Inovação no setor automotivo: uma abordagem baseada nos aspectos institucionais e nas capacidades dinâmicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Daniel Leite
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2166
Resumo: Tese apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração, área de concentração em Gestão Estratégica, Marketing e Inovação, para a obtenção do título de Doutor.
id UFLA_fe8d0d01b651fad7535ab4f0de8dc7f1
oai_identifier_str oai:localhost:1/2166
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Inovação no setor automotivo: uma abordagem baseada nos aspectos institucionais e nas capacidades dinâmicasTecnologiaCapacidade organizacionalRedução de poluenteSetor automobilísticoMecanismo institucionalTechnologyOrganizational capabilitiesPollutant reductionInstitutional mechanismsAutomotive sectorCNPQ_NÃO_INFORMADOTese apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração, área de concentração em Gestão Estratégica, Marketing e Inovação, para a obtenção do título de Doutor.Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (FAPEMIG)Gestão Estratégica, Marketing e InovaçãoNesta tese, procurou-se identificar a interação entre as capacidades organizacionais, e aspectos institucionais ao processo inovativo. Para este estudo, o setor automotivo foi objeto de análise dentro de um sistema tecnológico, ou seja, um recorte em que o número de atores redes e instituições relevantes são menores em complexidade o que tornou possível uma análise dinâmica do sistema em oito funções (HEKKERT et al., 2007). Assim, nesta tese foi estudada uma montadora como lócus de inovação, tendo como foco a percepção de onze entrevistados da área de inovação da mesma sobre a geração de tecnologias de redução de poluentes. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo dessas entrevistas. Partindo para as contribuições desta tese, observamos que a geração de capacidades de integração e de desenvolvimento, são capacidades dinâmicas. Na medida em que as duas capacidades pressupõem capacidade da montadora de adaptação ao ambiente: mercado e legislação. As capacidades encontradas também se confirmam como dinâmicas na medida em que pelos relatos observa-se a dependência de trajetória ou path dependance da montadora a partir do histórico da organização e de inovações geradas ao longo do tempo que confirmam a sua trajetória em direção a automóveis mais eficientes e menos poluentes. No que tange à influência de aspectos institucionais relativos ao desenvolvimento e construção dessas capacidades encontradas, optou-se por estudar o Inovar-Auto o programa de inovação tecnológica vigente de 2013 a 2017, porque este visa em essência a estabelecer novas capacidades e capacidades inovadoras no setor automobilístico nacional. Os mecanismos institucionais encontrados nesta tese versam basicamente sobre o papel do Estado na geração de inovações como indutor do processo. Especialmente no caso estudado as inovações mais radicais como automóveis elétricos ou híbridos. Nesse sentido, o Inovar-Auto é visto de forma positiva como um mecanismo institucional que pode promover inovações não apenas na montadora, mas no setor automobilístico como um todo. Por fim, para verificar as conexões entre as capacidades encontradas e os mecanismos institucionais estudados, observamos que existe a mútua interação entre esses dois elementos, especialmente no fato da adequação da montadora as normas do Inovar-Auto e que essa política promove na montadora estudada, busca por incremento principalmente nas suas capacidades de desenvolvimento de tecnologias. Observamos pelos relatos que o Inovar-Auto pressupõe um grau de atualização tecnológica na montadora, mas com o aproveitamento (seizing) de capacidades tecnológicas já existentes.This dissertation sought to identify the interaction between organizational capabilities and institutional aspects in the innovative process. For this study, the automotive sector was object of analysis in a technological system, that is, an approach in which the number of network actors and relevant institutions are minor in complexity, which made possible a dynamic analysis of the system in eight functions (Hekkert et al. 2007). Thus, in this dissertation we studied an automaker as locus of innovation, focusing on the perception of eleven interviewees of the innovation department, concerning the generation of pollutant reducing technologies. We used the content analysis as a research method. The theoretical contribution of this dissertation is the observation that the generation of integration and development capabilities is dynamic. As far as the two capabilities presuppose the capacity of the automaker in adapting to the environment: market and legislation. The capabilities found are also confirmed as dynamic since, by the reports, we observe the path dependency of the automaker from the historic of the organization and innovations generated over time, which confirm its path toward more efficient and less pollutant automobiles. In regard to the influence of institutional aspects relative to the development and construction of the capacities found, we opted for studying the Inovar-Auto program of the current technological innovation from 2013 to 2017, since it aims, in essence, at establishing new and innovative capacities in the Brazilian automotive sector. The institutional mechanisms found in this dissertation basically regard the role of the State in generating innovations as promoter of the process, especially in the case of more radical innovations such as electrical and hybrid vehicles. In this sense, Inovar-Auto is seen in a positive manner as an institutional mechanism which may promote innovations, not only in the automaker, but also in the automobile sector as a whole. Finally, in order to verify the connections between the capabilities and institutional mechanisms, we observed that there are mutual interactions between the two elements, especially regarding the adaptation of the automaker to the Inovar-Auto norms, and that this policy promotes in the search for incremental innovations in the automaker, especially in its capabilities of technological development. We observed that Inovar-Auto presupposes a degree of technological upgrade in the automaker seizing the already existing capabilities.UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASDAE - Programa de Pós-graduaçãoUFLABRASILSugano, Joel YutakaSantos, Antônio Carlos dosCastro, Cleber Carvalho deAntonialli, Luiz MarceloRovere, Renata Lèbre laRegueira, Krongnon Wailamer de SouzaMesquita, Daniel Leite2014-08-04T21:18:53Z20142014-08-04T21:18:53Z20142014-08-042014-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMESQUITA, D. L. Inovação no setor automotivo: uma abordagem baseada nos aspectos institucionais e nas capacidades dinâmicas. 2014. 224 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2166info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2014-08-04T21:18:53Zoai:localhost:1/2166Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2014-08-04T21:18:53Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação no setor automotivo: uma abordagem baseada nos aspectos institucionais e nas capacidades dinâmicas
title Inovação no setor automotivo: uma abordagem baseada nos aspectos institucionais e nas capacidades dinâmicas
spellingShingle Inovação no setor automotivo: uma abordagem baseada nos aspectos institucionais e nas capacidades dinâmicas
Mesquita, Daniel Leite
Tecnologia
Capacidade organizacional
Redução de poluente
Setor automobilístico
Mecanismo institucional
Technology
Organizational capabilities
Pollutant reduction
Institutional mechanisms
Automotive sector
CNPQ_NÃO_INFORMADO
title_short Inovação no setor automotivo: uma abordagem baseada nos aspectos institucionais e nas capacidades dinâmicas
title_full Inovação no setor automotivo: uma abordagem baseada nos aspectos institucionais e nas capacidades dinâmicas
title_fullStr Inovação no setor automotivo: uma abordagem baseada nos aspectos institucionais e nas capacidades dinâmicas
title_full_unstemmed Inovação no setor automotivo: uma abordagem baseada nos aspectos institucionais e nas capacidades dinâmicas
title_sort Inovação no setor automotivo: uma abordagem baseada nos aspectos institucionais e nas capacidades dinâmicas
author Mesquita, Daniel Leite
author_facet Mesquita, Daniel Leite
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sugano, Joel Yutaka
Santos, Antônio Carlos dos
Castro, Cleber Carvalho de
Antonialli, Luiz Marcelo
Rovere, Renata Lèbre la
Regueira, Krongnon Wailamer de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Daniel Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Capacidade organizacional
Redução de poluente
Setor automobilístico
Mecanismo institucional
Technology
Organizational capabilities
Pollutant reduction
Institutional mechanisms
Automotive sector
CNPQ_NÃO_INFORMADO
topic Tecnologia
Capacidade organizacional
Redução de poluente
Setor automobilístico
Mecanismo institucional
Technology
Organizational capabilities
Pollutant reduction
Institutional mechanisms
Automotive sector
CNPQ_NÃO_INFORMADO
description Tese apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração, área de concentração em Gestão Estratégica, Marketing e Inovação, para a obtenção do título de Doutor.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-04T21:18:53Z
2014
2014-08-04T21:18:53Z
2014
2014-08-04
2014-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MESQUITA, D. L. Inovação no setor automotivo: uma abordagem baseada nos aspectos institucionais e nas capacidades dinâmicas. 2014. 224 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2166
identifier_str_mv MESQUITA, D. L. Inovação no setor automotivo: uma abordagem baseada nos aspectos institucionais e nas capacidades dinâmicas. 2014. 224 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DAE - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DAE - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835194963525632