A intencionalidade das brincadeiras como espaço para desencadear a fala das crianças sobre gênero e sexualidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Kátia Batista
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://www.corpogenerosexualidade.com/
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5111
Resumo: O objetivo deste artigo é investigar a relação dos brinquedos e das brincadeiras com as temáticas de gênero e de sexualidades. A brincadeira, como espaço de formação humana, é espaço no qual as crianças brincam, convivem com outras crianças de sua faixa etária, ou não, compartilham experiências, reproduzem valores e costumes da cultura na qual estão inseridas, socializam, superam desafios. E como essa ludicidade se manifesta? A ação lúdica promove a formação das identidades sexuais e de gênero de crianças pequenas? Cabe ressaltar que o objeto de estudo presente neste artigo são os registros teóricos sobre a brincadeira, gênero e sexualidades em ambientes que promovem a ludicidade. Com base nos referencias pós-estruturalistas e nos estudos culturais, pretende-se analisar o referencial pesquisado, considerando o espaço das brincadeiras como espaço de possibilidades e inusitados para lidar com as temáticas de gênero e sexualidades. Espera-se com este estudo, contribuir com professoras e professores na reflexão que abarca e entrelaça ação lúdica, gênero e sexualidades, bem como subsidiar outras pesquisas relativas ao tema em questão.
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