patrimonialism. Interest groups.A Teoria da Escolha Pública surgiu no século XVIII com o iluminista francês Marquês de Condorcet e sua definição de o paradoxo do voto. Desde então essa teoria traz inovações para o campo de políticas públicas buscando entender como os agentes públicos e cidadãos agem para tomar decisão. A TEP se encontra entre a política e a economia e visa aplicar a Teoria do Estado em votar regras, explicar o comportamento dos eleitores, partidos políticos e da democracia. O presente trabalho buscou investigar as principais características que definem o processo de escolha pública no Brasil. Mais precisamente descrevendo a estrutura política e burocrática do Estado brasileiro, analisando o processo de tomada de decisões coletivas sobre o bem público e investigando os fundamentos que caracterizam o processo de escolha pública no país. O modelo burocrático se disseminou nas administrações públicas durante o século XX, tendo como seu principal mentor o autor do livro “Economia e Sociedade” o autor Max Weber (SECCHI, 2009). O termo accountability surge no meio acadêmico brasileiro logo após a ditadura militar de 1964 com maior profundidade já que o país vivia uma redemocratização, que teve seu auge com a constituição federal de 1988 (PINHO; SACRAMENTO, 2009). A herança patrimonialista advém da cultura portuguesa que se instalou no Brasil colônia a partir de 1500, processo que tornou o Brasil “patrimônio” de Portugal (AGUIAR, 2000). A metodologia utilizada foi um estudo bibliográfico abrangente a respeito da concepção da teoria da escolha pública no Brasil, sua origem, trajetória e evolução.Universidade Federal de LavrasUFLAbrasilDepartamento de Administração e EconomiaCampos, Renato SilvérioOliveira, Denis Renato deSilva, Samanta Diniz2020-05-07T15:08:03Z2020-05-07T15:08:03Z2020-05-072019-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40675porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-05-07T15:08:03Zoai:localhost:1/40675Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-05-07T15:08:03Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria da escolha pública: uma análise bibliográfica do caso brasileiro
Theory of public choice: an bibliografic analysis of brazilian case
title Teoria da escolha pública: uma análise bibliográfica do caso brasileiro
spellingShingle Teoria da escolha pública: uma análise bibliográfica do caso brasileiro
Silva, Samanta Diniz
Escolha pública. Patrimonialismo. Grupos de interesse.
Public Choice. Patrimonialism. Interest groups.
title_short Teoria da escolha pública: uma análise bibliográfica do caso brasileiro
title_full Teoria da escolha pública: uma análise bibliográfica do caso brasileiro
title_fullStr Teoria da escolha pública: uma análise bibliográfica do caso brasileiro
title_full_unstemmed Teoria da escolha pública: uma análise bibliográfica do caso brasileiro
title_sort Teoria da escolha pública: uma análise bibliográfica do caso brasileiro
author Silva, Samanta Diniz
author_facet Silva, Samanta Diniz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Renato Silvério
Oliveira, Denis Renato de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Samanta Diniz
dc.subject.por.fl_str_mv Escolha pública. Patrimonialismo. Grupos de interesse.
Public Choice. Patrimonialism. Interest groups.
topic Escolha pública. Patrimonialismo. Grupos de interesse.
Public Choice. Patrimonialism. Interest groups.
description A Teoria da Escolha Pública surgiu no século XVIII com o iluminista francês Marquês de Condorcet e sua definição de o paradoxo do voto. Desde então essa teoria traz inovações para o campo de políticas públicas buscando entender como os agentes públicos e cidadãos agem para tomar decisão. A TEP se encontra entre a política e a economia e visa aplicar a Teoria do Estado em votar regras, explicar o comportamento dos eleitores, partidos políticos e da democracia. O presente trabalho buscou investigar as principais características que definem o processo de escolha pública no Brasil. Mais precisamente descrevendo a estrutura política e burocrática do Estado brasileiro, analisando o processo de tomada de decisões coletivas sobre o bem público e investigando os fundamentos que caracterizam o processo de escolha pública no país. O modelo burocrático se disseminou nas administrações públicas durante o século XX, tendo como seu principal mentor o autor do livro “Economia e Sociedade” o autor Max Weber (SECCHI, 2009). O termo accountability surge no meio acadêmico brasileiro logo após a ditadura militar de 1964 com maior profundidade já que o país vivia uma redemocratização, que teve seu auge com a constituição federal de 1988 (PINHO; SACRAMENTO, 2009). A herança patrimonialista advém da cultura portuguesa que se instalou no Brasil colônia a partir de 1500, processo que tornou o Brasil “patrimônio” de Portugal (AGUIAR, 2000). A metodologia utilizada foi um estudo bibliográfico abrangente a respeito da concepção da teoria da escolha pública no Brasil, sua origem, trajetória e evolução.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-28
2020-05-07T15:08:03Z
2020-05-07T15:08:03Z
2020-05-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40675
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
brasil
Departamento de Administração e Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
brasil
Departamento de Administração e Economia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439038720507904