Feminização da Profissão Docente: as representações das professoras sobre a relação entre ser mulher e ser professora do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4984 |
Resumo: | RESUMOEste artigo versa sobre a Feminização da Profissão Docente e está subdividido em três subtítulos: identidade e profissão docente: um processo em construção e representações das professoras sobre ser mulher e ser professora do ensino fundamental. Tem-se por objetivo refletir sobre as representações das mulheres professoras sobre sermulher e ser professora do ensino fundamental. Utilizamos como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica e a técnica de grupos focais. Nessa perspectiva, buscou-se fundamento em Dubar (1997) e Chartier (1990). Os achados deste estudo nos levaram a compreender que as protagonistas desse estudo acreditam que em se tratando de profissão docente, as mulheres têm um perfil para ensinar crianças e os homens para o ensino dos alunos maiores ou adultos, devido a características inerentes ao gênero. Palavras-chave: Mulher. Docência. Feminização.ABSTRACTThis article deals with the Feminization of Teaching Profession and is divided into three sections: identity and the teaching profession: a process under construction and representations of teachers about being a woman and being an elementary school teacher. It has been designed to reflect on the representations of female teachers about being a woman and being an elementary school teacher. We use as instruments, the literature and the technique of focus groups. From this perspective, it sought to ground Dubar (1997) and Chartier (1990). Our findings led us to understand that the protagonists of this study believe that when it comes to teaching profession, women have a profile for teaching children and men for teaching major or adult learners, because of inherent gender characteristics.Keywords: Woman. Teaching. Feminization.RESUMENEste artículo se ocupa de la Feminización de la Profesión Docente y se subdivide en tres secciones: identidad y profesión docente: un processo en construcción y representaciones de las maestras sobre ser mujer yser maestra de enseñanza primaria. Tiene el objetivo de reflexionar sobre las representaciones de las mujeres maestras sobre ser mujer y ser maestra de la enseñanza primaria. Fue utilizado como procedimentos metodológicos, la búsqueda bibliográfica y la técnica de grupos focales.En esta perspectiva, se buscó fundamentación en Dubar (1997) y Chartier (1990). Los resultados de este estudio nos llevaron a comprender que las protagonistas de este estudio creen que en lo que se refierea a la profesión docente, las mujeres tienen un perfil para la enseñanza de niños y los hombres para la enseñanza de alunos mayores o adultos,debido a las características inherentes al género.Palabras clave: Mujer. Enseñanza. Feminización. |
id |
UFMA-3_003e36ff53392e1f5965453eaf8f3d92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4984 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Feminização da Profissão Docente: as representações das professoras sobre a relação entre ser mulher e ser professora do ensino fundamentalMulher. Docência. Feminização.RESUMOEste artigo versa sobre a Feminização da Profissão Docente e está subdividido em três subtítulos: identidade e profissão docente: um processo em construção e representações das professoras sobre ser mulher e ser professora do ensino fundamental. Tem-se por objetivo refletir sobre as representações das mulheres professoras sobre sermulher e ser professora do ensino fundamental. Utilizamos como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica e a técnica de grupos focais. Nessa perspectiva, buscou-se fundamento em Dubar (1997) e Chartier (1990). Os achados deste estudo nos levaram a compreender que as protagonistas desse estudo acreditam que em se tratando de profissão docente, as mulheres têm um perfil para ensinar crianças e os homens para o ensino dos alunos maiores ou adultos, devido a características inerentes ao gênero. Palavras-chave: Mulher. Docência. Feminização.ABSTRACTThis article deals with the Feminization of Teaching Profession and is divided into three sections: identity and the teaching profession: a process under construction and representations of teachers about being a woman and being an elementary school teacher. It has been designed to reflect on the representations of female teachers about being a woman and being an elementary school teacher. We use as instruments, the literature and the technique of focus groups. From this perspective, it sought to ground Dubar (1997) and Chartier (1990). Our findings led us to understand that the protagonists of this study believe that when it comes to teaching profession, women have a profile for teaching children and men for teaching major or adult learners, because of inherent gender characteristics.Keywords: Woman. Teaching. Feminization.RESUMENEste artículo se ocupa de la Feminización de la Profesión Docente y se subdivide en tres secciones: identidad y profesión docente: un processo en construcción y representaciones de las maestras sobre ser mujer yser maestra de enseñanza primaria. Tiene el objetivo de reflexionar sobre las representaciones de las mujeres maestras sobre ser mujer y ser maestra de la enseñanza primaria. Fue utilizado como procedimentos metodológicos, la búsqueda bibliográfica y la técnica de grupos focales.En esta perspectiva, se buscó fundamentación en Dubar (1997) y Chartier (1990). Los resultados de este estudio nos llevaron a comprender que las protagonistas de este estudio creen que en lo que se refierea a la profesión docente, las mujeres tienen un perfil para la enseñanza de niños y los hombres para la enseñanza de alunos mayores o adultos,debido a las características inherentes al género.Palabras clave: Mujer. Enseñanza. Feminización.Universidade Federal do Maranhão2016-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/498410.18764/2358-4319.v9n1p167-188Revista Educação e Emancipação; v.9, n.1, jan./jun. 2016; p. 167-1882358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4984/3064Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAtaide, Patrícia CostaNunes, Iran de Maria Leitão2017-06-25T06:08:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4984Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-06-25T06:08:55Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Feminização da Profissão Docente: as representações das professoras sobre a relação entre ser mulher e ser professora do ensino fundamental |
title |
Feminização da Profissão Docente: as representações das professoras sobre a relação entre ser mulher e ser professora do ensino fundamental |
spellingShingle |
Feminização da Profissão Docente: as representações das professoras sobre a relação entre ser mulher e ser professora do ensino fundamental Ataide, Patrícia Costa Mulher. Docência. Feminização. |
title_short |
Feminização da Profissão Docente: as representações das professoras sobre a relação entre ser mulher e ser professora do ensino fundamental |
title_full |
Feminização da Profissão Docente: as representações das professoras sobre a relação entre ser mulher e ser professora do ensino fundamental |
title_fullStr |
Feminização da Profissão Docente: as representações das professoras sobre a relação entre ser mulher e ser professora do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Feminização da Profissão Docente: as representações das professoras sobre a relação entre ser mulher e ser professora do ensino fundamental |
title_sort |
Feminização da Profissão Docente: as representações das professoras sobre a relação entre ser mulher e ser professora do ensino fundamental |
author |
Ataide, Patrícia Costa |
author_facet |
Ataide, Patrícia Costa Nunes, Iran de Maria Leitão |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Iran de Maria Leitão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ataide, Patrícia Costa Nunes, Iran de Maria Leitão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulher. Docência. Feminização. |
topic |
Mulher. Docência. Feminização. |
description |
RESUMOEste artigo versa sobre a Feminização da Profissão Docente e está subdividido em três subtítulos: identidade e profissão docente: um processo em construção e representações das professoras sobre ser mulher e ser professora do ensino fundamental. Tem-se por objetivo refletir sobre as representações das mulheres professoras sobre sermulher e ser professora do ensino fundamental. Utilizamos como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica e a técnica de grupos focais. Nessa perspectiva, buscou-se fundamento em Dubar (1997) e Chartier (1990). Os achados deste estudo nos levaram a compreender que as protagonistas desse estudo acreditam que em se tratando de profissão docente, as mulheres têm um perfil para ensinar crianças e os homens para o ensino dos alunos maiores ou adultos, devido a características inerentes ao gênero. Palavras-chave: Mulher. Docência. Feminização.ABSTRACTThis article deals with the Feminization of Teaching Profession and is divided into three sections: identity and the teaching profession: a process under construction and representations of teachers about being a woman and being an elementary school teacher. It has been designed to reflect on the representations of female teachers about being a woman and being an elementary school teacher. We use as instruments, the literature and the technique of focus groups. From this perspective, it sought to ground Dubar (1997) and Chartier (1990). Our findings led us to understand that the protagonists of this study believe that when it comes to teaching profession, women have a profile for teaching children and men for teaching major or adult learners, because of inherent gender characteristics.Keywords: Woman. Teaching. Feminization.RESUMENEste artículo se ocupa de la Feminización de la Profesión Docente y se subdivide en tres secciones: identidad y profesión docente: un processo en construcción y representaciones de las maestras sobre ser mujer yser maestra de enseñanza primaria. Tiene el objetivo de reflexionar sobre las representaciones de las mujeres maestras sobre ser mujer y ser maestra de la enseñanza primaria. Fue utilizado como procedimentos metodológicos, la búsqueda bibliográfica y la técnica de grupos focales.En esta perspectiva, se buscó fundamentación en Dubar (1997) y Chartier (1990). Los resultados de este estudio nos llevaron a comprender que las protagonistas de este estudio creen que en lo que se refierea a la profesión docente, las mujeres tienen un perfil para la enseñanza de niños y los hombres para la enseñanza de alunos mayores o adultos,debido a las características inherentes al género.Palabras clave: Mujer. Enseñanza. Feminización. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4984 10.18764/2358-4319.v9n1p167-188 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4984 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319.v9n1p167-188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4984/3064 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v.9, n.1, jan./jun. 2016; p. 167-188 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711320119967744 |