Teorias da aprendizagem e gestão do conhecimento: um alinhamento teórico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://www.uff.br/pae/index.php/pca/article/view/293/227 http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4418 |
Resumo: | The purpose of this paper is to present an investigation among the assumptions of learning theories (behaviorism, Intelligences Multiple and Constructivist Theory) and its symmetrical relationship to the possession and practice epistemologies found in the literature of knowledge management. They were identified Symmetry relationships between methodological Behaviorist Theory and the epistemology of possession and his individual approach / functional and that learning is very similar to structural models of knowledge conversion. The Multiple Intelligences Theory in conjunction to the radical behaviorism are situated on an intermediate range of alignment to the possession and practice epistemologies. Finally, the Constructivist Theory approaches to the epistemology of practice valuing the collective and dynamic aspect of knowledge. These findings contribute to a greater understanding about assumptions of learning theories in the epistemologies of knowledge management |
id |
UFLA_c6ac51c84615c653f289b9b16c6e158d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/4418 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Teorias da aprendizagem e gestão do conhecimento: um alinhamento teóricoLearning theories and knowledge management: a theoretical alignmentTeorias da aprendizagemEpistemologias do conhecimentoAprendizagem organizacionalLearning TheoriesKnowledge’s EpistemologiesOrganizational learningThe purpose of this paper is to present an investigation among the assumptions of learning theories (behaviorism, Intelligences Multiple and Constructivist Theory) and its symmetrical relationship to the possession and practice epistemologies found in the literature of knowledge management. They were identified Symmetry relationships between methodological Behaviorist Theory and the epistemology of possession and his individual approach / functional and that learning is very similar to structural models of knowledge conversion. The Multiple Intelligences Theory in conjunction to the radical behaviorism are situated on an intermediate range of alignment to the possession and practice epistemologies. Finally, the Constructivist Theory approaches to the epistemology of practice valuing the collective and dynamic aspect of knowledge. These findings contribute to a greater understanding about assumptions of learning theories in the epistemologies of knowledge managementO objetivo desse ensaio é apresentar uma investigação entre os pressupostos das teorias da aprendizagem (Behaviorismo, Inteligências Múltiplas e Teoria Construtivista) e sua relação de simetria com as epistemologias da posse e da prática presentes na literatura sobre gestão do conhecimento. Foram identificadas relações de simetria entre a Teoria Behaviorista metodológica com a epistemologia da posse e sua abordagem individual / funcional, na qual o aprendizado muito se assemelha a modelos estruturais de conversão do conhecimento. A Teoria das Inteligências Múltiplas, em conjunto com o Behaviorismo radical, situam-se numa faixa intermediária de alinhamento com as epistemologias da posse e da prática. Por fim, a Teoria Construtivista se aproxima da epistemologia da prática, ao valorizar o aspecto coletivo e dinâmico do conhecimento. Estes achados contribuem para um maior entendimento dos pressupostos das teorias da aprendizagem nas epistemologias da gestão do conhecimentoUniversidade Federal Fluminense2014-10-13T01:00:20Z2014-10-13T01:00:20Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUZA, D. L. et al. Teorias da aprendizagem e gestão do conhecimento: um alinhamento teórico. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 7, n. 4, p. 42-57, out./dez. 2013.http://www.uff.br/pae/index.php/pca/article/view/293/227http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4418Revista Pensamento Contemporâneo em Administraçãoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLASouza, Donizeti LeandroSousa, Jorgiane SuelenFerrugini, LílianZambalde, André Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2014-10-13T01:00:47Zoai:localhost:1/4418Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2014-10-13T01:00:47Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teorias da aprendizagem e gestão do conhecimento: um alinhamento teórico Learning theories and knowledge management: a theoretical alignment |
title |
Teorias da aprendizagem e gestão do conhecimento: um alinhamento teórico |
spellingShingle |
Teorias da aprendizagem e gestão do conhecimento: um alinhamento teórico Souza, Donizeti Leandro Teorias da aprendizagem Epistemologias do conhecimento Aprendizagem organizacional Learning Theories Knowledge’s Epistemologies Organizational learning |
title_short |
Teorias da aprendizagem e gestão do conhecimento: um alinhamento teórico |
title_full |
Teorias da aprendizagem e gestão do conhecimento: um alinhamento teórico |
title_fullStr |
Teorias da aprendizagem e gestão do conhecimento: um alinhamento teórico |
title_full_unstemmed |
Teorias da aprendizagem e gestão do conhecimento: um alinhamento teórico |
title_sort |
Teorias da aprendizagem e gestão do conhecimento: um alinhamento teórico |
author |
Souza, Donizeti Leandro |
author_facet |
Souza, Donizeti Leandro Sousa, Jorgiane Suelen Ferrugini, Lílian Zambalde, André Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Jorgiane Suelen Ferrugini, Lílian Zambalde, André Luiz |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Donizeti Leandro Sousa, Jorgiane Suelen Ferrugini, Lílian Zambalde, André Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teorias da aprendizagem Epistemologias do conhecimento Aprendizagem organizacional Learning Theories Knowledge’s Epistemologies Organizational learning |
topic |
Teorias da aprendizagem Epistemologias do conhecimento Aprendizagem organizacional Learning Theories Knowledge’s Epistemologies Organizational learning |
description |
The purpose of this paper is to present an investigation among the assumptions of learning theories (behaviorism, Intelligences Multiple and Constructivist Theory) and its symmetrical relationship to the possession and practice epistemologies found in the literature of knowledge management. They were identified Symmetry relationships between methodological Behaviorist Theory and the epistemology of possession and his individual approach / functional and that learning is very similar to structural models of knowledge conversion. The Multiple Intelligences Theory in conjunction to the radical behaviorism are situated on an intermediate range of alignment to the possession and practice epistemologies. Finally, the Constructivist Theory approaches to the epistemology of practice valuing the collective and dynamic aspect of knowledge. These findings contribute to a greater understanding about assumptions of learning theories in the epistemologies of knowledge management |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2014-10-13T01:00:20Z 2014-10-13T01:00:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, D. L. et al. Teorias da aprendizagem e gestão do conhecimento: um alinhamento teórico. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 7, n. 4, p. 42-57, out./dez. 2013. http://www.uff.br/pae/index.php/pca/article/view/293/227 http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4418 |
identifier_str_mv |
SOUZA, D. L. et al. Teorias da aprendizagem e gestão do conhecimento: um alinhamento teórico. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 7, n. 4, p. 42-57, out./dez. 2013. |
url |
http://www.uff.br/pae/index.php/pca/article/view/293/227 http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4418 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pensamento Contemporâneo em Administração reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439016321875968 |