Obtenção da estrutura conceitual do tema interações intermoleculares através da transformação de textos em mapas conceituais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48507 |
Resumo: | The present study aimed at obtaining concept maps about intermolecular interactions in chemistry textbooks commonly used in higher education. The conceptual maps were manually elaborated by marking the concepts in the texts, extracting the propositions between the concepts, and constructing a concept map with the conceptual relationship of the texts. From the obtained concept maps, we highlighted the most important concepts, the propositional relations between these concepts, the central concepts that allow unifying fundamental ideas and the definition of a conceptual hierarchy. The concepts represented in the concept maps can be grouped into three categories: 1) types of intermolecular interactions; 2) molecular properties that define the nature and forces of these interactions, and 3) examples, phenomena or macroscopic properties. Moreover, the centrality of the concepts polarity and polarizability and their relationship foster a more in-depth understanding of the topic. Concerning educational implications, the use of this strategy by the teacher, who elaborate the concept map, might assist in a deeper and integrated understanding of this knowledge, helping her/him to design a better plan and to determine the best approach to such relationships in the classroom. |
id |
UFLA_e3c773c18359c6858080450701da6487 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/48507 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Obtenção da estrutura conceitual do tema interações intermoleculares através da transformação de textos em mapas conceituaisObtaining the conceptual structure of intermolecular interactions transforming texts in concept mapsMapeamento conceitualEnsino superiorEnsino e aprendizagemLivros didáticosConcept mappingHigher educationTeaching and learningTextbookThe present study aimed at obtaining concept maps about intermolecular interactions in chemistry textbooks commonly used in higher education. The conceptual maps were manually elaborated by marking the concepts in the texts, extracting the propositions between the concepts, and constructing a concept map with the conceptual relationship of the texts. From the obtained concept maps, we highlighted the most important concepts, the propositional relations between these concepts, the central concepts that allow unifying fundamental ideas and the definition of a conceptual hierarchy. The concepts represented in the concept maps can be grouped into three categories: 1) types of intermolecular interactions; 2) molecular properties that define the nature and forces of these interactions, and 3) examples, phenomena or macroscopic properties. Moreover, the centrality of the concepts polarity and polarizability and their relationship foster a more in-depth understanding of the topic. Concerning educational implications, the use of this strategy by the teacher, who elaborate the concept map, might assist in a deeper and integrated understanding of this knowledge, helping her/him to design a better plan and to determine the best approach to such relationships in the classroom.O presente estudo tem como objetivo elaborar mapas conceituais a respeito do tema interações intermoleculares a partir do conteúdo apresentado em livros didáticos comumente utilizados no ensino superior. Os mapas conceituais foram elaborados manualmente por meio da marcação dos conceitos nos textos, extração das proposições entre os mesmos, e construção de um mapa conceitual com as principais relações conceituais presentes nos textos. A partir dos mapas conceituais elaborados foram destacados os conceitos mais importantes, as relações proposicionais entre estes conceitos, dos conceitos centrais que permitem unificar ideias fundamentais e da definição de uma hierarquia conceitual. Os conceitos representados nos mapas conceituais podem ser agrupados em três categorias: 1) tipos de interações intermoleculares; 2) propriedades moleculares que definem a natureza e as forças destas interações e 3) exemplos, fenômenos ou propriedades macroscópicas. Verifica-se ainda a centralidade dos conceitos de polaridade e polarizabilidade e suas relações para o desenvolvimento de uma compreensão mais completa do tema. Pensando em implicações didáticas, destaca-se que o uso desta estratégia pelo professor, construtor do mapa conceitual, pode auxiliá-lo na compreensão deste conhecimento de maneira mais integrada além de ajudálo a melhor planejar a abordagem de tais relações em sala de aula.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)2021-11-18T20:24:30Z2021-11-18T20:24:30Z2020-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfJUNQUEIRA, M. M.; MAXIMIANO, F. A. Obtenção da estrutura conceitual do tema interações intermoleculares através da transformação de textos em mapas conceituais. Caminhos da Educação Matemática em Revista (Online), Aracaju, v. 10, n. 1, p. 87-106, 2020.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48507Caminhos da Educação Matemática em Revista (Online)reponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessJunqueira, Marianna MeirellesMaximiano, Flavio Antoniopor2021-11-18T20:24:59Zoai:localhost:1/48507Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2021-11-18T20:24:59Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Obtenção da estrutura conceitual do tema interações intermoleculares através da transformação de textos em mapas conceituais Obtaining the conceptual structure of intermolecular interactions transforming texts in concept maps |
title |
Obtenção da estrutura conceitual do tema interações intermoleculares através da transformação de textos em mapas conceituais |
spellingShingle |
Obtenção da estrutura conceitual do tema interações intermoleculares através da transformação de textos em mapas conceituais Junqueira, Marianna Meirelles Mapeamento conceitual Ensino superior Ensino e aprendizagem Livros didáticos Concept mapping Higher education Teaching and learning Textbook |
title_short |
Obtenção da estrutura conceitual do tema interações intermoleculares através da transformação de textos em mapas conceituais |
title_full |
Obtenção da estrutura conceitual do tema interações intermoleculares através da transformação de textos em mapas conceituais |
title_fullStr |
Obtenção da estrutura conceitual do tema interações intermoleculares através da transformação de textos em mapas conceituais |
title_full_unstemmed |
Obtenção da estrutura conceitual do tema interações intermoleculares através da transformação de textos em mapas conceituais |
title_sort |
Obtenção da estrutura conceitual do tema interações intermoleculares através da transformação de textos em mapas conceituais |
author |
Junqueira, Marianna Meirelles |
author_facet |
Junqueira, Marianna Meirelles Maximiano, Flavio Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Maximiano, Flavio Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junqueira, Marianna Meirelles Maximiano, Flavio Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mapeamento conceitual Ensino superior Ensino e aprendizagem Livros didáticos Concept mapping Higher education Teaching and learning Textbook |
topic |
Mapeamento conceitual Ensino superior Ensino e aprendizagem Livros didáticos Concept mapping Higher education Teaching and learning Textbook |
description |
The present study aimed at obtaining concept maps about intermolecular interactions in chemistry textbooks commonly used in higher education. The conceptual maps were manually elaborated by marking the concepts in the texts, extracting the propositions between the concepts, and constructing a concept map with the conceptual relationship of the texts. From the obtained concept maps, we highlighted the most important concepts, the propositional relations between these concepts, the central concepts that allow unifying fundamental ideas and the definition of a conceptual hierarchy. The concepts represented in the concept maps can be grouped into three categories: 1) types of intermolecular interactions; 2) molecular properties that define the nature and forces of these interactions, and 3) examples, phenomena or macroscopic properties. Moreover, the centrality of the concepts polarity and polarizability and their relationship foster a more in-depth understanding of the topic. Concerning educational implications, the use of this strategy by the teacher, who elaborate the concept map, might assist in a deeper and integrated understanding of this knowledge, helping her/him to design a better plan and to determine the best approach to such relationships in the classroom. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05 2021-11-18T20:24:30Z 2021-11-18T20:24:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
JUNQUEIRA, M. M.; MAXIMIANO, F. A. Obtenção da estrutura conceitual do tema interações intermoleculares através da transformação de textos em mapas conceituais. Caminhos da Educação Matemática em Revista (Online), Aracaju, v. 10, n. 1, p. 87-106, 2020. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48507 |
identifier_str_mv |
JUNQUEIRA, M. M.; MAXIMIANO, F. A. Obtenção da estrutura conceitual do tema interações intermoleculares através da transformação de textos em mapas conceituais. Caminhos da Educação Matemática em Revista (Online), Aracaju, v. 10, n. 1, p. 87-106, 2020. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48507 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos da Educação Matemática em Revista (Online) reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439309842415616 |