Percepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44767 http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201410784 |
Resumo: | O Fracasso Escolar ainda é um tema que gera distintas opiniões, por não ser possível delimitá-lo a apenas uma causa. Diante disso, estas causas vêm sendo estudadas e assim são levantadas várias hipóteses, que não se limitam apenas ao conteúdo de Matemática. Nesse sentido a presente pesquisa buscou responder a seguinte questão de investigação ??Que percepções professores e professoras de Matemática têm sobre o fracasso escolar em Matemática dos estudantes???. Para isso elegemos os seguintes objetivos i) Identificar as percepções dos professores e professoras sobre os fatores que promovem o fracasso escolar em Matemática. ii) Conhecer as ações propostas pelos professores e pelas escolas para superar o fracasso escolar em Matemática. Inicialmente apresentamos algumas concepções sobre o Fracasso Escolar e Fracasso Escolar em Matemática, posteriormente trouxemos brevemente as noções de percepção e professor reflexivo. A pesquisa possui abordagem qualitativa e os sujeitos da pesquisa foram seis professoras que lecionam Matemática em escolas da cidade de Lavras-MG. Para a constituição dos dados foi realizada uma entrevista semiestruturada, esta foi gravada, transcrita devolvida aos participantes e depois, analisada. A análise dos dados se deu por meio de uma análise interpretativa, tendo sido elaboradas as seguintes categorias de análise i) Percurso docente A escolha em ser professora e a busca por programas de formação, ii) Fracasso Escolar em Matemática Experiências reais evidenciadas nas falas das professoras, iii) Práticas Pedagógicas para propiciar o Sucesso Escolar dos Estudantes. Os resultados da nossa análise de dados, evidenciam que as professoras acreditam que não é possível delimitar o Fracasso Escolar à um único responsável, e que questões sociais e o sistema escolar em que os estudantes estão inseridos interferem nessa problemática, também verificamos que as professoras estão sempre buscando novas possibilidades de ensino e que a secretaria de educação e a escola propõe a intervenção pedagógica como uma maneira de promover o sucesso escolar dos estudantes. |
id |
UFLA_d71045ebafae5299ddbbf2843806a2df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/44767 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso EscolarPercepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso EscolarNAO_INFORMADOO Fracasso Escolar ainda é um tema que gera distintas opiniões, por não ser possível delimitá-lo a apenas uma causa. Diante disso, estas causas vêm sendo estudadas e assim são levantadas várias hipóteses, que não se limitam apenas ao conteúdo de Matemática. Nesse sentido a presente pesquisa buscou responder a seguinte questão de investigação ??Que percepções professores e professoras de Matemática têm sobre o fracasso escolar em Matemática dos estudantes???. Para isso elegemos os seguintes objetivos i) Identificar as percepções dos professores e professoras sobre os fatores que promovem o fracasso escolar em Matemática. ii) Conhecer as ações propostas pelos professores e pelas escolas para superar o fracasso escolar em Matemática. Inicialmente apresentamos algumas concepções sobre o Fracasso Escolar e Fracasso Escolar em Matemática, posteriormente trouxemos brevemente as noções de percepção e professor reflexivo. A pesquisa possui abordagem qualitativa e os sujeitos da pesquisa foram seis professoras que lecionam Matemática em escolas da cidade de Lavras-MG. Para a constituição dos dados foi realizada uma entrevista semiestruturada, esta foi gravada, transcrita devolvida aos participantes e depois, analisada. A análise dos dados se deu por meio de uma análise interpretativa, tendo sido elaboradas as seguintes categorias de análise i) Percurso docente A escolha em ser professora e a busca por programas de formação, ii) Fracasso Escolar em Matemática Experiências reais evidenciadas nas falas das professoras, iii) Práticas Pedagógicas para propiciar o Sucesso Escolar dos Estudantes. Os resultados da nossa análise de dados, evidenciam que as professoras acreditam que não é possível delimitar o Fracasso Escolar à um único responsável, e que questões sociais e o sistema escolar em que os estudantes estão inseridos interferem nessa problemática, também verificamos que as professoras estão sempre buscando novas possibilidades de ensino e que a secretaria de educação e a escola propõe a intervenção pedagógica como uma maneira de promover o sucesso escolar dos estudantes.NAO_INFORMADOUniversidade Federal de LavrasUFLABrasilSilvia Maria Medeiros CaporaleNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOSilvia Maria Medeiros CaporaleNAO_INFORMADORosana Maria MendesNAO_INFORMADOMário Henrique Andrade CláudioNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOVanessa Maculan Silvério2020-11-03T18:57:45Z2020-11-03T18:57:45Z2019-12-182019-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSilvério, V. M. Percepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso Escolar. 2019. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44767http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201410784PortuguêsporAcesso aos termos da licença em repositorio.ufla.brrepositorio.ufla.brVanessa Maculan Silvério e Universidade Federal de LavrasLicença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-11-03T18:57:45Zoai:localhost:1/44767Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-11-03T18:57:45Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso Escolar Percepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso Escolar NAO_INFORMADO |
title |
Percepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso Escolar |
spellingShingle |
Percepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso Escolar Vanessa Maculan Silvério |
title_short |
Percepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso Escolar |
title_full |
Percepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso Escolar |
title_fullStr |
Percepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso Escolar |
title_full_unstemmed |
Percepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso Escolar |
title_sort |
Percepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso Escolar |
author |
Vanessa Maculan Silvério |
author_facet |
Vanessa Maculan Silvério |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silvia Maria Medeiros Caporale NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO Silvia Maria Medeiros Caporale NAO_INFORMADO Rosana Maria Mendes NAO_INFORMADO Mário Henrique Andrade Cláudio NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vanessa Maculan Silvério |
description |
O Fracasso Escolar ainda é um tema que gera distintas opiniões, por não ser possível delimitá-lo a apenas uma causa. Diante disso, estas causas vêm sendo estudadas e assim são levantadas várias hipóteses, que não se limitam apenas ao conteúdo de Matemática. Nesse sentido a presente pesquisa buscou responder a seguinte questão de investigação ??Que percepções professores e professoras de Matemática têm sobre o fracasso escolar em Matemática dos estudantes???. Para isso elegemos os seguintes objetivos i) Identificar as percepções dos professores e professoras sobre os fatores que promovem o fracasso escolar em Matemática. ii) Conhecer as ações propostas pelos professores e pelas escolas para superar o fracasso escolar em Matemática. Inicialmente apresentamos algumas concepções sobre o Fracasso Escolar e Fracasso Escolar em Matemática, posteriormente trouxemos brevemente as noções de percepção e professor reflexivo. A pesquisa possui abordagem qualitativa e os sujeitos da pesquisa foram seis professoras que lecionam Matemática em escolas da cidade de Lavras-MG. Para a constituição dos dados foi realizada uma entrevista semiestruturada, esta foi gravada, transcrita devolvida aos participantes e depois, analisada. A análise dos dados se deu por meio de uma análise interpretativa, tendo sido elaboradas as seguintes categorias de análise i) Percurso docente A escolha em ser professora e a busca por programas de formação, ii) Fracasso Escolar em Matemática Experiências reais evidenciadas nas falas das professoras, iii) Práticas Pedagógicas para propiciar o Sucesso Escolar dos Estudantes. Os resultados da nossa análise de dados, evidenciam que as professoras acreditam que não é possível delimitar o Fracasso Escolar à um único responsável, e que questões sociais e o sistema escolar em que os estudantes estão inseridos interferem nessa problemática, também verificamos que as professoras estão sempre buscando novas possibilidades de ensino e que a secretaria de educação e a escola propõe a intervenção pedagógica como uma maneira de promover o sucesso escolar dos estudantes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-18 2019-12-09 2020-11-03T18:57:45Z 2020-11-03T18:57:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Silvério, V. M. Percepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso Escolar. 2019. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44767 http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201410784 |
identifier_str_mv |
Silvério, V. M. Percepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso Escolar. 2019. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44767 http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201410784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
Português por |
language_invalid_str_mv |
Português |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br repositorio.ufla.br Vanessa Maculan Silvério e Universidade Federal de Lavras Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br repositorio.ufla.br Vanessa Maculan Silvério e Universidade Federal de Lavras Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras UFLA Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras UFLA Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439017273982976 |