Percepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanessa Maculan Silvério
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44767
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201410784
Resumo: O Fracasso Escolar ainda é um tema que gera distintas opiniões, por não ser possível delimitá-lo a apenas uma causa. Diante disso, estas causas vêm sendo estudadas e assim são levantadas várias hipóteses, que não se limitam apenas ao conteúdo de Matemática. Nesse sentido a presente pesquisa buscou responder a seguinte questão de investigação ??Que percepções professores e professoras de Matemática têm sobre o fracasso escolar em Matemática dos estudantes???. Para isso elegemos os seguintes objetivos i) Identificar as percepções dos professores e professoras sobre os fatores que promovem o fracasso escolar em Matemática. ii) Conhecer as ações propostas pelos professores e pelas escolas para superar o fracasso escolar em Matemática. Inicialmente apresentamos algumas concepções sobre o Fracasso Escolar e Fracasso Escolar em Matemática, posteriormente trouxemos brevemente as noções de percepção e professor reflexivo. A pesquisa possui abordagem qualitativa e os sujeitos da pesquisa foram seis professoras que lecionam Matemática em escolas da cidade de Lavras-MG. Para a constituição dos dados foi realizada uma entrevista semiestruturada, esta foi gravada, transcrita devolvida aos participantes e depois, analisada. A análise dos dados se deu por meio de uma análise interpretativa, tendo sido elaboradas as seguintes categorias de análise i) Percurso docente A escolha em ser professora e a busca por programas de formação, ii) Fracasso Escolar em Matemática Experiências reais evidenciadas nas falas das professoras, iii) Práticas Pedagógicas para propiciar o Sucesso Escolar dos Estudantes. Os resultados da nossa análise de dados, evidenciam que as professoras acreditam que não é possível delimitar o Fracasso Escolar à um único responsável, e que questões sociais e o sistema escolar em que os estudantes estão inseridos interferem nessa problemática, também verificamos que as professoras estão sempre buscando novas possibilidades de ensino e que a secretaria de educação e a escola propõe a intervenção pedagógica como uma maneira de promover o sucesso escolar dos estudantes.
id UFLA_d71045ebafae5299ddbbf2843806a2df
oai_identifier_str oai:localhost:1/44767
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Percepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso EscolarPercepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso EscolarNAO_INFORMADOO Fracasso Escolar ainda é um tema que gera distintas opiniões, por não ser possível delimitá-lo a apenas uma causa. Diante disso, estas causas vêm sendo estudadas e assim são levantadas várias hipóteses, que não se limitam apenas ao conteúdo de Matemática. Nesse sentido a presente pesquisa buscou responder a seguinte questão de investigação ??Que percepções professores e professoras de Matemática têm sobre o fracasso escolar em Matemática dos estudantes???. Para isso elegemos os seguintes objetivos i) Identificar as percepções dos professores e professoras sobre os fatores que promovem o fracasso escolar em Matemática. ii) Conhecer as ações propostas pelos professores e pelas escolas para superar o fracasso escolar em Matemática. Inicialmente apresentamos algumas concepções sobre o Fracasso Escolar e Fracasso Escolar em Matemática, posteriormente trouxemos brevemente as noções de percepção e professor reflexivo. A pesquisa possui abordagem qualitativa e os sujeitos da pesquisa foram seis professoras que lecionam Matemática em escolas da cidade de Lavras-MG. Para a constituição dos dados foi realizada uma entrevista semiestruturada, esta foi gravada, transcrita devolvida aos participantes e depois, analisada. A análise dos dados se deu por meio de uma análise interpretativa, tendo sido elaboradas as seguintes categorias de análise i) Percurso docente A escolha em ser professora e a busca por programas de formação, ii) Fracasso Escolar em Matemática Experiências reais evidenciadas nas falas das professoras, iii) Práticas Pedagógicas para propiciar o Sucesso Escolar dos Estudantes. Os resultados da nossa análise de dados, evidenciam que as professoras acreditam que não é possível delimitar o Fracasso Escolar à um único responsável, e que questões sociais e o sistema escolar em que os estudantes estão inseridos interferem nessa problemática, também verificamos que as professoras estão sempre buscando novas possibilidades de ensino e que a secretaria de educação e a escola propõe a intervenção pedagógica como uma maneira de promover o sucesso escolar dos estudantes.NAO_INFORMADOUniversidade Federal de LavrasUFLABrasilSilvia Maria Medeiros CaporaleNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOSilvia Maria Medeiros CaporaleNAO_INFORMADORosana Maria MendesNAO_INFORMADOMário Henrique Andrade CláudioNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOVanessa Maculan Silvério2020-11-03T18:57:45Z2020-11-03T18:57:45Z2019-12-182019-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSilvério, V. M. Percepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso Escolar. 2019. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44767http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201410784PortuguêsporAcesso aos termos da licença em repositorio.ufla.brrepositorio.ufla.brVanessa Maculan Silvério e Universidade Federal de LavrasLicença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-11-03T18:57:45Zoai:localhost:1/44767Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-11-03T18:57:45Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso Escolar
Percepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso Escolar
NAO_INFORMADO
title Percepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso Escolar
spellingShingle Percepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso Escolar
Vanessa Maculan Silvério
title_short Percepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso Escolar
title_full Percepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso Escolar
title_fullStr Percepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso Escolar
title_full_unstemmed Percepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso Escolar
title_sort Percepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso Escolar
author Vanessa Maculan Silvério
author_facet Vanessa Maculan Silvério
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silvia Maria Medeiros Caporale
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
Silvia Maria Medeiros Caporale
NAO_INFORMADO
Rosana Maria Mendes
NAO_INFORMADO
Mário Henrique Andrade Cláudio
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
dc.contributor.author.fl_str_mv Vanessa Maculan Silvério
description O Fracasso Escolar ainda é um tema que gera distintas opiniões, por não ser possível delimitá-lo a apenas uma causa. Diante disso, estas causas vêm sendo estudadas e assim são levantadas várias hipóteses, que não se limitam apenas ao conteúdo de Matemática. Nesse sentido a presente pesquisa buscou responder a seguinte questão de investigação ??Que percepções professores e professoras de Matemática têm sobre o fracasso escolar em Matemática dos estudantes???. Para isso elegemos os seguintes objetivos i) Identificar as percepções dos professores e professoras sobre os fatores que promovem o fracasso escolar em Matemática. ii) Conhecer as ações propostas pelos professores e pelas escolas para superar o fracasso escolar em Matemática. Inicialmente apresentamos algumas concepções sobre o Fracasso Escolar e Fracasso Escolar em Matemática, posteriormente trouxemos brevemente as noções de percepção e professor reflexivo. A pesquisa possui abordagem qualitativa e os sujeitos da pesquisa foram seis professoras que lecionam Matemática em escolas da cidade de Lavras-MG. Para a constituição dos dados foi realizada uma entrevista semiestruturada, esta foi gravada, transcrita devolvida aos participantes e depois, analisada. A análise dos dados se deu por meio de uma análise interpretativa, tendo sido elaboradas as seguintes categorias de análise i) Percurso docente A escolha em ser professora e a busca por programas de formação, ii) Fracasso Escolar em Matemática Experiências reais evidenciadas nas falas das professoras, iii) Práticas Pedagógicas para propiciar o Sucesso Escolar dos Estudantes. Os resultados da nossa análise de dados, evidenciam que as professoras acreditam que não é possível delimitar o Fracasso Escolar à um único responsável, e que questões sociais e o sistema escolar em que os estudantes estão inseridos interferem nessa problemática, também verificamos que as professoras estão sempre buscando novas possibilidades de ensino e que a secretaria de educação e a escola propõe a intervenção pedagógica como uma maneira de promover o sucesso escolar dos estudantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18
2019-12-09
2020-11-03T18:57:45Z
2020-11-03T18:57:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silvério, V. M. Percepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso Escolar. 2019. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44767
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201410784
identifier_str_mv Silvério, V. M. Percepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso Escolar. 2019. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44767
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201410784
dc.language.iso.fl_str_mv Português
por
language_invalid_str_mv Português
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
repositorio.ufla.br
Vanessa Maculan Silvério e Universidade Federal de Lavras
Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
repositorio.ufla.br
Vanessa Maculan Silvério e Universidade Federal de Lavras
Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439017273982976