Por que eles desistem? Estudo sobre a evasão em cursos de licenciatura a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ronei Ximenes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santos, Telsuita Laudomira Pereira, Frade, Elaine das Graças, Serafim, Luciana Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3127
Resumo: The paper presents a research which aimed to identify motivating factors dropout in undergraduate courses for teacher education, offered in the Open University of Brazil. The qualitative research was conducted at a public university based in Minas Gerais state. As participants we had 74 people enrolled in the courses in the second semester of 2011. The sample represents 44% of total dropouts in 2012. We chose to semi-structured interview to obtain data, considering the geographical dispersion of the participants, was conducted using phone calls. The interview included 16 items obtained through literature review, which was grouped into two categories: Personal Characteristics and Factors Related to the Course. To obtain the results we used descriptive statistics and content analysis. In summary it was observed that the evasion, today, is a multifactorial phenomenon related more to personal issues, the inadequacy of expectations and unavailability to study than related to the elements that composes the design, offer and quality of the course.
id UFLA_eae07dfc397d3e0a89aaea84bfa878ac
oai_identifier_str oai:localhost:1/3127
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Por que eles desistem? Estudo sobre a evasão em cursos de licenciatura a distânciaFormação de professoresDesistênciaEnsino superiorEducação a distânciaGestão educacionalTeacher educationDropoutHigher educationDistance educationEducational managementThe paper presents a research which aimed to identify motivating factors dropout in undergraduate courses for teacher education, offered in the Open University of Brazil. The qualitative research was conducted at a public university based in Minas Gerais state. As participants we had 74 people enrolled in the courses in the second semester of 2011. The sample represents 44% of total dropouts in 2012. We chose to semi-structured interview to obtain data, considering the geographical dispersion of the participants, was conducted using phone calls. The interview included 16 items obtained through literature review, which was grouped into two categories: Personal Characteristics and Factors Related to the Course. To obtain the results we used descriptive statistics and content analysis. In summary it was observed that the evasion, today, is a multifactorial phenomenon related more to personal issues, the inadequacy of expectations and unavailability to study than related to the elements that composes the design, offer and quality of the course.O artigo apresenta investigação cujo objetivo foi identificar fatores motivadores de evasão em cursos de licenciatura ofertados no âmbito do sistema Universidade Aberta do Brasil, visto ser este um fenômeno complexo que demanda atenção da gestão educacional. A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada em uma universidade pública sediada em Minas Gerais. Participaram 74 pessoas que se matricularam no segundo semestre de 2011 e desistiram em 2012. A amostra representa 44% do total de evadidos no período. Optou-se pela entrevista semiestruturada para obtenção dos dados que, considerando-se a dispersão geográfica dos participantes, se deu por meio de ligações telefônicas para comunicação pesquisador-entrevistado. O roteiro da entrevista contou com 16 itens, obtidos por meio de revisão bibliográfica, e se agrupam em duas categorias: Características Pessoais e Fatores Relacionados ao Curso. Para obtenção dos resultados foram utilizadas a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Em suma observou-se que a evasão, atualmente, é um fenômeno multifatorial mais relacionado com as questões pessoais, a inadequação de expectativas e a indisponibilidade para estudar do que relacionado aos elementos que compõem o desenho, a oferta e a qualidade do curso.2014-08-21T22:11:22Z2014-08-21T22:11:22Z2013-06-132014-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARTINS, R. X. et al. Porque eles desistem? Estudo sobre a evasão em cursos de licenciatura a distância. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 10, 2013, Belém. Anais...Belém: UNIREDE, 2013. p. 1-15.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3127Martins, Ronei XimenesSantos, Telsuita Laudomira PereiraFrade, Elaine das GraçasSerafim, Luciana Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2014-08-21T22:27:01Zoai:localhost:1/3127Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2014-08-21T22:27:01Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Por que eles desistem? Estudo sobre a evasão em cursos de licenciatura a distância
title Por que eles desistem? Estudo sobre a evasão em cursos de licenciatura a distância
spellingShingle Por que eles desistem? Estudo sobre a evasão em cursos de licenciatura a distância
Martins, Ronei Ximenes
Formação de professores
Desistência
Ensino superior
Educação a distância
Gestão educacional
Teacher education
Dropout
Higher education
Distance education
Educational management
title_short Por que eles desistem? Estudo sobre a evasão em cursos de licenciatura a distância
title_full Por que eles desistem? Estudo sobre a evasão em cursos de licenciatura a distância
title_fullStr Por que eles desistem? Estudo sobre a evasão em cursos de licenciatura a distância
title_full_unstemmed Por que eles desistem? Estudo sobre a evasão em cursos de licenciatura a distância
title_sort Por que eles desistem? Estudo sobre a evasão em cursos de licenciatura a distância
author Martins, Ronei Ximenes
author_facet Martins, Ronei Ximenes
Santos, Telsuita Laudomira Pereira
Frade, Elaine das Graças
Serafim, Luciana Batista
author_role author
author2 Santos, Telsuita Laudomira Pereira
Frade, Elaine das Graças
Serafim, Luciana Batista
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ronei Ximenes
Santos, Telsuita Laudomira Pereira
Frade, Elaine das Graças
Serafim, Luciana Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Desistência
Ensino superior
Educação a distância
Gestão educacional
Teacher education
Dropout
Higher education
Distance education
Educational management
topic Formação de professores
Desistência
Ensino superior
Educação a distância
Gestão educacional
Teacher education
Dropout
Higher education
Distance education
Educational management
description The paper presents a research which aimed to identify motivating factors dropout in undergraduate courses for teacher education, offered in the Open University of Brazil. The qualitative research was conducted at a public university based in Minas Gerais state. As participants we had 74 people enrolled in the courses in the second semester of 2011. The sample represents 44% of total dropouts in 2012. We chose to semi-structured interview to obtain data, considering the geographical dispersion of the participants, was conducted using phone calls. The interview included 16 items obtained through literature review, which was grouped into two categories: Personal Characteristics and Factors Related to the Course. To obtain the results we used descriptive statistics and content analysis. In summary it was observed that the evasion, today, is a multifactorial phenomenon related more to personal issues, the inadequacy of expectations and unavailability to study than related to the elements that composes the design, offer and quality of the course.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-13
2014-08-21T22:11:22Z
2014-08-21T22:11:22Z
2014-08-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, R. X. et al. Porque eles desistem? Estudo sobre a evasão em cursos de licenciatura a distância. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 10, 2013, Belém. Anais...Belém: UNIREDE, 2013. p. 1-15.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3127
identifier_str_mv MARTINS, R. X. et al. Porque eles desistem? Estudo sobre a evasão em cursos de licenciatura a distância. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 10, 2013, Belém. Anais...Belém: UNIREDE, 2013. p. 1-15.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439356680208384