O USO DO CINEMA IRANIANO EM AULAS DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LADEIRA, FRANCISCO FERNANDES
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marques , Denise Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/518
Resumo: Este artigo relata uma prática de ensino em que o filme iraniano “Filhos do Paraíso” foi exibido para estudantes do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual de Minas Gerais. O objetivo da atividade em questão foi aguçar o interesse discente por produções cinematográficas que estão além dos padrões hollywoodianos. A princípio, os alunos demonstraram certa resistência ao longa-metragem trabalhado em sala de aula, pois apresentavam visões reducionistas, estereotipadas e preconceituosas em relação ao Irã. Consideravam que em países muçulmanos só havia guerras e que nenhuma manifestação artística como o cinema seria possível. No entanto, a partir da exibição e posterior discussão sobre o filme foi possível desmistificar a visão ocidental sobre a nação persa e compreender um pouco mais sobre a sua cultura. De maneira geral, os discentes ficaram surpresos pelo assunto abordado em “Filhos do Paraíso” (a solidariedade entre irmãos, que dividiam o mesmo par de sapatos). Também houve uma participação significativa dos alunos na discussão final sobre o longa-metragem assistido. Muitos, inclusive, citaram exemplos de filmes em que puderam notar a influência ideológica em nosso olhar sobre um determinado assunto e também pediram sugestões de mais filmes iranianos para assistirem posteriormente.
id IFES-1_a48d7feb1ea532310046e474fb6fbf3c
oai_identifier_str oai::article/518
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling O USO DO CINEMA IRANIANO EM AULAS DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICACinemaGeografiaSala de aulaEste artigo relata uma prática de ensino em que o filme iraniano “Filhos do Paraíso” foi exibido para estudantes do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual de Minas Gerais. O objetivo da atividade em questão foi aguçar o interesse discente por produções cinematográficas que estão além dos padrões hollywoodianos. A princípio, os alunos demonstraram certa resistência ao longa-metragem trabalhado em sala de aula, pois apresentavam visões reducionistas, estereotipadas e preconceituosas em relação ao Irã. Consideravam que em países muçulmanos só havia guerras e que nenhuma manifestação artística como o cinema seria possível. No entanto, a partir da exibição e posterior discussão sobre o filme foi possível desmistificar a visão ocidental sobre a nação persa e compreender um pouco mais sobre a sua cultura. De maneira geral, os discentes ficaram surpresos pelo assunto abordado em “Filhos do Paraíso” (a solidariedade entre irmãos, que dividiam o mesmo par de sapatos). Também houve uma participação significativa dos alunos na discussão final sobre o longa-metragem assistido. Muitos, inclusive, citaram exemplos de filmes em que puderam notar a influência ideológica em nosso olhar sobre um determinado assunto e também pediram sugestões de mais filmes iranianos para assistirem posteriormente. EDIFES2020-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/51810.36524/saladeaula.v8i1.518Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 1 (2019): Relatos de Experiências em Educação; 58-672316-729710.36524/saladeaula.v8i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/518/428Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLADEIRA, FRANCISCO FERNANDES Marques , Denise Leite 2021-10-01T18:35:13Zoai::article/518Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:51.754535Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DO CINEMA IRANIANO EM AULAS DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title O USO DO CINEMA IRANIANO EM AULAS DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle O USO DO CINEMA IRANIANO EM AULAS DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
LADEIRA, FRANCISCO FERNANDES
Cinema
Geografia
Sala de aula
title_short O USO DO CINEMA IRANIANO EM AULAS DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full O USO DO CINEMA IRANIANO EM AULAS DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr O USO DO CINEMA IRANIANO EM AULAS DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed O USO DO CINEMA IRANIANO EM AULAS DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort O USO DO CINEMA IRANIANO EM AULAS DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
author LADEIRA, FRANCISCO FERNANDES
author_facet LADEIRA, FRANCISCO FERNANDES
Marques , Denise Leite
author_role author
author2 Marques , Denise Leite
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LADEIRA, FRANCISCO FERNANDES
Marques , Denise Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Geografia
Sala de aula
topic Cinema
Geografia
Sala de aula
description Este artigo relata uma prática de ensino em que o filme iraniano “Filhos do Paraíso” foi exibido para estudantes do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual de Minas Gerais. O objetivo da atividade em questão foi aguçar o interesse discente por produções cinematográficas que estão além dos padrões hollywoodianos. A princípio, os alunos demonstraram certa resistência ao longa-metragem trabalhado em sala de aula, pois apresentavam visões reducionistas, estereotipadas e preconceituosas em relação ao Irã. Consideravam que em países muçulmanos só havia guerras e que nenhuma manifestação artística como o cinema seria possível. No entanto, a partir da exibição e posterior discussão sobre o filme foi possível desmistificar a visão ocidental sobre a nação persa e compreender um pouco mais sobre a sua cultura. De maneira geral, os discentes ficaram surpresos pelo assunto abordado em “Filhos do Paraíso” (a solidariedade entre irmãos, que dividiam o mesmo par de sapatos). Também houve uma participação significativa dos alunos na discussão final sobre o longa-metragem assistido. Muitos, inclusive, citaram exemplos de filmes em que puderam notar a influência ideológica em nosso olhar sobre um determinado assunto e também pediram sugestões de mais filmes iranianos para assistirem posteriormente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/518
10.36524/saladeaula.v8i1.518
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/518
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v8i1.518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/518/428
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 1 (2019): Relatos de Experiências em Educação; 58-67
2316-7297
10.36524/saladeaula.v8i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948025963380736