A multimodalidade em práticas de letramentos com gênero cantiga: entre o impresso e o digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46760 |
Resumo: | This study integrates actions of a research funded by the FAPEMIG-Universal notice that sought to understand the process of reading and writing in digital environments. The text aims to analyze the effects of practices with printed and digital texts in the process of writing acquisition and the relationship with text multimodality. Field research was chosen, based on the application of activities with 3rd grade children in the Initial Years. The research is based on the studies of Dolz and Schneuwly in the field of didactic sequence, Marcuschi on school genders, Street, Barton and Hamilton and Soares who explore letramentos associal phenomena, Rojo who expands the studies on multiletramentos, Coscarelli on digital letramento. The effects of textual multimodality are the expansion of the lexicon, the interaction between children and the process of teaching and learning. It is noteworthy that the issue of school literacy as an institutionalized form of teaching and that the knowledge of the textual gender that passes through issues of multiletramentos. |
id |
UFLA_c9f8162c3795362f9bf367db3e8b7915 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/46760 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
A multimodalidade em práticas de letramentos com gênero cantiga: entre o impresso e o digitalMultimodality in literacy practices with genre ditiga: between print and digitalMultimodalidadeMultiletramentosSequência didáticaMultimodalityMultilingualismDidactic sequenceThis study integrates actions of a research funded by the FAPEMIG-Universal notice that sought to understand the process of reading and writing in digital environments. The text aims to analyze the effects of practices with printed and digital texts in the process of writing acquisition and the relationship with text multimodality. Field research was chosen, based on the application of activities with 3rd grade children in the Initial Years. The research is based on the studies of Dolz and Schneuwly in the field of didactic sequence, Marcuschi on school genders, Street, Barton and Hamilton and Soares who explore letramentos associal phenomena, Rojo who expands the studies on multiletramentos, Coscarelli on digital letramento. The effects of textual multimodality are the expansion of the lexicon, the interaction between children and the process of teaching and learning. It is noteworthy that the issue of school literacy as an institutionalized form of teaching and that the knowledge of the textual gender that passes through issues of multiletramentos.O texto objetiva analisar os efeitos de práticas com textos impressos e digitais no processo de aquisição da escrita e a relação com a multimodalidade textual. Optou-se pela pesquisa de campo, a partir da aplicação de atividades com crianças do 3. ano do Ensino Fundamental. A pesquisa apoia-se nos estudos de Dolz e Schneuwly no campo da sequência didática, Marcushi sobre os gêneros escolares, Street, Barton e Hamilton e Soares que exploram os letramentos como fenômenos sociais, Rojo que amplia os estudos sobre os multiletramentos, Coscarelli sobre o letramento digital. Como efeitos da multimodalidade textual tem-se a ampliação do léxico, a interação entre as crianças e o processo de ensino e aprendizagem. Destaca-se que a questão do letramento escolar como forma institucionalizada de ensino e que o conhecimento do gênero textual que perpassa por questões dos multiletramentos.Associação Brasileira de Alfabetização - ABAlf2021-07-15T19:11:43Z2021-07-15T19:11:43Z2020-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCALIXTO, H. C. A. et al. A multimodalidade em práticas de letramentos com gênero cantiga: entre o impresso e o digital. Revista Brasileira de Alfabetização, Florianópolis, n. 13, p. 88-106, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.47249/rba2020459.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46760Revista Brasileira de Alfabetizaçãoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCalixto, Helaine Cristina AmaroGoulart, Ilsa do Carmo VieiraCabral, Giovanna RodriguesLaudares, Ellen Maira Alcântarapor2023-05-08T13:12:03Zoai:localhost:1/46760Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:12:03Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A multimodalidade em práticas de letramentos com gênero cantiga: entre o impresso e o digital Multimodality in literacy practices with genre ditiga: between print and digital |
title |
A multimodalidade em práticas de letramentos com gênero cantiga: entre o impresso e o digital |
spellingShingle |
A multimodalidade em práticas de letramentos com gênero cantiga: entre o impresso e o digital Calixto, Helaine Cristina Amaro Multimodalidade Multiletramentos Sequência didática Multimodality Multilingualism Didactic sequence |
title_short |
A multimodalidade em práticas de letramentos com gênero cantiga: entre o impresso e o digital |
title_full |
A multimodalidade em práticas de letramentos com gênero cantiga: entre o impresso e o digital |
title_fullStr |
A multimodalidade em práticas de letramentos com gênero cantiga: entre o impresso e o digital |
title_full_unstemmed |
A multimodalidade em práticas de letramentos com gênero cantiga: entre o impresso e o digital |
title_sort |
A multimodalidade em práticas de letramentos com gênero cantiga: entre o impresso e o digital |
author |
Calixto, Helaine Cristina Amaro |
author_facet |
Calixto, Helaine Cristina Amaro Goulart, Ilsa do Carmo Vieira Cabral, Giovanna Rodrigues Laudares, Ellen Maira Alcântara |
author_role |
author |
author2 |
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira Cabral, Giovanna Rodrigues Laudares, Ellen Maira Alcântara |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calixto, Helaine Cristina Amaro Goulart, Ilsa do Carmo Vieira Cabral, Giovanna Rodrigues Laudares, Ellen Maira Alcântara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multimodalidade Multiletramentos Sequência didática Multimodality Multilingualism Didactic sequence |
topic |
Multimodalidade Multiletramentos Sequência didática Multimodality Multilingualism Didactic sequence |
description |
This study integrates actions of a research funded by the FAPEMIG-Universal notice that sought to understand the process of reading and writing in digital environments. The text aims to analyze the effects of practices with printed and digital texts in the process of writing acquisition and the relationship with text multimodality. Field research was chosen, based on the application of activities with 3rd grade children in the Initial Years. The research is based on the studies of Dolz and Schneuwly in the field of didactic sequence, Marcuschi on school genders, Street, Barton and Hamilton and Soares who explore letramentos associal phenomena, Rojo who expands the studies on multiletramentos, Coscarelli on digital letramento. The effects of textual multimodality are the expansion of the lexicon, the interaction between children and the process of teaching and learning. It is noteworthy that the issue of school literacy as an institutionalized form of teaching and that the knowledge of the textual gender that passes through issues of multiletramentos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12 2021-07-15T19:11:43Z 2021-07-15T19:11:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CALIXTO, H. C. A. et al. A multimodalidade em práticas de letramentos com gênero cantiga: entre o impresso e o digital. Revista Brasileira de Alfabetização, Florianópolis, n. 13, p. 88-106, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.47249/rba2020459. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46760 |
identifier_str_mv |
CALIXTO, H. C. A. et al. A multimodalidade em práticas de letramentos com gênero cantiga: entre o impresso e o digital. Revista Brasileira de Alfabetização, Florianópolis, n. 13, p. 88-106, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.47249/rba2020459. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Alfabetização - ABAlf |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Alfabetização - ABAlf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Alfabetização reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439114429792256 |