Indicadores de sustentabilidade ambiental: uma análise do cálculo da pegada ecológica em duas escolas do município de Coremas/PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vanderlei Matias de.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/428
Resumo: Em meio aos grandes impactos ambientais decorrentes das várias agressões que são causadas aos nossos ambientes naturais pela ação antrópica surgiram os indicadores de sustentabilidade, que servem para indicar através de análises qualitativa e quantitativa o grau dos impactos ambientais sobre os diversos sistemas ambientais. O termo indicador vem do latim (indicare) que tem por significado, mostrar, apontar, descobrir. Dentre os vários indicadores ambientais, a Pegada Ecológica é um dos mais conhecidos, pois trata de um indicador que possibilita o estudo de determinadas áreas, populações ou indivíduos, levando em consideração a relação de consumo dos recursos naturais necessário para sustentar determinado padrão de vida e o grau de degradação que esse consumo pode causar ao meio ambiente. Sendo assim, é diante deste contexto que esse estudo se insere, tendo como objetivo principal calcular a Pegada Ecológica dos alunos de duas escolas – uma pública e outra privada – localizadas no município de Coremas no Estado da Paraíba. Para a realização da pesquisa, inicialmente foi feito um levantamento bibliográfico a respeito da temática em questão seguido da visita técnica de campo para o reconhecimento da área de estudo, neste caso, as duas escolas (uma pública e outra privada) localizada no município de Coremas\PB. Para o cálculo da Pegada Ecológica foi utilizado um questionário específico estruturado com temas diversos e de múltipla escolha. O questionário foi direcionado a 50 alunos das duas escolas escolhidas: 25 alunos do ensino médio da escola pública e 25 alunos do ensino médio da escola privada. Em seguida os dados foram tabulados e analisados à luz da fundamentação teórica. A pesquisa comprova que quanto maior o nível de consumo e renda dos alunos investigados, maior o tamanho da sua Pegada Ecológica e do impacto ambiental sobre os recursos naturais. Além disso, a pesquisa demonstrou que a Pegada Ecológica de todos os alunos entrevistados de ambas as escolas, está acima da média da Pegada Ecológica Brasileira, demonstrando que mesmo inserido em um contexto do Semiárido Paraibano com diversas dificuldades, os alunos possuem um estilo de vida acima da média da população local. Isso demonstra que o paradigma do desenvolvimento e a busca incessante pelo consumo era uma série de resíduos e impactos ambientais sobre os diversos sistemas ambientais.
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Sendo assim, é diante deste contexto que esse estudo se insere, tendo como objetivo principal calcular a Pegada Ecológica dos alunos de duas escolas – uma pública e outra privada – localizadas no município de Coremas no Estado da Paraíba. Para a realização da pesquisa, inicialmente foi feito um levantamento bibliográfico a respeito da temática em questão seguido da visita técnica de campo para o reconhecimento da área de estudo, neste caso, as duas escolas (uma pública e outra privada) localizada no município de Coremas\PB. Para o cálculo da Pegada Ecológica foi utilizado um questionário específico estruturado com temas diversos e de múltipla escolha. O questionário foi direcionado a 50 alunos das duas escolas escolhidas: 25 alunos do ensino médio da escola pública e 25 alunos do ensino médio da escola privada. Em seguida os dados foram tabulados e analisados à luz da fundamentação teórica. 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