O cenário educacional Vimarense e suas práticas educativas (1855-1955): das escolas isoladas ao Grupo Escolar Dr. Urbano Santos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Claudeilson Pinheiro
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Castro, Cesar Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3014
Resumo: Estudo acerca da constituição do campo educacional da cidade deGuimarães-MA, no período de 1855 a 1955, tendo como objetivo analisaras iniciativas de escolarização que se deram neste período. Tal estudo fazparte da dissertação de mestrado em Educação pela Universidade Federaldo Maranhão, intitulada A Obra Educacional dos Nicollet em Guimarães-MA (1955-1965) ligado ao Grupo de Estudos Historia e Memória daEducação Maranhense, vinculado à linha Instituições Escolares, Saberese Práticas Educativas. Para tanto, utilizamos como procedimentos apesquisa bibliográfica, analise documental e entrevista. Com base nesteestudo, podemos concluir que tais escolas oportunizaram ao povovimarense as primeiras práticas de escolarização que, mesmo de formaassistemática, aplicavam diretrizes das politicas educacionais vigentes.
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