Estudo da representação biológica da fauna silvestre na literatura infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Michele Silveira da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117639
Resumo: A literatura infantil é dos meios de comunicação mais difundidos atualmente. Em sua essência ela traz elementos lúdicos que cativam e aproximam o leitor, contribuindo para sua formação pessoal e construção do caráter. Nesta linha de pensamento alguns autores escrevem obras com características emancipatórias ao seu público alvo. Ou seja, historias com caracter ísticas menos pedagógicas e que proporcionam ao leitor experiências e sensações importantes na sua formação. Desta forma passaram a ser alvo de histórias infantis várias temáticas de cunho biológico, tanto por retratarem temas de debate atuais, quanto por usarem personagens animais para atrair os leitores. A construção do texto infantil muitas vezes é realizada por um autor específico para essa faixa etária, preocupado com a escrita e veiculação da história adequada a esse público, mas que ignora alguns conceitos biológicos importantes. Assim, este trabalho buscou diagnosticar alguns erros conceituais comuns, por meio da análise de 29 livros infantis que atendiam aos seguintes critérios: público alvo constituído por crianças autô- nomas em suas leituras, publicação em língua portuguesa posterior a 2000 e que apresentassem temáticas biológicas em seu conteúdo. Ao analisar os conteúdos expostos nos livros foram encontrados inúmeros equívocos, assim como alguns exemplares que promoviam o conhecimento científico. Além de erros pontuais na anatomia e fisiologia animal, a caracteriza- ção dos animais com uma personalidade específica (muitas vezes permanente na espécie entre as histórias) e a antropomorfização de seus personagens foram bastante encontradas nas histó- rias. Em alguns casos os erros ultrapassavam momentos ou personagens e abrangiam a histó- ria como um todo, contribuindo para que o animal ou os processos ambientais envolvidos fossem vistos como algo negativo.
id UFRGS-2_5d422cabc9c739779c0374d287c715ff
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117639
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Michele Silveira daKindel, Eunice Aita Isaia2015-06-10T02:00:36Z2014http://hdl.handle.net/10183/117639000968393A literatura infantil é dos meios de comunicação mais difundidos atualmente. Em sua essência ela traz elementos lúdicos que cativam e aproximam o leitor, contribuindo para sua formação pessoal e construção do caráter. Nesta linha de pensamento alguns autores escrevem obras com características emancipatórias ao seu público alvo. Ou seja, historias com caracter ísticas menos pedagógicas e que proporcionam ao leitor experiências e sensações importantes na sua formação. Desta forma passaram a ser alvo de histórias infantis várias temáticas de cunho biológico, tanto por retratarem temas de debate atuais, quanto por usarem personagens animais para atrair os leitores. A construção do texto infantil muitas vezes é realizada por um autor específico para essa faixa etária, preocupado com a escrita e veiculação da história adequada a esse público, mas que ignora alguns conceitos biológicos importantes. Assim, este trabalho buscou diagnosticar alguns erros conceituais comuns, por meio da análise de 29 livros infantis que atendiam aos seguintes critérios: público alvo constituído por crianças autô- nomas em suas leituras, publicação em língua portuguesa posterior a 2000 e que apresentassem temáticas biológicas em seu conteúdo. Ao analisar os conteúdos expostos nos livros foram encontrados inúmeros equívocos, assim como alguns exemplares que promoviam o conhecimento científico. Além de erros pontuais na anatomia e fisiologia animal, a caracteriza- ção dos animais com uma personalidade específica (muitas vezes permanente na espécie entre as histórias) e a antropomorfização de seus personagens foram bastante encontradas nas histó- rias. Em alguns casos os erros ultrapassavam momentos ou personagens e abrangiam a histó- ria como um todo, contribuindo para que o animal ou os processos ambientais envolvidos fossem vistos como algo negativo.application/pdfporLiteratura infantilFauna silvestreEstudo da representação biológica da fauna silvestre na literatura infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2014Ciências Biológicas: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000968393.pdf000968393.pdfTexto completoapplication/pdf411802http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117639/1/000968393.pdf815913a8821e8ebeb934d0f60391394cMD51TEXT000968393.pdf.txt000968393.pdf.txtExtracted Texttext/plain72284http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117639/2/000968393.pdf.txt7307c56f9ba17d52c2ede6ea43504dedMD52THUMBNAIL000968393.pdf.jpg000968393.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg960http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117639/3/000968393.pdf.jpg54eb8fe858a7310b48510ceb2b2fcf01MD5310183/1176392018-10-23 09:01:03.017oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117639Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:01:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo da representação biológica da fauna silvestre na literatura infantil
title Estudo da representação biológica da fauna silvestre na literatura infantil
spellingShingle Estudo da representação biológica da fauna silvestre na literatura infantil
Silva, Michele Silveira da
Literatura infantil
Fauna silvestre
title_short Estudo da representação biológica da fauna silvestre na literatura infantil
title_full Estudo da representação biológica da fauna silvestre na literatura infantil
title_fullStr Estudo da representação biológica da fauna silvestre na literatura infantil
title_full_unstemmed Estudo da representação biológica da fauna silvestre na literatura infantil
title_sort Estudo da representação biológica da fauna silvestre na literatura infantil
author Silva, Michele Silveira da
author_facet Silva, Michele Silveira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Michele Silveira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kindel, Eunice Aita Isaia
contributor_str_mv Kindel, Eunice Aita Isaia
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Fauna silvestre
topic Literatura infantil
Fauna silvestre
description A literatura infantil é dos meios de comunicação mais difundidos atualmente. Em sua essência ela traz elementos lúdicos que cativam e aproximam o leitor, contribuindo para sua formação pessoal e construção do caráter. Nesta linha de pensamento alguns autores escrevem obras com características emancipatórias ao seu público alvo. Ou seja, historias com caracter ísticas menos pedagógicas e que proporcionam ao leitor experiências e sensações importantes na sua formação. Desta forma passaram a ser alvo de histórias infantis várias temáticas de cunho biológico, tanto por retratarem temas de debate atuais, quanto por usarem personagens animais para atrair os leitores. A construção do texto infantil muitas vezes é realizada por um autor específico para essa faixa etária, preocupado com a escrita e veiculação da história adequada a esse público, mas que ignora alguns conceitos biológicos importantes. Assim, este trabalho buscou diagnosticar alguns erros conceituais comuns, por meio da análise de 29 livros infantis que atendiam aos seguintes critérios: público alvo constituído por crianças autô- nomas em suas leituras, publicação em língua portuguesa posterior a 2000 e que apresentassem temáticas biológicas em seu conteúdo. Ao analisar os conteúdos expostos nos livros foram encontrados inúmeros equívocos, assim como alguns exemplares que promoviam o conhecimento científico. Além de erros pontuais na anatomia e fisiologia animal, a caracteriza- ção dos animais com uma personalidade específica (muitas vezes permanente na espécie entre as histórias) e a antropomorfização de seus personagens foram bastante encontradas nas histó- rias. Em alguns casos os erros ultrapassavam momentos ou personagens e abrangiam a histó- ria como um todo, contribuindo para que o animal ou os processos ambientais envolvidos fossem vistos como algo negativo.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-10T02:00:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117639
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000968393
url http://hdl.handle.net/10183/117639
identifier_str_mv 000968393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117639/1/000968393.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117639/2/000968393.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117639/3/000968393.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 815913a8821e8ebeb934d0f60391394c
7307c56f9ba17d52c2ede6ea43504ded
54eb8fe858a7310b48510ceb2b2fcf01
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224487318847488