Contribuição da fauna silvestre em projetos de restauração ecológica no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Wanuza Helena
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Miranda Neto, Aurino, Peixoto, Helberth José Cardoso, Godinho, Leandro Braga, Silva, Elias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12967
Resumo: O sucesso no processo de restauração e manutenção da dinâmica de um ecossistema é extremamente dependente da capacidade das espécies em promover interações interespecíficas entre as diversas formas de vida. Estas interações criam um cenário favorável à restauração ecológica de ecossistemas degradados. Assim, por meio de revisão de literatura, o objetivo deste trabalho é relatar a contribuição e utilização dos diferentes grupos de animais na execução de projetos de restauração ecológica no Brasil. As aves e mamíferos frugívoros e também outros animais, como os répteis, peixes e insetos, têm se destacado como ferramentas de auxílio aos projetos de restauração ecológica. As técnicas para atração de animais e consequente chegada de propágulos em um ecossistema degradado compreende a utilização de poleiros, que servem de pouso e abrigo para a avifauna e morcegos, e a utilização de abrigos artificiais, que servem para fuga de predadores, descanso e reprodução dos animais. De modo geral, estes estudos são excelentes ferramentas para gerir ações de manejo ambiental em ecossistemas degradados, possibilitando a recuperação da biodiversidade destes ambientes.
id UFLA_e4f7cd2e20b05129dedc8bfcfc92089e
oai_identifier_str oai:localhost:1/12967
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Contribuição da fauna silvestre em projetos de restauração ecológica no BrasilBiodiversidadeFauna silvestreSucessão ecológicaO sucesso no processo de restauração e manutenção da dinâmica de um ecossistema é extremamente dependente da capacidade das espécies em promover interações interespecíficas entre as diversas formas de vida. Estas interações criam um cenário favorável à restauração ecológica de ecossistemas degradados. Assim, por meio de revisão de literatura, o objetivo deste trabalho é relatar a contribuição e utilização dos diferentes grupos de animais na execução de projetos de restauração ecológica no Brasil. As aves e mamíferos frugívoros e também outros animais, como os répteis, peixes e insetos, têm se destacado como ferramentas de auxílio aos projetos de restauração ecológica. As técnicas para atração de animais e consequente chegada de propágulos em um ecossistema degradado compreende a utilização de poleiros, que servem de pouso e abrigo para a avifauna e morcegos, e a utilização de abrigos artificiais, que servem para fuga de predadores, descanso e reprodução dos animais. De modo geral, estes estudos são excelentes ferramentas para gerir ações de manejo ambiental em ecossistemas degradados, possibilitando a recuperação da biodiversidade destes ambientes.Embrapa Florestas2017-05-12T19:27:25Z2017-05-12T19:27:25Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCAMPOS, W. H. et al. Contribuição da fauna silvestre em projetos de restauração ecológica no Brasil. Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, v. 32, n. 72, 2012.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12967Pesquisa Florestal Brasileirareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLACampos, Wanuza HelenaMiranda Neto, AurinoPeixoto, Helberth José CardosoGodinho, Leandro BragaSilva, Eliasinfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-05-12T19:27:25Zoai:localhost:1/12967Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2017-05-12T19:27:25Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição da fauna silvestre em projetos de restauração ecológica no Brasil
title Contribuição da fauna silvestre em projetos de restauração ecológica no Brasil
spellingShingle Contribuição da fauna silvestre em projetos de restauração ecológica no Brasil
Campos, Wanuza Helena
Biodiversidade
Fauna silvestre
Sucessão ecológica
title_short Contribuição da fauna silvestre em projetos de restauração ecológica no Brasil
title_full Contribuição da fauna silvestre em projetos de restauração ecológica no Brasil
title_fullStr Contribuição da fauna silvestre em projetos de restauração ecológica no Brasil
title_full_unstemmed Contribuição da fauna silvestre em projetos de restauração ecológica no Brasil
title_sort Contribuição da fauna silvestre em projetos de restauração ecológica no Brasil
author Campos, Wanuza Helena
author_facet Campos, Wanuza Helena
Miranda Neto, Aurino
Peixoto, Helberth José Cardoso
Godinho, Leandro Braga
Silva, Elias
author_role author
author2 Miranda Neto, Aurino
Peixoto, Helberth José Cardoso
Godinho, Leandro Braga
Silva, Elias
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Wanuza Helena
Miranda Neto, Aurino
Peixoto, Helberth José Cardoso
Godinho, Leandro Braga
Silva, Elias
dc.subject.por.fl_str_mv Biodiversidade
Fauna silvestre
Sucessão ecológica
topic Biodiversidade
Fauna silvestre
Sucessão ecológica
description O sucesso no processo de restauração e manutenção da dinâmica de um ecossistema é extremamente dependente da capacidade das espécies em promover interações interespecíficas entre as diversas formas de vida. Estas interações criam um cenário favorável à restauração ecológica de ecossistemas degradados. Assim, por meio de revisão de literatura, o objetivo deste trabalho é relatar a contribuição e utilização dos diferentes grupos de animais na execução de projetos de restauração ecológica no Brasil. As aves e mamíferos frugívoros e também outros animais, como os répteis, peixes e insetos, têm se destacado como ferramentas de auxílio aos projetos de restauração ecológica. As técnicas para atração de animais e consequente chegada de propágulos em um ecossistema degradado compreende a utilização de poleiros, que servem de pouso e abrigo para a avifauna e morcegos, e a utilização de abrigos artificiais, que servem para fuga de predadores, descanso e reprodução dos animais. De modo geral, estes estudos são excelentes ferramentas para gerir ações de manejo ambiental em ecossistemas degradados, possibilitando a recuperação da biodiversidade destes ambientes.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2017-05-12T19:27:25Z
2017-05-12T19:27:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMPOS, W. H. et al. Contribuição da fauna silvestre em projetos de restauração ecológica no Brasil. Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, v. 32, n. 72, 2012.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12967
identifier_str_mv CAMPOS, W. H. et al. Contribuição da fauna silvestre em projetos de restauração ecológica no Brasil. Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, v. 32, n. 72, 2012.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Embrapa Florestas
publisher.none.fl_str_mv Embrapa Florestas
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Florestal Brasileira
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439202361278464