Projeto Planeta Azul: impactos da inserção de atividades de educação ambiental em duas escolas municipais de Lavras, MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabriela Francine de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39340
Resumo: As questões ambientais apresentam-se como um assunto de relevância social na medida em que se tornaram frequentes as notícias de desastres ambientais. Tendo em vista esta crescente ocorrência de problemas ambientais, vê-se a necessidade de uma nova consciência e comportamento diante desta situação, a fim de minimizar os impactos ambientais causados pela humanidade. Pensando nesta problemática, alunos do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras, junto à Profa. Dra. Sabrina Soares da Silva, elaboraram um projeto de extensão, intitulado “inserção de atividades de educação ambiental em escolas municipais de Lavras, MG”, que ficou conhecido como Projeto Planeta Azul que tem a finalidade de levar atividades de educação ambiental para escolas municipais de Lavras, MG. O objetivo central do projeto é educar para transformar, pois acredita-se que somente pessoas conscientizadas são capazes de mudar suas atitudes. Os trabalhos relacionados às questões ambientais são desenvolvidos com alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental. O presente estudo objetivou analisar os impactos da inserção de atividades de educação ambiental realizadas por meio do Projeto Planeta Azul. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo e quantitativo. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário, com os alunos participantes do projeto, no início e no final do ciclo de atividades que ocorre durante o ano letivo de 2017 das escolas. O questionário contém 22 questões de cunho ambiental e foi respondido por 86 crianças, com idade entre 7 e 10 anos matriculados no terceiro ano do Ensino Fundamental de duas escolas municipais de Lavras, MG. Para complementar esses dados, foram colhidos dados decorrentes da inserção da autora deste trabalho neste projeto ao longo do ano analisado. Os resultados mostram que 80% dos alunos acreditam que os principais responsáveis pela obtenção do conhecimento são os professores e, em seguida, a família, evidenciando o importante papel destas duas instituições como promotoras da construção de conhecimentos. Apenas 52% indicaram perceber as pessoas como parte do meio ambiente. Verificou-se, na execução do projeto, que os resultados para a melhoria do meio ambiente são lentos, porém significativos. Perceberam-se mudanças de comportamentos e atitudes de todos os envolvidos neste projeto, viabilizando, com isso, a consciência crítica e a obtenção de valores e ações que visam um ambiente mais equilibrado, bem como a formação cidadã.
id UFLA_e97e36de414658df7ecc6d1b26fe7126
oai_identifier_str oai:localhost:1/39340
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Projeto Planeta Azul: impactos da inserção de atividades de educação ambiental em duas escolas municipais de Lavras, MGPlaneta Azul Project: impacts of the insertion of environmental education activities in two municipal schools of Lavras, MGEducação Ambiental. Meio ambiente. Sustentabilidade.As questões ambientais apresentam-se como um assunto de relevância social na medida em que se tornaram frequentes as notícias de desastres ambientais. Tendo em vista esta crescente ocorrência de problemas ambientais, vê-se a necessidade de uma nova consciência e comportamento diante desta situação, a fim de minimizar os impactos ambientais causados pela humanidade. Pensando nesta problemática, alunos do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras, junto à Profa. Dra. Sabrina Soares da Silva, elaboraram um projeto de extensão, intitulado “inserção de atividades de educação ambiental em escolas municipais de Lavras, MG”, que ficou conhecido como Projeto Planeta Azul que tem a finalidade de levar atividades de educação ambiental para escolas municipais de Lavras, MG. O objetivo central do projeto é educar para transformar, pois acredita-se que somente pessoas conscientizadas são capazes de mudar suas atitudes. Os trabalhos relacionados às questões ambientais são desenvolvidos com alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental. O presente estudo objetivou analisar os impactos da inserção de atividades de educação ambiental realizadas por meio do Projeto Planeta Azul. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo e quantitativo. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário, com os alunos participantes do projeto, no início e no final do ciclo de atividades que ocorre durante o ano letivo de 2017 das escolas. O questionário contém 22 questões de cunho ambiental e foi respondido por 86 crianças, com idade entre 7 e 10 anos matriculados no terceiro ano do Ensino Fundamental de duas escolas municipais de Lavras, MG. Para complementar esses dados, foram colhidos dados decorrentes da inserção da autora deste trabalho neste projeto ao longo do ano analisado. Os resultados mostram que 80% dos alunos acreditam que os principais responsáveis pela obtenção do conhecimento são os professores e, em seguida, a família, evidenciando o importante papel destas duas instituições como promotoras da construção de conhecimentos. Apenas 52% indicaram perceber as pessoas como parte do meio ambiente. Verificou-se, na execução do projeto, que os resultados para a melhoria do meio ambiente são lentos, porém significativos. Perceberam-se mudanças de comportamentos e atitudes de todos os envolvidos neste projeto, viabilizando, com isso, a consciência crítica e a obtenção de valores e ações que visam um ambiente mais equilibrado, bem como a formação cidadã.Universidade Federal de LavrasUFLAbrasilDepartamento de Administração e EconomiaSilva, Sabrina Soares daAlcântara, Jéssica Nunes deValadão, José de Arimatéia DiasSilva, Gabriela Francine de Oliveira2020-03-24T14:27:47Z2020-03-24T14:27:47Z2020-03-242018-01-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39340porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-08-13T19:06:34Zoai:localhost:1/39340Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-08-13T19:06:34Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto Planeta Azul: impactos da inserção de atividades de educação ambiental em duas escolas municipais de Lavras, MG
Planeta Azul Project: impacts of the insertion of environmental education activities in two municipal schools of Lavras, MG
title Projeto Planeta Azul: impactos da inserção de atividades de educação ambiental em duas escolas municipais de Lavras, MG
spellingShingle Projeto Planeta Azul: impactos da inserção de atividades de educação ambiental em duas escolas municipais de Lavras, MG
Silva, Gabriela Francine de Oliveira
Educação Ambiental. Meio ambiente. Sustentabilidade.
title_short Projeto Planeta Azul: impactos da inserção de atividades de educação ambiental em duas escolas municipais de Lavras, MG
title_full Projeto Planeta Azul: impactos da inserção de atividades de educação ambiental em duas escolas municipais de Lavras, MG
title_fullStr Projeto Planeta Azul: impactos da inserção de atividades de educação ambiental em duas escolas municipais de Lavras, MG
title_full_unstemmed Projeto Planeta Azul: impactos da inserção de atividades de educação ambiental em duas escolas municipais de Lavras, MG
title_sort Projeto Planeta Azul: impactos da inserção de atividades de educação ambiental em duas escolas municipais de Lavras, MG
author Silva, Gabriela Francine de Oliveira
author_facet Silva, Gabriela Francine de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Sabrina Soares da
Alcântara, Jéssica Nunes de
Valadão, José de Arimatéia Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gabriela Francine de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental. Meio ambiente. Sustentabilidade.
topic Educação Ambiental. Meio ambiente. Sustentabilidade.
description As questões ambientais apresentam-se como um assunto de relevância social na medida em que se tornaram frequentes as notícias de desastres ambientais. Tendo em vista esta crescente ocorrência de problemas ambientais, vê-se a necessidade de uma nova consciência e comportamento diante desta situação, a fim de minimizar os impactos ambientais causados pela humanidade. Pensando nesta problemática, alunos do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras, junto à Profa. Dra. Sabrina Soares da Silva, elaboraram um projeto de extensão, intitulado “inserção de atividades de educação ambiental em escolas municipais de Lavras, MG”, que ficou conhecido como Projeto Planeta Azul que tem a finalidade de levar atividades de educação ambiental para escolas municipais de Lavras, MG. O objetivo central do projeto é educar para transformar, pois acredita-se que somente pessoas conscientizadas são capazes de mudar suas atitudes. Os trabalhos relacionados às questões ambientais são desenvolvidos com alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental. O presente estudo objetivou analisar os impactos da inserção de atividades de educação ambiental realizadas por meio do Projeto Planeta Azul. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo e quantitativo. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário, com os alunos participantes do projeto, no início e no final do ciclo de atividades que ocorre durante o ano letivo de 2017 das escolas. O questionário contém 22 questões de cunho ambiental e foi respondido por 86 crianças, com idade entre 7 e 10 anos matriculados no terceiro ano do Ensino Fundamental de duas escolas municipais de Lavras, MG. Para complementar esses dados, foram colhidos dados decorrentes da inserção da autora deste trabalho neste projeto ao longo do ano analisado. Os resultados mostram que 80% dos alunos acreditam que os principais responsáveis pela obtenção do conhecimento são os professores e, em seguida, a família, evidenciando o importante papel destas duas instituições como promotoras da construção de conhecimentos. Apenas 52% indicaram perceber as pessoas como parte do meio ambiente. Verificou-se, na execução do projeto, que os resultados para a melhoria do meio ambiente são lentos, porém significativos. Perceberam-se mudanças de comportamentos e atitudes de todos os envolvidos neste projeto, viabilizando, com isso, a consciência crítica e a obtenção de valores e ações que visam um ambiente mais equilibrado, bem como a formação cidadã.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-22
2020-03-24T14:27:47Z
2020-03-24T14:27:47Z
2020-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39340
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
brasil
Departamento de Administração e Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
brasil
Departamento de Administração e Economia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439119286796288