Implementação de estratégia empreendedora internacional no setor de vinhos: o caso da Vinícola Miolo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/431 http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/8905 |
Resumo: | In terms of theoretical development there is in the strategy field study a significant gap between strategy formulation process and strategy implementation process. Although these factors are interconnected and fundamental to the strategic management, the formulation has received more attention academically and professionally. As well as the internationalization companies process, the rapprochement between strategy and entrepreneurship fields also need to be focused on the literature of strategic management. Based on this academic and business context, this paper aims to explore theoretical elements having as object the implementation process of the internationalization strategy of Miolo company. This work is characterized as a descriptive and exploratory qualitative case study. Based on case analysis it has been possible to identify aspects that illustrate the strategy implementation, the internationalization strategy and entrepreneurship, such as the role of learning, knowledge, and development of resources and capabilities. |
id |
UFLA_c2bfc2f46ec7593911c13dd6a994eeca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/8905 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Implementação de estratégia empreendedora internacional no setor de vinhos: o caso da Vinícola MioloImplementing of international entrepreneurial strategy in wine’s market: the Vinicola Miolo’s caseEstratégiaImplementaçãoInternacionalizaçãoStrategyImplementingInternationalizationIn terms of theoretical development there is in the strategy field study a significant gap between strategy formulation process and strategy implementation process. Although these factors are interconnected and fundamental to the strategic management, the formulation has received more attention academically and professionally. As well as the internationalization companies process, the rapprochement between strategy and entrepreneurship fields also need to be focused on the literature of strategic management. Based on this academic and business context, this paper aims to explore theoretical elements having as object the implementation process of the internationalization strategy of Miolo company. This work is characterized as a descriptive and exploratory qualitative case study. Based on case analysis it has been possible to identify aspects that illustrate the strategy implementation, the internationalization strategy and entrepreneurship, such as the role of learning, knowledge, and development of resources and capabilities.Em termos de desenvolvimento teórico, há no campo de estudo da estratégia um gap significativo entre os processos de formulação e implementação da estratégia. Apesar de esses elementos serem inter-relacionados e fundamentais para a gestão estratégica, a formulação tem recebido mais atenção, tanto no âmbito acadêmico como no profissional. Assim como o processo de internacionalização das empresas, a aproximação entre os campos da estratégia e do empreendedorismo, também necessitam ser enfocados pela literatura da gestão estratégica. Com base nesse contexto acadêmico e empresarial, objetiva-se, com este trabalho, explorar elementos teóricos tendo como objeto o processo de implementação da estratégia de internacionalização da Vinícola Miolo. Este é um estudo de caso exploratório-descritivo com abordagem qualitativa. Com base na análise do caso, foi possível identificar aspectos que ilustram a implementação da estratégia, o processo de internacionalização e o empreendedorismo estratégico, tais como o papel do aprendizado, do conhecimento, e do desenvolvimento de recursos e de capacidades. Organizações Rurais & Agroindustriais2012-03-062015-05-04T13:47:31Z2015-05-04T13:47:31Z2015-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/431TONDOLO, V. A. G.; BITENCOURT, C. C.; TONDOLO, R. da R. P. Implementação de estratégia empreendedora internacional no setor de vinhos: o caso da Vinícola Miolo. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 13, n. 3, p. 363-376, 2011.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/8905Organizações Rurais & Agroindustriais; v. 13, n. 3 (2011)2238-68901517-3879reponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/431/330Tondolo, Vilmar Antônio GonçalvesBitencourt, Cláudia CristinaTondolo, Rosana da Rosa Portelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-23T19:39:42Zoai:localhost:1/8905Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2016-02-23T19:39:42Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementação de estratégia empreendedora internacional no setor de vinhos: o caso da Vinícola Miolo Implementing of international entrepreneurial strategy in wine’s market: the Vinicola Miolo’s case |
title |
Implementação de estratégia empreendedora internacional no setor de vinhos: o caso da Vinícola Miolo |
spellingShingle |
Implementação de estratégia empreendedora internacional no setor de vinhos: o caso da Vinícola Miolo Tondolo, Vilmar Antônio Gonçalves Estratégia Implementação Internacionalização Strategy Implementing Internationalization |
title_short |
Implementação de estratégia empreendedora internacional no setor de vinhos: o caso da Vinícola Miolo |
title_full |
Implementação de estratégia empreendedora internacional no setor de vinhos: o caso da Vinícola Miolo |
title_fullStr |
Implementação de estratégia empreendedora internacional no setor de vinhos: o caso da Vinícola Miolo |
title_full_unstemmed |
Implementação de estratégia empreendedora internacional no setor de vinhos: o caso da Vinícola Miolo |
title_sort |
Implementação de estratégia empreendedora internacional no setor de vinhos: o caso da Vinícola Miolo |
author |
Tondolo, Vilmar Antônio Gonçalves |
author_facet |
Tondolo, Vilmar Antônio Gonçalves Bitencourt, Cláudia Cristina Tondolo, Rosana da Rosa Portela |
author_role |
author |
author2 |
Bitencourt, Cláudia Cristina Tondolo, Rosana da Rosa Portela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tondolo, Vilmar Antônio Gonçalves Bitencourt, Cláudia Cristina Tondolo, Rosana da Rosa Portela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia Implementação Internacionalização Strategy Implementing Internationalization |
topic |
Estratégia Implementação Internacionalização Strategy Implementing Internationalization |
description |
In terms of theoretical development there is in the strategy field study a significant gap between strategy formulation process and strategy implementation process. Although these factors are interconnected and fundamental to the strategic management, the formulation has received more attention academically and professionally. As well as the internationalization companies process, the rapprochement between strategy and entrepreneurship fields also need to be focused on the literature of strategic management. Based on this academic and business context, this paper aims to explore theoretical elements having as object the implementation process of the internationalization strategy of Miolo company. This work is characterized as a descriptive and exploratory qualitative case study. Based on case analysis it has been possible to identify aspects that illustrate the strategy implementation, the internationalization strategy and entrepreneurship, such as the role of learning, knowledge, and development of resources and capabilities. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-06 2015-05-04T13:47:31Z 2015-05-04T13:47:31Z 2015-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/431 TONDOLO, V. A. G.; BITENCOURT, C. C.; TONDOLO, R. da R. P. Implementação de estratégia empreendedora internacional no setor de vinhos: o caso da Vinícola Miolo. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 13, n. 3, p. 363-376, 2011. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/8905 |
url |
http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/431 http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/8905 |
identifier_str_mv |
TONDOLO, V. A. G.; BITENCOURT, C. C.; TONDOLO, R. da R. P. Implementação de estratégia empreendedora internacional no setor de vinhos: o caso da Vinícola Miolo. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 13, n. 3, p. 363-376, 2011. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/431/330 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Organizações Rurais & Agroindustriais |
publisher.none.fl_str_mv |
Organizações Rurais & Agroindustriais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organizações Rurais & Agroindustriais; v. 13, n. 3 (2011) 2238-6890 1517-3879 reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439196032073728 |