Avaliação trienal da Capes: um estudo de caso no Programa de Mestrado em Psicologia de uma universidade pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daher, Denilson da Mata
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1521
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública, área de concentração Gestão de Organizações Públicas, para a obtenção do título de Mestre.
id UFLA_ef8f2812869ee75ff1956ef7a245ceb5
oai_identifier_str oai:localhost:1/1521
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Avaliação trienal da Capes: um estudo de caso no Programa de Mestrado em Psicologia de uma universidade públicaPós-graduaçãoDocentesAvaliação da CAPESTriennial CAPES's evaluationCNPQ_NÃO_INFORMADODissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública, área de concentração Gestão de Organizações Públicas, para a obtenção do título de Mestre.Gestão de Organizações PúblicasA pós-graduação é fundamental para o desenvolvimento da pesquisa e para a oferta de um ensino com nível superior de qualidade. Assim, a avaliação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) objetiva fomentar, nos cursos de pós-graduação, a internacionalização, o reconhecimento científico, as publicações de impacto, as contribuições para sociedade e a formação de qualidade dos mestres e doutores para atuação em instituições de ensino superior e demais áreas do mercado de trabalho. Neste contexto, este trabalho foi realizado com o objetivo de descrever as principais dificuldades enfrentadas pelo Programa de Mestrado em Psicologia em relação aos quesitos da Avaliação Trienal da Capes. Esta pesquisa apresenta uma combinação de técnicas de natureza quantitativa e qualitativa, com ênfase maior nas técnicas quantitativas. Pode ser caracterizada como um estudo exploratório descritivo. Para a execução da pesquisa foram utilizadas as seguintes técnicas metodológicas: pesquisa bibliográfica; análise e compilação de documentos e informações do programa; entrevistas com coordenadores e ex-coordenadores e alguns discentes que compuseram o colegiado ou a comissão de bolsas do programa; elaboração e classificação dos dados coletados; sistematização,análise e interpretação dos dados iniciais; elaboração e aplicação de um questionário misto e, por fim, a triangulação. Os resultados apontaram, principalmente, para a necessidade de redução dos prazos para as defesas dos docentes, o aumento de orientações do corpo docente, a diminuição da quantidade de docentes colaboradores e o aumento da quantidade e da qualidade das publicações. A pesquisa mostrou que muitos docentes não atingem as metas estipuladas pelo Relatório de Avaliação Capes. Portanto, este estudo sugere, à coordenação do Programa, a adoção de ações alinhadas com os quesitos de Avaliação Capes.Post-graduation is basic for research development and for offering teaching with a superior quality level. For this reason, the evaluation carried out by the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) aims to promote, in the post-graduate courses, the internationalization, scientific recognition, publications in journals of higher impact, contributions for society, and quality formation of masters and doctors for acting in institutions of superior education and other labor fields. In this context, this work aims to describe the main difficulties faced by the Program of Master's degree in Psychology regarding the items of CAPES’ Triennial Evaluation. This study presents a combination of quantitative and qualitative research techniques, with more emphasis on quantitative techniques. Thus, this research can be characterized as an exploratory and descriptive study. For implementing this research, the following techniques were chosen: bibliographical inquiry; analysis and compilation of the documents and information of a specific program; interview with the coordinator, ex-coordinators and some students whom composed the coordination team or the commission of scholarship; systematization, analyses and interpretation of primary data; elaboration and application of a mixed questionnaire; and, finally, triangulation. The results pointed out, mainly, for the necessity of reducing the period of research’s defense, increase in the number of orientations for each professor, reduction in the quantity of collaborator professors, and increase in the quantity and quality of publications. The research showed that many professors do not reach the marks stipulated by CAPES’ Triennial Evaluation Report. Therefore, this study suggests, to the Psychology Program Coordination, the adoption of actions aligned with the items of CAPES’ Evaluation.UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASDAE - Programa de Pós-graduaçãoUFLABRASILVilas Boas, Ana AliceCarneiro, RicardoRigatto, Silvia HelenaDaher, Denilson da Mata2013-12-26T15:43:36Z2013-12-26T15:43:36Z201320132013-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDAHER, D. da M. Avaliação trienal da Capes: um estudo de caso no Programa de Mestrado em Psicologia de uma universidade pública. 270 p. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1521info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-08-30T22:49:58Zoai:localhost:1/1521Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-08-30T22:49:58Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação trienal da Capes: um estudo de caso no Programa de Mestrado em Psicologia de uma universidade pública
title Avaliação trienal da Capes: um estudo de caso no Programa de Mestrado em Psicologia de uma universidade pública
spellingShingle Avaliação trienal da Capes: um estudo de caso no Programa de Mestrado em Psicologia de uma universidade pública
Daher, Denilson da Mata
Pós-graduação
Docentes
Avaliação da CAPES
Triennial CAPES's evaluation
CNPQ_NÃO_INFORMADO
title_short Avaliação trienal da Capes: um estudo de caso no Programa de Mestrado em Psicologia de uma universidade pública
title_full Avaliação trienal da Capes: um estudo de caso no Programa de Mestrado em Psicologia de uma universidade pública
title_fullStr Avaliação trienal da Capes: um estudo de caso no Programa de Mestrado em Psicologia de uma universidade pública
title_full_unstemmed Avaliação trienal da Capes: um estudo de caso no Programa de Mestrado em Psicologia de uma universidade pública
title_sort Avaliação trienal da Capes: um estudo de caso no Programa de Mestrado em Psicologia de uma universidade pública
author Daher, Denilson da Mata
author_facet Daher, Denilson da Mata
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vilas Boas, Ana Alice
Carneiro, Ricardo
Rigatto, Silvia Helena
dc.contributor.author.fl_str_mv Daher, Denilson da Mata
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-graduação
Docentes
Avaliação da CAPES
Triennial CAPES's evaluation
CNPQ_NÃO_INFORMADO
topic Pós-graduação
Docentes
Avaliação da CAPES
Triennial CAPES's evaluation
CNPQ_NÃO_INFORMADO
description Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública, área de concentração Gestão de Organizações Públicas, para a obtenção do título de Mestre.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-26T15:43:36Z
2013-12-26T15:43:36Z
2013
2013
2013-07-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DAHER, D. da M. Avaliação trienal da Capes: um estudo de caso no Programa de Mestrado em Psicologia de uma universidade pública. 270 p. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1521
identifier_str_mv DAHER, D. da M. Avaliação trienal da Capes: um estudo de caso no Programa de Mestrado em Psicologia de uma universidade pública. 270 p. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DAE - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DAE - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815438953272049664