Teorias da aprendizagem e gestão do conhecimento: um alinhamento teórico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Donizeti Leandro
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sousa, Jorgiane Suelen, Ferrugini, Lílian, Zambalde, André Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://www.uff.br/pae/index.php/pca/article/view/293/227
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4418
Resumo: The purpose of this paper is to present an investigation among the assumptions of learning theories (behaviorism, Intelligences Multiple and Constructivist Theory) and its symmetrical relationship to the possession and practice epistemologies found in the literature of knowledge management. They were identified Symmetry relationships between methodological Behaviorist Theory and the epistemology of possession and his individual approach / functional and that learning is very similar to structural models of knowledge conversion. The Multiple Intelligences Theory in conjunction to the radical behaviorism are situated on an intermediate range of alignment to the possession and practice epistemologies. Finally, the Constructivist Theory approaches to the epistemology of practice valuing the collective and dynamic aspect of knowledge. These findings contribute to a greater understanding about assumptions of learning theories in the epistemologies of knowledge management
id UFLA_c6ac51c84615c653f289b9b16c6e158d
oai_identifier_str oai:localhost:1/4418
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Teorias da aprendizagem e gestão do conhecimento: um alinhamento teóricoLearning theories and knowledge management: a theoretical alignmentTeorias da aprendizagemEpistemologias do conhecimentoAprendizagem organizacionalLearning TheoriesKnowledge’s EpistemologiesOrganizational learningThe purpose of this paper is to present an investigation among the assumptions of learning theories (behaviorism, Intelligences Multiple and Constructivist Theory) and its symmetrical relationship to the possession and practice epistemologies found in the literature of knowledge management. They were identified Symmetry relationships between methodological Behaviorist Theory and the epistemology of possession and his individual approach / functional and that learning is very similar to structural models of knowledge conversion. The Multiple Intelligences Theory in conjunction to the radical behaviorism are situated on an intermediate range of alignment to the possession and practice epistemologies. Finally, the Constructivist Theory approaches to the epistemology of practice valuing the collective and dynamic aspect of knowledge. These findings contribute to a greater understanding about assumptions of learning theories in the epistemologies of knowledge managementO objetivo desse ensaio é apresentar uma investigação entre os pressupostos das teorias da aprendizagem (Behaviorismo, Inteligências Múltiplas e Teoria Construtivista) e sua relação de simetria com as epistemologias da posse e da prática presentes na literatura sobre gestão do conhecimento. Foram identificadas relações de simetria entre a Teoria Behaviorista metodológica com a epistemologia da posse e sua abordagem individual / funcional, na qual o aprendizado muito se assemelha a modelos estruturais de conversão do conhecimento. A Teoria das Inteligências Múltiplas, em conjunto com o Behaviorismo radical, situam-se numa faixa intermediária de alinhamento com as epistemologias da posse e da prática. Por fim, a Teoria Construtivista se aproxima da epistemologia da prática, ao valorizar o aspecto coletivo e dinâmico do conhecimento. Estes achados contribuem para um maior entendimento dos pressupostos das teorias da aprendizagem nas epistemologias da gestão do conhecimentoUniversidade Federal Fluminense2014-10-13T01:00:20Z2014-10-13T01:00:20Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUZA, D. L. et al. Teorias da aprendizagem e gestão do conhecimento: um alinhamento teórico. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 7, n. 4, p. 42-57, out./dez. 2013.http://www.uff.br/pae/index.php/pca/article/view/293/227http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4418Revista Pensamento Contemporâneo em Administraçãoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLASouza, Donizeti LeandroSousa, Jorgiane SuelenFerrugini, LílianZambalde, André Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2014-10-13T01:00:47Zoai:localhost:1/4418Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2014-10-13T01:00:47Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Teorias da aprendizagem e gestão do conhecimento: um alinhamento teórico
Learning theories and knowledge management: a theoretical alignment
title Teorias da aprendizagem e gestão do conhecimento: um alinhamento teórico
spellingShingle Teorias da aprendizagem e gestão do conhecimento: um alinhamento teórico
Souza, Donizeti Leandro
Teorias da aprendizagem
Epistemologias do conhecimento
Aprendizagem organizacional
Learning Theories
Knowledge’s Epistemologies
Organizational learning
title_short Teorias da aprendizagem e gestão do conhecimento: um alinhamento teórico
title_full Teorias da aprendizagem e gestão do conhecimento: um alinhamento teórico
title_fullStr Teorias da aprendizagem e gestão do conhecimento: um alinhamento teórico
title_full_unstemmed Teorias da aprendizagem e gestão do conhecimento: um alinhamento teórico
title_sort Teorias da aprendizagem e gestão do conhecimento: um alinhamento teórico
author Souza, Donizeti Leandro
author_facet Souza, Donizeti Leandro
Sousa, Jorgiane Suelen
Ferrugini, Lílian
Zambalde, André Luiz
author_role author
author2 Sousa, Jorgiane Suelen
Ferrugini, Lílian
Zambalde, André Luiz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Donizeti Leandro
Sousa, Jorgiane Suelen
Ferrugini, Lílian
Zambalde, André Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Teorias da aprendizagem
Epistemologias do conhecimento
Aprendizagem organizacional
Learning Theories
Knowledge’s Epistemologies
Organizational learning
topic Teorias da aprendizagem
Epistemologias do conhecimento
Aprendizagem organizacional
Learning Theories
Knowledge’s Epistemologies
Organizational learning
description The purpose of this paper is to present an investigation among the assumptions of learning theories (behaviorism, Intelligences Multiple and Constructivist Theory) and its symmetrical relationship to the possession and practice epistemologies found in the literature of knowledge management. They were identified Symmetry relationships between methodological Behaviorist Theory and the epistemology of possession and his individual approach / functional and that learning is very similar to structural models of knowledge conversion. The Multiple Intelligences Theory in conjunction to the radical behaviorism are situated on an intermediate range of alignment to the possession and practice epistemologies. Finally, the Constructivist Theory approaches to the epistemology of practice valuing the collective and dynamic aspect of knowledge. These findings contribute to a greater understanding about assumptions of learning theories in the epistemologies of knowledge management
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-10-13T01:00:20Z
2014-10-13T01:00:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, D. L. et al. Teorias da aprendizagem e gestão do conhecimento: um alinhamento teórico. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 7, n. 4, p. 42-57, out./dez. 2013.
http://www.uff.br/pae/index.php/pca/article/view/293/227
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4418
identifier_str_mv SOUZA, D. L. et al. Teorias da aprendizagem e gestão do conhecimento: um alinhamento teórico. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 7, n. 4, p. 42-57, out./dez. 2013.
url http://www.uff.br/pae/index.php/pca/article/view/293/227
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pensamento Contemporâneo em Administração
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439016321875968