As experiências formativas do PIBID de Biologia desenvolvidas no estágio supervisionado de licenciatura: uma análise da própria prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bárbara Cristina Heitor
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gonçalves, Laise Vieira, Nascimento Junior, Antônio Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48998
Resumo: Over time, the importance of initial teacher education has been increasingly recognized and valued. The Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID), a program where undergraduate students have the opportunity to experience their school routine, has important contributions to this training. In this work we will do an analysis of own practice in a school in the municipality of Lavras, where, during the supervised internship, classes from a two-month term were taught to students in the 2nd year of high school. The activities were developed from the experiences and knowledge acquired in the PIBID of Biology at UFLA. Each class was reported and subsequently analyzed. As a result, we found themes considered by the literature to be of quality training. Therefore, we believe that the experiences of PIBID were significant for the formation of the scholarship holder.
id UFLA_fd43775eadd89610d0bba49822898e46
oai_identifier_str oai:localhost:1/48998
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling As experiências formativas do PIBID de Biologia desenvolvidas no estágio supervisionado de licenciatura: uma análise da própria práticaThe formative experiences of the Biology PIBID developed in the supervised stage of licensing: An analysis of the own practiceLas experiencias formativas de la Biología PIBID desarrolladas en la etapa supervisada de licenciamiento: un análisis de la práctica propiaFormação InicialIniciação a DocênciaEstágio SupervisionadoInitial TrainingTeaching InitiationScholarshipSupervised InternshipBolsistasOver time, the importance of initial teacher education has been increasingly recognized and valued. The Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID), a program where undergraduate students have the opportunity to experience their school routine, has important contributions to this training. In this work we will do an analysis of own practice in a school in the municipality of Lavras, where, during the supervised internship, classes from a two-month term were taught to students in the 2nd year of high school. The activities were developed from the experiences and knowledge acquired in the PIBID of Biology at UFLA. Each class was reported and subsequently analyzed. As a result, we found themes considered by the literature to be of quality training. Therefore, we believe that the experiences of PIBID were significant for the formation of the scholarship holder.Com o passar do tempo, a importância da formação inicial de professores tem sido cada vez mais reconhecida e valorizada. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), um programa onde os licenciandos tem a oportunidade de vivenciar a rotina escolar, tem importantes contribuições para essa formação. Neste trabalho faremos uma análise de própria prática numa escola do município de Lavras, onde, durante o estágio supervisionado, foram ministradas aulas de um bimestre letivo aos alunos do 2º ano do Ensino Médio. As atividades foram desenvolvidas a partir das experiências e conhecimentos adquiridos no PIBID de Biologia da UFLA. Cada aula foi relatada e, posteriormente analisada. Como resultados, encontramos temas considerados pela literatura como de uma formação de qualidade. Sendo assim, consideramos que as experiências do PIBID foram significativas para a formação da bolsista.Faculdade Sul Fluminense2022-01-24T21:41:34Z2022-01-24T21:41:34Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, B. C. H.; GONÇALVES, L. V.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. As experiências formativas do PIBID de Biologia desenvolvidas no estágio supervisionado de licenciatura: uma análise da própria prática. Revista Valore, Volta Redonda, v. 6, p. 224-235, 2021. Edição Especial. DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021802224-235.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48998Revista Valorereponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Bárbara Cristina HeitorGonçalves, Laise VieiraNascimento Junior, Antônio Fernandespor2022-01-24T21:42:15Zoai:localhost:1/48998Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2022-01-24T21:42:15Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv As experiências formativas do PIBID de Biologia desenvolvidas no estágio supervisionado de licenciatura: uma análise da própria prática
The formative experiences of the Biology PIBID developed in the supervised stage of licensing: An analysis of the own practice
Las experiencias formativas de la Biología PIBID desarrolladas en la etapa supervisada de licenciamiento: un análisis de la práctica propia
title As experiências formativas do PIBID de Biologia desenvolvidas no estágio supervisionado de licenciatura: uma análise da própria prática
spellingShingle As experiências formativas do PIBID de Biologia desenvolvidas no estágio supervisionado de licenciatura: uma análise da própria prática
Silva, Bárbara Cristina Heitor
Formação Inicial
Iniciação a Docência
Estágio Supervisionado
Initial Training
Teaching Initiation
Scholarship
Supervised Internship
Bolsistas
title_short As experiências formativas do PIBID de Biologia desenvolvidas no estágio supervisionado de licenciatura: uma análise da própria prática
title_full As experiências formativas do PIBID de Biologia desenvolvidas no estágio supervisionado de licenciatura: uma análise da própria prática
title_fullStr As experiências formativas do PIBID de Biologia desenvolvidas no estágio supervisionado de licenciatura: uma análise da própria prática
title_full_unstemmed As experiências formativas do PIBID de Biologia desenvolvidas no estágio supervisionado de licenciatura: uma análise da própria prática
title_sort As experiências formativas do PIBID de Biologia desenvolvidas no estágio supervisionado de licenciatura: uma análise da própria prática
author Silva, Bárbara Cristina Heitor
author_facet Silva, Bárbara Cristina Heitor
Gonçalves, Laise Vieira
Nascimento Junior, Antônio Fernandes
author_role author
author2 Gonçalves, Laise Vieira
Nascimento Junior, Antônio Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bárbara Cristina Heitor
Gonçalves, Laise Vieira
Nascimento Junior, Antônio Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial
Iniciação a Docência
Estágio Supervisionado
Initial Training
Teaching Initiation
Scholarship
Supervised Internship
Bolsistas
topic Formação Inicial
Iniciação a Docência
Estágio Supervisionado
Initial Training
Teaching Initiation
Scholarship
Supervised Internship
Bolsistas
description Over time, the importance of initial teacher education has been increasingly recognized and valued. The Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID), a program where undergraduate students have the opportunity to experience their school routine, has important contributions to this training. In this work we will do an analysis of own practice in a school in the municipality of Lavras, where, during the supervised internship, classes from a two-month term were taught to students in the 2nd year of high school. The activities were developed from the experiences and knowledge acquired in the PIBID of Biology at UFLA. Each class was reported and subsequently analyzed. As a result, we found themes considered by the literature to be of quality training. Therefore, we believe that the experiences of PIBID were significant for the formation of the scholarship holder.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-01-24T21:41:34Z
2022-01-24T21:41:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, B. C. H.; GONÇALVES, L. V.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. As experiências formativas do PIBID de Biologia desenvolvidas no estágio supervisionado de licenciatura: uma análise da própria prática. Revista Valore, Volta Redonda, v. 6, p. 224-235, 2021. Edição Especial. DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021802224-235.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48998
identifier_str_mv SILVA, B. C. H.; GONÇALVES, L. V.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. As experiências formativas do PIBID de Biologia desenvolvidas no estágio supervisionado de licenciatura: uma análise da própria prática. Revista Valore, Volta Redonda, v. 6, p. 224-235, 2021. Edição Especial. DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021802224-235.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Sul Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Sul Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439042324463616