Crowdsourcing de ideias para inovações no Setor Público
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5175 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, área de concentração em Gestão de Organizações Públicas do Estado, para a obtenção do título de Mestre. |
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Crowdsourcing de ideias para inovações no Setor PúblicoInovação abertaCrowdsourcingInovação governamentalCoproduçãoGestão da inovaçãoMotivaçãoOpen innovationCrowdsourcingGovernment innovationCo-criationInnovation managementMotivationCNPQ_NÃO_INFORMADODissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, área de concentração em Gestão de Organizações Públicas do Estado, para a obtenção do título de Mestre.Gestão de Organizações Públicas do EstadoA Inovação Aberta é um tema relevante técnica e socialmente e tem sido utilizada, também, no Setor Público para aumentar a participação social e a capacidade de inovação de Governos. Entretanto, há necessidade de mais estudos empíricos sobre a aplicação do crowdsourcing de ideias ao Setor Público e exemplos de como aproveitar o avanço das mídias sociais para aumentar a participação social e a inovação no Setor Público. E, para isso, também, é necessário descobrir o que motiva os cidadãos a participarem da inovação no setor público, para, assim, utilizar melhor os recursos tecnológicos em prol do aumento da participação social. Foi com base nessas lacunas que este trabalho discorreu, ao longo de três artigos, sobre o tema Inovação Aberta e, mais especificamente, o crowdsourcing de ideias no Setor Público, com o objetivo geral de investigar como a Inovação Aberta pode ser utilizada visando à maior participação e inovação no Setor Público. No primeiro artigo, uma revisão bibliográfica narrativa, o objetivo foi identificar como plataformas de crowdsourcing de ideias podem colaborar com a coprodução de inovações no Setor Público. Desse artigo, concluiu-se que o crowdsourcing de ideias tem potencial para estimular a coprodução de inovações entre Governos e Cidadãos, mas que ainda era necessário o estudo mais aprofundado dos resultados de um crowdsourcing aplicado ao contexto público, o que foi realizado no artigo seguinte. No segundo artigo, um estudo de caso, o objetivo foi verificar as contribuições de um crowdsourcing de ideias, promovido por uma Instituição pública e sua contribuição para a inovação no Setor Público. Nesse artigo, foi confirmado que o crowdsourcing auxilia na inovação na Instituição pública estudada e foi levantada a necessidade de estudos sobre a motivação para a participação social em plataformas crowdsourcing. No terceiro artigo, uma pesquisa quantitativa, o objetivo foi propor um modelo conceitual de como a conveniência e as motivações, intrínseca e extrínseca de um indivíduo, podem levá-lo a participar de um crowdsourcing de ideias com finalidades sociais. Nesse artigo, o reconhecimento por parte da Instituição pública se destacou como o indicador que mais impacta no interesse dos indivíduos em participarem em crowdsourcing de ideias. Da composição dos três artigos, o trabalho deixa a conclusão de que a Inovação Aberta pode colaborar para a abertura das Instituições Públicas e a coprodução de inovações e, para isso, os Cidadãos esperam que suas ideias sejam reconhecidas pelas Instituições públicas.Open Innovation is a technically and socially relevant theme and has been used in the Public Sector in order to increase social participation and the innovative capacity of Governments. However, there is the need for more empirical studies on the application of idea crowdsourcing to the Public Sector and examples of how to harness the advance of social media to increase social participation and the innovation in the Public Sector. In order to do this, it is also necessary to uncover what motivates citizens to participate of the innovation of the public sector to better use the technological resources to benefit the increase in social participation. It was based on these gaps that this work was conducted, over three articles, on the theme of Open Innovation and, more specifically, idea crowdsourcing in the Public Sector, with the general objective of investigating how Open Innovation can be used aiming at a larger participation and innovation in the Public Sector. In the first article, a narrative bibliographical review, the objective was to identify how idea crowdsourcing platforms can collaborate with the coproduction of innovations in the Public Sector. In this article, we concluded that idea crowdsourcing presents the potential to stimulate the coproduction of innovations between Governments and Citizens, however, more thorough studies of the results of crowdsourcing applied to the public context are needed, which was performed in the following article. In the second article, a case study, the objective was to verify the contributions of an idea crowdsourcing, promoted by a public institution, and its contribution for innovation in the Public Sector. In this article, we confirmed that crowdsourcing aids in the innovation of the studied public institution, raising the need for studies on motivation for social participation in crowdsourcing platforms. In the third article, a quantitative research, the objective was to propose a conceptual model of how the convenience and the intrinsic and extrinsic motivations of an individual can lead him to participate of an idea crowdsourcing with social ends. In this article, the acknowledgment by means of the public institution was highlighted as the indicator that most impacts the interest of individuals in participating of idea crowdsourcing. Of the composition of the three articles, the work leaves the conclusion that Open Innovation could collaborate for opening public institutions and the coproduction of innovations and, for this, the Citizens expect their ideas to be recognized by the public institutions.UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASDAE - Departamento de Administração e EconomiaUFLABRASILBermejo, Paulo Henrique de SouzaBrito, Mozar JoséOliveira, Tiago André Gonçalves Félix deMartins, Teresa Cristina Monteiro2015-03-16T17:59:04Z2015-03-16T17:59:04Z20152015-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINS, T. C. M. Crowdsourcing de ideias para inovações no Setor Público. 2015. 125 p. 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