A formação do pedagogo(a) no contexto do PIBID

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morin, Lucila Pereira
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000016906
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14764
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.
id UFSM_8b6a58cb5cb36d1fec35fa3d730f76d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/14764
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A formação do pedagogo(a) no contexto do PIBIDThe formation of the pedagogue in the context of PIBIDGestão escolarIniciação à docênciaFormação inicialSchool managementInitiation to teachingInitial formationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.The present work is part of the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subproject Pedagogy/Initial Years of the Federal University of Santa Maria (UFSM). The objective is to understand the contribution that the work developed by the PIBID/Pedagogy/Initial Years grant holder brings to the initial formation of the pedagogue, with a view to school management. The research is characterized as qualitative, of the type Observational Case Study (BOGDAN; BIKLEN, 1994), and has as instrument of data acquisition participant observation, the oral and written reports of the grant holders group. As a theoretical option to base this study, we chose the authors RAMOS, FERNANDES and SARTURI (2012); LIMA, SARTURI AND SILVA (2018); FREIRE (2002; 2005); GADOTTI (2003); VIEIRA (2002; 2007); DOCUMENTOS LEGAIS (BRASIL 1988, 1996); PARO (2005); and NÓVOA (2011). As a result, it was verified that the work developed in the PIBID/Pedagogy/Initial Years enables grant holders to reflect-action-reflection (RAMOS; FERNANDES; SARTURI, 2012) about the reality lived and, therefore, contributes significantly to the initial formation of the pedagogue. Wherefore, it is concluded that it is possible to characterize the PIBID/Pedagogy/Initial Years as a potentiator of formative experiences, therefore since it encourages in all the participants the understanding of the importance of a management based on the dialogue, the participation, the definition of roles within the team, building links between the group, schools and university.O presente trabalho insere-se no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia/Anos Iniciais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo é compreender a contribuição que o trabalho desenvolvido pelos/as bolsistas do PIBID/Pedagogia/Anos Iniciais traz para a formação inicial do/a pedagogo/a, tendo em vista a gestão escolar. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, do tipo Estudo de Caso Observacional (BOGDAN; BIKLEN, 1994) e tem como instrumento de coleta de dados a observação participante, os relatos orais e escritos do grupo de bolsistas. Como opção teórica para fundamentar este estudo, optou-se pelos/as autores/as RAMOS, FERNANDES E SARTURI (2012); LIMA, SARTURI E SILVA (2018); FREIRE (2002; 2005); GADOTTI (2003); VIEIRA (2002; 2007); DOCUMENTOS LEGAIS (BRASIL 1988; 1996); PARO (2005); e NÓVOA (2011). Como resultado, percebeu-se que o trabalho desenvolvido no PIBID/Pedagogia/Anos Iniciais possibilita aos bolsistas uma reflexão-ação-reflexão (RAMOS; FERNANDES; SARTURI, 2012) sobre a realidade vivida e, portanto, contribui significativamente para a formação inicial do/a pedagogo/a. Logo, conclui-se que é possível caracterizar o PIBID/Pedagogia/Anos Iniciais como um potencializador de experiências formativas, pois incita em todos os envolvidos o entendimento da importância de uma gestão pautada no diálogo, na participação, na definição de papéis dentro da equipe, construção de elos entre o grupo, escolas e universidade.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoFoletto, Denize da SilveiraMorin, Lucila Pereira2018-11-07T10:17:50Z2018-11-07T10:17:50Z2018-06-302018Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14764ark:/26339/0013000016906porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-11-08T05:03:19Zoai:repositorio.ufsm.br:1/14764Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-11-08T05:03:19Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do pedagogo(a) no contexto do PIBID
The formation of the pedagogue in the context of PIBID
title A formação do pedagogo(a) no contexto do PIBID
spellingShingle A formação do pedagogo(a) no contexto do PIBID
Morin, Lucila Pereira
Gestão escolar
Iniciação à docência
Formação inicial
School management
Initiation to teaching
Initial formation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A formação do pedagogo(a) no contexto do PIBID
title_full A formação do pedagogo(a) no contexto do PIBID
title_fullStr A formação do pedagogo(a) no contexto do PIBID
title_full_unstemmed A formação do pedagogo(a) no contexto do PIBID
title_sort A formação do pedagogo(a) no contexto do PIBID
author Morin, Lucila Pereira
author_facet Morin, Lucila Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Foletto, Denize da Silveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Morin, Lucila Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Iniciação à docência
Formação inicial
School management
Initiation to teaching
Initial formation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Gestão escolar
Iniciação à docência
Formação inicial
School management
Initiation to teaching
Initial formation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-07T10:17:50Z
2018-11-07T10:17:50Z
2018-06-30
2018
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14764
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000016906
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14764
identifier_str_mv ark:/26339/0013000016906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172457946939392