O cenário educacional Vimarense e suas práticas educativas (1855-1955): das escolas isoladas ao Grupo Escolar Dr. Urbano Santos
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3014 |
Resumo: | Estudo acerca da constituição do campo educacional da cidade deGuimarães-MA, no período de 1855 a 1955, tendo como objetivo analisaras iniciativas de escolarização que se deram neste período. Tal estudo fazparte da dissertação de mestrado em Educação pela Universidade Federaldo Maranhão, intitulada A Obra Educacional dos Nicollet em Guimarães-MA (1955-1965) ligado ao Grupo de Estudos Historia e Memória daEducação Maranhense, vinculado à linha Instituições Escolares, Saberese Práticas Educativas. Para tanto, utilizamos como procedimentos apesquisa bibliográfica, analise documental e entrevista. Com base nesteestudo, podemos concluir que tais escolas oportunizaram ao povovimarense as primeiras práticas de escolarização que, mesmo de formaassistemática, aplicavam diretrizes das politicas educacionais vigentes. |
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O cenário educacional Vimarense e suas práticas educativas (1855-1955): das escolas isoladas ao Grupo Escolar Dr. Urbano SantosEscolas Isoladas. Grupos Escolares. Guimarães.Estudo acerca da constituição do campo educacional da cidade deGuimarães-MA, no período de 1855 a 1955, tendo como objetivo analisaras iniciativas de escolarização que se deram neste período. Tal estudo fazparte da dissertação de mestrado em Educação pela Universidade Federaldo Maranhão, intitulada A Obra Educacional dos Nicollet em Guimarães-MA (1955-1965) ligado ao Grupo de Estudos Historia e Memória daEducação Maranhense, vinculado à linha Instituições Escolares, Saberese Práticas Educativas. Para tanto, utilizamos como procedimentos apesquisa bibliográfica, analise documental e entrevista. Com base nesteestudo, podemos concluir que tais escolas oportunizaram ao povovimarense as primeiras práticas de escolarização que, mesmo de formaassistemática, aplicavam diretrizes das politicas educacionais vigentes.Universidade Federal do Maranhão2014-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3014Revista Educação e Emancipação; v. 6, n. 2, jul./dez. 2013; 53-742358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3014/2648Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPessoa, Claudeilson PinheiroCastro, Cesar Augusto2017-12-19T14:41:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3014Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-12-19T14:41:31Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
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