A intencionalidade das brincadeiras como espaço para desencadear a fala das crianças sobre gênero e sexualidade.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://www.corpogenerosexualidade.com/ http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5111 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é investigar a relação dos brinquedos e das brincadeiras com as temáticas de gênero e de sexualidades. A brincadeira, como espaço de formação humana, é espaço no qual as crianças brincam, convivem com outras crianças de sua faixa etária, ou não, compartilham experiências, reproduzem valores e costumes da cultura na qual estão inseridas, socializam, superam desafios. E como essa ludicidade se manifesta? A ação lúdica promove a formação das identidades sexuais e de gênero de crianças pequenas? Cabe ressaltar que o objeto de estudo presente neste artigo são os registros teóricos sobre a brincadeira, gênero e sexualidades em ambientes que promovem a ludicidade. Com base nos referencias pós-estruturalistas e nos estudos culturais, pretende-se analisar o referencial pesquisado, considerando o espaço das brincadeiras como espaço de possibilidades e inusitados para lidar com as temáticas de gênero e sexualidades. Espera-se com este estudo, contribuir com professoras e professores na reflexão que abarca e entrelaça ação lúdica, gênero e sexualidades, bem como subsidiar outras pesquisas relativas ao tema em questão. |
id |
UFLA_cb23f9671f1298e6d46ddc4b85bab966 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/5111 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
A intencionalidade das brincadeiras como espaço para desencadear a fala das crianças sobre gênero e sexualidade.LudicidadeBrincadeiraSexualidadesCriançaGêneroO objetivo deste artigo é investigar a relação dos brinquedos e das brincadeiras com as temáticas de gênero e de sexualidades. A brincadeira, como espaço de formação humana, é espaço no qual as crianças brincam, convivem com outras crianças de sua faixa etária, ou não, compartilham experiências, reproduzem valores e costumes da cultura na qual estão inseridas, socializam, superam desafios. E como essa ludicidade se manifesta? A ação lúdica promove a formação das identidades sexuais e de gênero de crianças pequenas? Cabe ressaltar que o objeto de estudo presente neste artigo são os registros teóricos sobre a brincadeira, gênero e sexualidades em ambientes que promovem a ludicidade. Com base nos referencias pós-estruturalistas e nos estudos culturais, pretende-se analisar o referencial pesquisado, considerando o espaço das brincadeiras como espaço de possibilidades e inusitados para lidar com as temáticas de gênero e sexualidades. Espera-se com este estudo, contribuir com professoras e professores na reflexão que abarca e entrelaça ação lúdica, gênero e sexualidades, bem como subsidiar outras pesquisas relativas ao tema em questão.Universidade Federal de Lavras2015-02-27T17:43:07Z2015-02-27T17:43:07Z2014-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectMARTINS, K. B. A intencionalidade das brincadeiras como espaço para desencadear a fala das crianças sobre gênero e sexualidade. In: VI SEMINÁRIO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE, 6., Juiz de Fora. Anais eletrônicos... Lavras: Center Gráfica e Editora, 2014. p. 3740-3751.http://www.corpogenerosexualidade.com/http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5111Martins, Kátia Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2015-02-27T17:44:30Zoai:localhost:1/5111Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2015-02-27T17:44:30Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A intencionalidade das brincadeiras como espaço para desencadear a fala das crianças sobre gênero e sexualidade. |
title |
A intencionalidade das brincadeiras como espaço para desencadear a fala das crianças sobre gênero e sexualidade. |
spellingShingle |
A intencionalidade das brincadeiras como espaço para desencadear a fala das crianças sobre gênero e sexualidade. Martins, Kátia Batista Ludicidade Brincadeira Sexualidades Criança Gênero |
title_short |
A intencionalidade das brincadeiras como espaço para desencadear a fala das crianças sobre gênero e sexualidade. |
title_full |
A intencionalidade das brincadeiras como espaço para desencadear a fala das crianças sobre gênero e sexualidade. |
title_fullStr |
A intencionalidade das brincadeiras como espaço para desencadear a fala das crianças sobre gênero e sexualidade. |
title_full_unstemmed |
A intencionalidade das brincadeiras como espaço para desencadear a fala das crianças sobre gênero e sexualidade. |
title_sort |
A intencionalidade das brincadeiras como espaço para desencadear a fala das crianças sobre gênero e sexualidade. |
author |
Martins, Kátia Batista |
author_facet |
Martins, Kátia Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Kátia Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade Brincadeira Sexualidades Criança Gênero |
topic |
Ludicidade Brincadeira Sexualidades Criança Gênero |
description |
O objetivo deste artigo é investigar a relação dos brinquedos e das brincadeiras com as temáticas de gênero e de sexualidades. A brincadeira, como espaço de formação humana, é espaço no qual as crianças brincam, convivem com outras crianças de sua faixa etária, ou não, compartilham experiências, reproduzem valores e costumes da cultura na qual estão inseridas, socializam, superam desafios. E como essa ludicidade se manifesta? A ação lúdica promove a formação das identidades sexuais e de gênero de crianças pequenas? Cabe ressaltar que o objeto de estudo presente neste artigo são os registros teóricos sobre a brincadeira, gênero e sexualidades em ambientes que promovem a ludicidade. Com base nos referencias pós-estruturalistas e nos estudos culturais, pretende-se analisar o referencial pesquisado, considerando o espaço das brincadeiras como espaço de possibilidades e inusitados para lidar com as temáticas de gênero e sexualidades. Espera-se com este estudo, contribuir com professoras e professores na reflexão que abarca e entrelaça ação lúdica, gênero e sexualidades, bem como subsidiar outras pesquisas relativas ao tema em questão. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12 2015-02-27T17:43:07Z 2015-02-27T17:43:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARTINS, K. B. A intencionalidade das brincadeiras como espaço para desencadear a fala das crianças sobre gênero e sexualidade. In: VI SEMINÁRIO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE, 6., Juiz de Fora. Anais eletrônicos... Lavras: Center Gráfica e Editora, 2014. p. 3740-3751. http://www.corpogenerosexualidade.com/ http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5111 |
identifier_str_mv |
MARTINS, K. B. A intencionalidade das brincadeiras como espaço para desencadear a fala das crianças sobre gênero e sexualidade. In: VI SEMINÁRIO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE, 6., Juiz de Fora. Anais eletrônicos... Lavras: Center Gráfica e Editora, 2014. p. 3740-3751. |
url |
http://www.corpogenerosexualidade.com/ http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439136317767680 |