A educação ambiental crítica e o diálogo possibilitado pelo filme Wall-E

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Pollyana Cristina Alves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Temoteo, Paulo Antônio de Oliveira, Nascimento Junior, Antonio Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48996
Resumo: The objective of the work is to analyze dialogues allowed by the film Wall-E to understand Critical Environmental Education (EAC) from an educational practice fulfilled with undergraduate students in Biological Sciences at UFLA. After showing the film, the students discussed and they wrote down the questions they noticed to understand the EAC. The statements were categorized using the Content Analysis Method. We conclude by the formulated categories that the work helped to build knowledge and reflections on contemporary themes which the film speaks about openly or for its gaps. We also consider the importance of animations, as they act as cracks for understanding reality in a playful and thought-provoking way, which can be applied in class to problematize environmental issues.
id UFLA_c36478c1bae4461c5daea52f33b2eb08
oai_identifier_str oai:localhost:1/48996
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling A educação ambiental crítica e o diálogo possibilitado pelo filme Wall-ECritical environmental education and the dialogue possibilited by the Wall-E movieEducación ambiental crítica y el diálogo posibilitado por la película Wall-ECinema em sala de aulaEducação Ambiental CríticaSociedadeCritical Environmental EducationSocietyThe objective of the work is to analyze dialogues allowed by the film Wall-E to understand Critical Environmental Education (EAC) from an educational practice fulfilled with undergraduate students in Biological Sciences at UFLA. After showing the film, the students discussed and they wrote down the questions they noticed to understand the EAC. The statements were categorized using the Content Analysis Method. We conclude by the formulated categories that the work helped to build knowledge and reflections on contemporary themes which the film speaks about openly or for its gaps. We also consider the importance of animations, as they act as cracks for understanding reality in a playful and thought-provoking way, which can be applied in class to problematize environmental issues.O objetivo do trabalho é analisar diálogos permitidos pelo filme Wall-E para compreensão da Educação Ambiental Crítica (EAC) a partir de uma prática educativa realizada com alunos de licenciatura em Ciências Biológicas da UFLA. Após exibição do filme foi realizada uma discussão, em que os discentes compartilharam suas respostas referentes à compreensão da EAC presente no filme. As falas foram categorizadas via Método da Análise de Conteúdo. Concluímos pelas categorias formuladas que a obra ajudou para construção de saberes e reflexões sobre temáticas contemporâneas as quais o filme fala abertamente ou por suas lacunas. Consideramos, ainda, a importância das animações, pois atuam como frestas para compreensão da realidade de modo lúdico e instigante, podendo ser aplicados em aula para problematização de questões ambientais.Faculdade Sul Fluminense2022-01-24T21:25:13Z2022-01-24T21:25:13Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARDOSO, P. C. A.; TEMOTEO, P. A. de O. NASCIMENTO JUNIOR, A. F. A educação ambiental crítica e o diálogo possibilitado pelo filme Wall-E. Revista Valore, Volta Redonda, v. 6, p. 1451-1464, 2021. Edição Especial. DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219131451-1464.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48996Revista Valorereponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Pollyana Cristina AlvesTemoteo, Paulo Antônio de OliveiraNascimento Junior, Antonio Fernandespor2022-01-24T21:25:59Zoai:localhost:1/48996Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2022-01-24T21:25:59Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação ambiental crítica e o diálogo possibilitado pelo filme Wall-E
Critical environmental education and the dialogue possibilited by the Wall-E movie
Educación ambiental crítica y el diálogo posibilitado por la película Wall-E
title A educação ambiental crítica e o diálogo possibilitado pelo filme Wall-E
spellingShingle A educação ambiental crítica e o diálogo possibilitado pelo filme Wall-E
Cardoso, Pollyana Cristina Alves
Cinema em sala de aula
Educação Ambiental Crítica
Sociedade
Critical Environmental Education
Society
title_short A educação ambiental crítica e o diálogo possibilitado pelo filme Wall-E
title_full A educação ambiental crítica e o diálogo possibilitado pelo filme Wall-E
title_fullStr A educação ambiental crítica e o diálogo possibilitado pelo filme Wall-E
title_full_unstemmed A educação ambiental crítica e o diálogo possibilitado pelo filme Wall-E
title_sort A educação ambiental crítica e o diálogo possibilitado pelo filme Wall-E
author Cardoso, Pollyana Cristina Alves
author_facet Cardoso, Pollyana Cristina Alves
Temoteo, Paulo Antônio de Oliveira
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
author_role author
author2 Temoteo, Paulo Antônio de Oliveira
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Pollyana Cristina Alves
Temoteo, Paulo Antônio de Oliveira
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema em sala de aula
Educação Ambiental Crítica
Sociedade
Critical Environmental Education
Society
topic Cinema em sala de aula
Educação Ambiental Crítica
Sociedade
Critical Environmental Education
Society
description The objective of the work is to analyze dialogues allowed by the film Wall-E to understand Critical Environmental Education (EAC) from an educational practice fulfilled with undergraduate students in Biological Sciences at UFLA. After showing the film, the students discussed and they wrote down the questions they noticed to understand the EAC. The statements were categorized using the Content Analysis Method. We conclude by the formulated categories that the work helped to build knowledge and reflections on contemporary themes which the film speaks about openly or for its gaps. We also consider the importance of animations, as they act as cracks for understanding reality in a playful and thought-provoking way, which can be applied in class to problematize environmental issues.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-01-24T21:25:13Z
2022-01-24T21:25:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARDOSO, P. C. A.; TEMOTEO, P. A. de O. NASCIMENTO JUNIOR, A. F. A educação ambiental crítica e o diálogo possibilitado pelo filme Wall-E. Revista Valore, Volta Redonda, v. 6, p. 1451-1464, 2021. Edição Especial. DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219131451-1464.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48996
identifier_str_mv CARDOSO, P. C. A.; TEMOTEO, P. A. de O. NASCIMENTO JUNIOR, A. F. A educação ambiental crítica e o diálogo possibilitado pelo filme Wall-E. Revista Valore, Volta Redonda, v. 6, p. 1451-1464, 2021. Edição Especial. DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219131451-1464.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Sul Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Sul Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550182329778176