A multimodalidade em práticas de letramentos com gênero cantiga: entre o impresso e o digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calixto, Helaine Cristina Amaro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Goulart, Ilsa do Carmo Vieira, Cabral, Giovanna Rodrigues, Laudares, Ellen Maira Alcântara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46760
Resumo: This study integrates actions of a research funded by the FAPEMIG-Universal notice that sought to understand the process of reading and writing in digital environments. The text aims to analyze the effects of practices with printed and digital texts in the process of writing acquisition and the relationship with text multimodality. Field research was chosen, based on the application of activities with 3rd grade children in the Initial Years. The research is based on the studies of Dolz and Schneuwly in the field of didactic sequence, Marcuschi on school genders, Street, Barton and Hamilton and Soares who explore letramentos associal phenomena, Rojo who expands the studies on multiletramentos, Coscarelli on digital letramento. The effects of textual multimodality are the expansion of the lexicon, the interaction between children and the process of teaching and learning. It is noteworthy that the issue of school literacy as an institutionalized form of teaching and that the knowledge of the textual gender that passes through issues of multiletramentos.
id UFLA_c9f8162c3795362f9bf367db3e8b7915
oai_identifier_str oai:localhost:1/46760
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling A multimodalidade em práticas de letramentos com gênero cantiga: entre o impresso e o digitalMultimodality in literacy practices with genre ditiga: between print and digitalMultimodalidadeMultiletramentosSequência didáticaMultimodalityMultilingualismDidactic sequenceThis study integrates actions of a research funded by the FAPEMIG-Universal notice that sought to understand the process of reading and writing in digital environments. The text aims to analyze the effects of practices with printed and digital texts in the process of writing acquisition and the relationship with text multimodality. Field research was chosen, based on the application of activities with 3rd grade children in the Initial Years. The research is based on the studies of Dolz and Schneuwly in the field of didactic sequence, Marcuschi on school genders, Street, Barton and Hamilton and Soares who explore letramentos associal phenomena, Rojo who expands the studies on multiletramentos, Coscarelli on digital letramento. The effects of textual multimodality are the expansion of the lexicon, the interaction between children and the process of teaching and learning. It is noteworthy that the issue of school literacy as an institutionalized form of teaching and that the knowledge of the textual gender that passes through issues of multiletramentos.O texto objetiva analisar os efeitos de práticas com textos impressos e digitais no processo de aquisição da escrita e a relação com a multimodalidade textual. Optou-se pela pesquisa de campo, a partir da aplicação de atividades com crianças do 3. ano do Ensino Fundamental. A pesquisa apoia-se nos estudos de Dolz e Schneuwly no campo da sequência didática, Marcushi sobre os gêneros escolares, Street, Barton e Hamilton e Soares que exploram os letramentos como fenômenos sociais, Rojo que amplia os estudos sobre os multiletramentos, Coscarelli sobre o letramento digital. Como efeitos da multimodalidade textual tem-se a ampliação do léxico, a interação entre as crianças e o processo de ensino e aprendizagem. Destaca-se que a questão do letramento escolar como forma institucionalizada de ensino e que o conhecimento do gênero textual que perpassa por questões dos multiletramentos.Associação Brasileira de Alfabetização - ABAlf2021-07-15T19:11:43Z2021-07-15T19:11:43Z2020-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCALIXTO, H. C. A. et al. A multimodalidade em práticas de letramentos com gênero cantiga: entre o impresso e o digital. Revista Brasileira de Alfabetização, Florianópolis, n. 13, p. 88-106, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.47249/rba2020459.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46760Revista Brasileira de Alfabetizaçãoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCalixto, Helaine Cristina AmaroGoulart, Ilsa do Carmo VieiraCabral, Giovanna RodriguesLaudares, Ellen Maira Alcântarapor2023-05-08T13:12:03Zoai:localhost:1/46760Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:12:03Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv A multimodalidade em práticas de letramentos com gênero cantiga: entre o impresso e o digital
Multimodality in literacy practices with genre ditiga: between print and digital
title A multimodalidade em práticas de letramentos com gênero cantiga: entre o impresso e o digital
spellingShingle A multimodalidade em práticas de letramentos com gênero cantiga: entre o impresso e o digital
Calixto, Helaine Cristina Amaro
Multimodalidade
Multiletramentos
Sequência didática
Multimodality
Multilingualism
Didactic sequence
title_short A multimodalidade em práticas de letramentos com gênero cantiga: entre o impresso e o digital
title_full A multimodalidade em práticas de letramentos com gênero cantiga: entre o impresso e o digital
title_fullStr A multimodalidade em práticas de letramentos com gênero cantiga: entre o impresso e o digital
title_full_unstemmed A multimodalidade em práticas de letramentos com gênero cantiga: entre o impresso e o digital
title_sort A multimodalidade em práticas de letramentos com gênero cantiga: entre o impresso e o digital
author Calixto, Helaine Cristina Amaro
author_facet Calixto, Helaine Cristina Amaro
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Cabral, Giovanna Rodrigues
Laudares, Ellen Maira Alcântara
author_role author
author2 Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Cabral, Giovanna Rodrigues
Laudares, Ellen Maira Alcântara
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calixto, Helaine Cristina Amaro
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Cabral, Giovanna Rodrigues
Laudares, Ellen Maira Alcântara
dc.subject.por.fl_str_mv Multimodalidade
Multiletramentos
Sequência didática
Multimodality
Multilingualism
Didactic sequence
topic Multimodalidade
Multiletramentos
Sequência didática
Multimodality
Multilingualism
Didactic sequence
description This study integrates actions of a research funded by the FAPEMIG-Universal notice that sought to understand the process of reading and writing in digital environments. The text aims to analyze the effects of practices with printed and digital texts in the process of writing acquisition and the relationship with text multimodality. Field research was chosen, based on the application of activities with 3rd grade children in the Initial Years. The research is based on the studies of Dolz and Schneuwly in the field of didactic sequence, Marcuschi on school genders, Street, Barton and Hamilton and Soares who explore letramentos associal phenomena, Rojo who expands the studies on multiletramentos, Coscarelli on digital letramento. The effects of textual multimodality are the expansion of the lexicon, the interaction between children and the process of teaching and learning. It is noteworthy that the issue of school literacy as an institutionalized form of teaching and that the knowledge of the textual gender that passes through issues of multiletramentos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12
2021-07-15T19:11:43Z
2021-07-15T19:11:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CALIXTO, H. C. A. et al. A multimodalidade em práticas de letramentos com gênero cantiga: entre o impresso e o digital. Revista Brasileira de Alfabetização, Florianópolis, n. 13, p. 88-106, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.47249/rba2020459.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46760
identifier_str_mv CALIXTO, H. C. A. et al. A multimodalidade em práticas de letramentos com gênero cantiga: entre o impresso e o digital. Revista Brasileira de Alfabetização, Florianópolis, n. 13, p. 88-106, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.47249/rba2020459.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Alfabetização - ABAlf
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Alfabetização - ABAlf
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Alfabetização
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439114429792256